sábado, 7 de julho de 2012

10 Dicas para o seu currículo


Já enviou inúmeros currículos e nada? Será mesmo que seu currículo não precisa de algumas alterações? Já pensou o que pode mudar para melhorá-lo ou pelo menos deixá-lo interessante? 

Conheça 10 dicas para melhorar seu currículo.

Pense em trabalho voluntário. A maneira mais fácil de galgar mais experiência é trabalhando em uma empresa do ramo, mesmo que seja de maneira voluntária. Se sua profissão lhe permite auxiliar outras pessoas, ajude amigos, vizinhos e até colegas do ramo. Se você é bom em escrita, ideias, pense em ajudar alguma empresa de publicidade ou de comunicação como revistas ou jornais, essas ações pequenas podem ser inseridas futuramente no seu currículo e são bem valorizadas pelos contratantes.


Mantenha seu currículo publicado nas páginas de pesquisa de emprego e deixe seus dados atualizados. Há empresas que costumam pegar somente os currículos postados mais recentes nas páginas, portanto,  procure sempre atualizar suas informações de maneira constante, sempre adicionando os últimos cursos que fez e as últimas atividades interessantes para a empresa ter noção de que você é uma pessoa que busca melhorar suas capacidades como eventual candidato.


Veja se a vaga que pretende trabalhar é promissora ou tende a se acabar no futuro. Há algumas profissões ou tarefas que já estão extintas no mercado de trabalho ou até em diminuta contratação de profissionais, nesse caso, muito especializados. Se a sua área de trabalho está em decadência, pense em aprender coisas novas ou mudar sua área de interesse para não ficar sem emprego no futuro próximo, principalmente com a grande mudança do mercado de trabalho em pouco espaço de tempo hoje em dia.



Procure saber quais vagas demandam mais candidatos na sua área. Procure saber quais são os requerimentos  e veja se vale a pena entrar em outro ramo de trabalho. 




Converse e faça entrevistas com profissionais do ramo. A idéia é que você seja o inquiridor para conhecer bem quais são as exigências atuais de sua área. Peça ajuda de um profissional da área ou a um profissional de Recursos Humanos para te explicar como funciona o processo de seleção no seu ramo e pergunte quais as características mais buscadas pelas empresas atualmente.


Sempre esteja aprendendo coisas novas! Por mais que você tenha 1 ou 2 faculdades em seu currículo, sempre há novidades e atualizações em todos os ramos para serem absorvidas. Existem vários cursos gratuitos na internet e em organizações colaborativas por todo o Brasil, como o Senac, Sebrae, etc. Mesmo que algum curso não ofereça diplomas, o que realmente importa é o conhecimento adquirido.


Não seja muito exigente. Se você ainda estiver desempregado e ficar escolhendo muito a vaga, pode ficar sem voltar ao mercado de trabalho e perder uma oportunidade a mais até para inserir no seu currículo. Há diversas ofertas no mercado com salários menores do que o almejado, porém, se a empresa tem um grande potencial de crescimento a melhor decisão é aceitar um salário menor apegando-se a um possível plano de carreira dentro da mesma.



Muito cuidado com sua imagem pessoal nas redes sociais (Facebook, Orkut,  etc). Não insira e deixe ser marcado em fotos comprometedoras ou que possam gerar interpretações preconceituosas, hoje em dia as redes sociais são uma das principais fontes de informações para contratações. Sempre mantenha seu Linkedin atualizado e nunca coloque informações que você considere inapropriadas.

 
Procure as vagas de emprego 8 horas por dia! É hora de aproveitar o tempo para dedicar no envio de currículos para as empresas, agendar o máximo de entrevistas com recrutadores, fazer cursos, estudar e ler tudo sobre a área que pretende ingressar.

 



Por fim, não se esqueça que a vida é feita de novos aprendizados, o melhor empregado é o mais curioso e que nunca desiste de melhorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.