sábado, 28 de julho de 2012

5 dicas para se dar bem em seu primeiro emprego

Se você vai começar sua trajetória profissional e precisa de alguns conselhos para iniciá-la, confira cinco dicas para se dar bem em seu primeiro emprego


O nervosismo da entrevista de emprego, dinâmicas de grupo e outras etapas do processo de seleção de candidatos já passou. Você foi selecionado e em breve vai começar seu primeiro emprego. A falta de experiência contribui e a ansiedade fica ainda maior, por isso separamos algumas dicas para que você possa se dar bem no primeiro emprego e começar sua carreira com conquistas e saldos positivos.

Veja cinco dicas para se dar bem em seu primeiro emprego:


1. Não tenha medo de perguntas

Muitos jovens procuram parecer mais experientes ou “sabidos” do que realmente são. Eles não perguntam, pelo contrário, pensam que precisam ter todas as respostas e não conseguem admitir que não possuem experiência e compreensão. A verdade é que não conseguem enganar ninguém e acabam passando mais problemas do que realmente deveriam ou precisavam. Ao invés de fingir, faça questão de fazer perguntas e pedir ajuda quando necessário. Use a experiência de seus colegas que podem ajudar você a ser bem sucedido.
2. Não almoce sozinho
Uma das melhores coisas em seu primeiro emprego é a oportunidade de aproveitar as experiências de aprendizado que ele oferece. Cada pessoa, da recepcionista ao diretor, pode ensiná-lo algo útil que irá aprimorar sua carreira. O escritório onde você irá trabalhar está cheio de pessoas competentes e inteligentes que possuem lições valiosas que você poderá usar para o resto da vida. Não desperdice essas oportunidades, pelo contrário, conhece cada pessoa, trate-as com respeito e aprenda com elas.
3. Aprenda a estabelecer limites
Quando você estava na escola havia inúmeras pessoas presentes que ajudavam você a manter o controle e equilíbrio entre as atividades: pais, professores, pedagogos e amigos. No trabalho, a situação é diferente e você tem o papel de estabelecer limites para que o equilíbrio seja mantido. Estabeleça e explore os objetivos que você possui para sua vida, não apenas profissional, e faça suas escolhas baseadas nisso.
4. Sirva seus colegas e clientes
Muitas pessoas pensam que a carreira é competição pura e que cada pessoa deve superar sozinha os obstáculos para obter sucesso. Esse tipo de pensamento gera conflitos e frustrações. O que você deve pensar é que a credibilidade e o sucesso devem ser construídos com respeito às pessoas ao seu redor. Se você deseja receber esse respeito também, procure superar os estereótipos que perseguem os mais jovens e traga uma atitude de servir para seu trabalho.
5. Trabalhe duro
Nada transparece mais comprometimento para os empregadores do que alguém que é perseverante e dedicado. Essas características são transmitidas por atitudes simples, mas muito importantes, como por exemplo, chegar no horário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.