quarta-feira, 25 de julho de 2012

Maneiras de combater a mediocracia

Mediocracia é, em geral, o poder dos médios. Aqui você aprenderá como sair da média e se destacar. Confira 5 maneiras de combater a mediocracia

Mediocracia, segundo o Dicionário Online de Português, significa predomínio social da classe média, poder exercido pelos medíocres. O objetivo deste texto é fazer com que você saia da média, do medíocre e se destaque. O problema é que é fácil ficar estagnado na fórmula da média. É aquela velha história de estabilidade. Se você está estável no topo, é ótimo; porém, estável na média pode desperdiçar a sua chance de ser alguém especial ou ter uma empresa líder ou até mesmo ser um funcionário excepcional.

Como sair da média?

1. Objetivos audaciosos
Para sair da média, você precisa de um plano e um objetivo. Este último precisa ser audacioso, uma vez que o "feijão com arroz" você já fez e deu certo. No entanto, tome cuidado para não se auto-sabotar. Por exemplo, não arrisque tudo o que você já alcançou para crescer. Crescimento saudável normalmente é demorado. Audácia é importante, mas uma pessoa somente audaciosa não chega a lugar nenhum. É necessário audácia e inteligência ao mesmo tempo.

2. Alcance seus objetivos 
Esta dica pode parecer lógica, mas não é. Não espere que você alcance aquele objetivo sem alcançar outros menores. Tampouco assuma que só basta estabelecer metas para cumpri-las. Você pode dar passos de tartaruga, mas, pelo menos, estará atingindo o que esperava. Ou seja, estabeleça metas, claro, mas atinja-as. E seja humilde e inteligente suficiente para saber que o audacioso não virá de "mãos beijadas".

3. Motivação e celebração 
Números são importantes, porém não essenciais. Ou seja, não são números que motivam e fazem as pessoas irem adiante. Eles são apenas provas. Pense no que motiva você. Ego, poder, paixão, diversão, satisfação. Portanto, não espere que números te motivem, tampouco espere que seu time seja motivado desta maneira. Além disso, não esqueça de que motivação é o que faz as pessoas atingirem os objetivos. Portanto, ofereça-a aos outros e a você mesmo. Não assuma que números serão suficientes.

4. Ensine 
Se formos levar essa dica para o lado pessoal, então dela deveria ser: aprenda. Os outros têm muito a ensinar, principalmente aqueles acima de você, afinal, eles não estariam nessa posição se não soubessem nada de importante. Agora, se você tiver um time a gestionar, lembre-se de que nenhuma empresa sai do lugar com uma pessoa apenas trabalhando. Por isso, é você quem deve ensinar. Comunicar suas metas é uma coisa, porém, inspirar as pessoas a atingi-las é bem diferente. Passe sua energia, conhecimento e ensinamentos ao seu time. Só assim vocês sairão da média e farão coisas excepcionais.

5. Saia do caminho 
Uma vez que você tiver posto em prática todas essas dicas, verá que seu time saiu, finalmente, da média e agora está invertendo a situação. Eles provavelmente te "empurrarão", num bom sentido, e você sentirá isso. A intuição deles do que funciona e do que não funcionará se aprimorará e as ideias deles são mais rápidas, melhores e mais fácil de serem implantadas. Inclusive o conhecimento deles será mais profundo. E essa será a hora em que você terá o seu time excepcional. Seu trabalho, de agora em diante, será sair do caminho deles e deixá-los trabalhar.

Então, você sairá da média? Ou hoje será só mais um dia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.