Conscientemente ou não, você faz networking diariamente. A quantidade de pessoas que você encontra em eventos de trabalho, ou às quais você é apresentado por amigos, todas elas podem ajudar você em algum momento. Mas é necessário cultivar o contato.
No entanto, as pessoas não realizam esse network de maneira efetiva. Na verdade, grande parte das pessoas é realmente ruim em cultivar um network útil. Mas é possível consertar esse problema com algumas práticas simples. Confira as 8 táticas de networking que as pessoas não estão fazendo – ou deveriam fazer melhor:
1. Recursos online
O intuito principal de um network é conhecer as pessoas cara a cara. A não ser em raras ocasiões, como quando você já conhece alguém pessoalmente, não abuse dos recursos online para fortalecer sua rede de contatos. Não considere os seus perfis em redes sociais – mesmo as mais profissionais – como aliados na hora de montar sua rede de contatos. As relações tendem a ser mais fracas se estabelecidas por esse meio.
2. Telefone
Nada deixa tão claro que você não quer falar com um pessoa quanto o uso do telefone, especialmente se existe a chance de um encontro pessoal e você troca isso por uma conversa via celular. É claro que o aparelho pode ser um ótimo aliado no cultivo de contatos, mas da mesma forma que as redes sociais, só será útil se o contato pessoal já estiver estabelecido.
3. Cartões
A premissa dos cartões deve ser tão automática quanto os seus documentos pessoais: nunca saia sem eles. Da mesma maneira que você carrega consigo a sua identidade e a sua carteira de motorista, tenha sempre alguns cartões de contato na sua carteira, bolsa, etc. E leve sempre mais do que você acredita que precisará. Se você não tiver um cartão para oferecer, dificilmente convencerá a pessoa a anotar o seu número nos contatos dela.
4. Follow Up
Todo network só se torna eficiente com um bom follow up. Qual a utilidade de uma série de cartões enfileirados na sua carteira se você não mantém contato com nenhum dos donos deles? Lembre-se de que levam apenas alguns dias para que as pessoas esqueçam quem é você, então não espere ser reconhecido se ligar para uma pessoa após três meses do primeiro contato.
5. Lista de contatos
Se você pegou o cartão de alguém e está disposto a manter contato constante para estabelecer uma boa relação, tenha todas as informações dela em uma lista de contatos. Imagine que você, por algum motivo, perde o cartão dela ou deixa de entrar em contato por algum tempo, como você espera recuperar o tempo perdido? A lista de contatos é o back-up de tudo que você cultivou ao longo de vários meses.
6. Retorno de contato
Lembre-se de que você não é o único a tentar manter contato com as pessoas que conheceu em eventos, ou seja, muitas delas também tentarão encontrar você nos dias que se seguirem ao evento. Portanto, seja cordial e pareça interessado em manter o contato.
7. Ouvir
Pode parecer absurdo, mas uma das coisas mais simples é também uma das principais regras de networking. Embora você precise ser objetivo ao tratar de assuntos importantes com a sua rede de contatos, em muitos casos, simplesmente ouvir o que eles têm a dizer já é o suficiente para resolver aquilo que você precisa.
8. Interesse
A sua prioridade número 1 ao tentar estabelecer uma rede de contatos eficiente é fazer com que as pessoas gostem de você. Qualquer problema ou intenção que você tenha pode ser resolvido de forma rápida e prática se as pessoas simplesmente gostarem de quem você é e da maneira como você as trata. Lembre-se: se as pessoas não gostam de você, não confiarão em você.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.