Dados do Estudo Global sobre Força de Trabalho, realizado
pela Towers Watson, revelam que 30% dos profissionais brasileiros estão
desengajados no seu emprego atual. Apenas 28% afirmaram estar altamente
motivados, 26% se sentem sem suporte por parte da empresa para realizar suas
atividades, e 16% estão desvinculados de suas empresas.
Para o consultor sênior da área de Pesquisas com Empregados da Towers Watson no Brasil, Carlos Ortega, o resultado da pesquisa é considerado crítico. “Se considerarmos que as empresas hoje buscam um engajamento sustentável, isto é, que assegure uma alta performance e um comprometimento de longo prazo, esses números mostram que as empresas estão bastante vulneráveis”.
Para o consultor sênior da área de Pesquisas com Empregados da Towers Watson no Brasil, Carlos Ortega, o resultado da pesquisa é considerado crítico. “Se considerarmos que as empresas hoje buscam um engajamento sustentável, isto é, que assegure uma alta performance e um comprometimento de longo prazo, esses números mostram que as empresas estão bastante vulneráveis”.
Ele ainda ressalta que nos últimos anos, com os empregadores
se preocupando em controlar custos e manter as empresas competitivas
globalmente, o suporte organizacional e o foco em bem-estar tornaram-se
fundamentais. “As empresas que não se preocuparem em melhorar o ambiente de
trabalho, garantir o ambiente de suporte aos funcionários e criar um sentimento
de vínculo à organização, verão o engajamento dos profissionais diminuir,
afetando diretamente a produtividade e a capacidade de crescimento do
negócio", completa Ortega.
Principais motivações
A pesquisa aponta que o salário e benefícios são os principais fatores para o alto engajamento. Para os profissionais brasileiros, o desenvolvimento de carreira, imagem da empresa e metas e objetivos claros também são importantes pontos que os motivam a criar um laço com a empresa.
A pesquisa aponta que o salário e benefícios são os principais fatores para o alto engajamento. Para os profissionais brasileiros, o desenvolvimento de carreira, imagem da empresa e metas e objetivos claros também são importantes pontos que os motivam a criar um laço com a empresa.
No entanto, o cenário das empresas brasileiras se mostrou
desanimador com relação a esses itens. Para o desenvolvimento da carreira,
metade dos entrevistados acreditam que se desligar da empresa é a única opção.
Quase 60% afirmam não ter acesso aos treinamentos necessários para serem
produtivos em suas atividades e 63% não acreditam ser efetivos os programas de
treinamento.
Já nas metas e objetivos claros, 46% dos empregados não
conhecem ou têm acesso às metas da empresa em que trabalham, 37% não entendem o
seu papel no trabalho e 44% não sabem as ações necessárias para contribuir com
a empresa.
“É preciso remover as barreiras para a realização dos
trabalhos. Além de ótimas condições de emprego, as companhias precisam ser
claras ao demonstrar que o funcionário é valorizado”, aponta Ortega. Para ele,
o suporte organizacional é importante para propiciar as condições necessárias
para melhorar a produtividade e o desempenho.
Sobre o estudo
A pesquisa foi norteada pelo conceito de engajamento sustentável, que é a soma do engajamento (vínculo à empresa e vontade de dar o melhor de si – esforço extra); suporte organizacional (que proporcione produtividade e alto desempenho); e bem-estar (físico, emocional e interpessoal). Ao todo, foram entrevistados mais de 32 mil profissionais de organizações de grande e médio porte de 28 países.
A pesquisa foi norteada pelo conceito de engajamento sustentável, que é a soma do engajamento (vínculo à empresa e vontade de dar o melhor de si – esforço extra); suporte organizacional (que proporcione produtividade e alto desempenho); e bem-estar (físico, emocional e interpessoal). Ao todo, foram entrevistados mais de 32 mil profissionais de organizações de grande e médio porte de 28 países.
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