A – O que é Home Office.
Home Office é a prática de trabalhar em
casa, ou seja, possuir um potencial escritório em seu lar a fim de efetuar
totalmente, ou parte de suas tarefas de trabalho, sem a necessidade de se
deslocar até o escritório da empresa em que trabalha.
Atualmente o termo mais utilizado e
difundido para esse tipo de atividade é o “Teletrabalho” (teleworking), com
inúmeras definições e interpretações encontradas em livros e principalmente na
internet. Por essa disseminação desorganizada as conceituações sobre
TeleTrabalho são variadas e se encontram em processo de formação evolutiva, não
existindo um consenso, por parte dos estudiosos do assunto, no que tange a uma
definição precisa e, se possível, generalizada.
Um
conceito simples e direto, que pode nos deixar confortáveis quanto a uma
definição, é da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que define como: “A forma de trabalho efetuada em lugar
distante do escritório central e/ou do centro de produção, que permita a
separação física e que implique o uso de uma nova tecnologia facilitadora da
comunicação“.B – Qual o perfil da pessoa que trabalha no HO.
O trabalho remoto não é apropriado para pessoas que precisam estar em
contato com outras pessoas do grupo de trabalho para aprender sobre a
organização, que precisam de treinamento durante o trabalho, que precisam uma
supervisão direta para executar as tarefas, que ganham prosperidade na
interação com os companheiros de trabalho e sofrem em um ambiente isolado e
quando trabalham sozinhos.
Para se tornar um trabalhador remoto de
sucesso é preciso ser uma pessoa organizada, disciplinada e dedicada,
necessitando assim apenas uma supervisão mínima.
Abaixo segue um questionário com as
respectivas pontuações e resultados para facilitar a identificação de um
possível trabalhador Home-Office:
1. Sou um
profissional com iniciativa própria. Prefiro agir a me apoiar em outra pessoa.
Verdade (5 pontos) Meia
verdade (3 pontos) Mentira (0 ponto)
2. Gosto de
trabalhar sozinho e sem supervisão. De fato, eu me sinto melhor se tomar conta
de mim mesmo
Verdade (3 pontos) Meia
verdade (1 ponto) Mentira (0 ponto)
3. Sou organizado
e administro bem o meu tempo.
Verdade (2
pontos) Meia verdade (1 ponto) Mentira (0 ponto)
4. Sempre trabalho
com planejamento prévio. Assim, posso avaliar de tempos em tempos meu
progresso.
Verdade (1
ponto) Meia verdade (0,5 ponto)
Mentira (0 ponto)
5. Sou decidido e
confiante. Gosto de falar às pessoas sobre o que estou fazendo.
Verdade (1
ponto) Meia verdade (0,5 ponto) Mentira (0 ponto)
6. Sou positivo e
otimista. Se me preparar bem, tenho certeza de conseguir sucesso.
Verdade (1
ponto) Meia verdade (0,5 ponto) Mentira (0 ponto)
7. Estou preparado
para responder pelas coisas que faço e digo.
Verdade (1
ponto) Meia verdade (0,5 ponto) Mentira (0 ponto)
8. Sou extremamente
persistente. Se me decido por alguma coisa, persevero até ter sucesso.
Verdade (1
ponto) Meia verdade (0,5 ponto) Mentira (0 ponto)
9. Gosto de
explorar novas áreas e possibilidades.
Verdade (1
ponto) Meia verdade (0,5 ponto) Mentira (0 ponto)
10. Não gosto de
cometer erros, mas sei aprender com eles.
Verdade (1
ponto) Meia verdade (0,5 ponto) Mentira (0 ponto)
11. Sou agitado e
gosto de trabalhar. Não me importo de passar longas horas em atividade.
Verdade (1 ponto) Meia
verdade (0,5 ponto) Mentira (0 ponto)
Avaliação do
Resultado:
De 0 a 7 pontos: você provavelmente irá enfrentar uma dura batalha se tentar montar seu
escritório doméstico. Não largue seu emprego!
De 7,5 a 13 pontos: você provavelmente terá alguma dificuldade num escritório em casa, mas
com esforço será capaz de conseguir melhorar suas fraquezas e pode prosperar.
Considere a possibilidade de ter um sócio que complete suas qualidades.
De 13,5 a 18 pontos: você vai se dar bem trabalhando em casa.
Mas a personalidade de um trabalhador
não é “o” fator determinante mas sim “um dos” fatores. Há ainda outros itens
que devem ser avaliados antes de adotar o método Home-Office, entre eles:
- Conjunto de
Atividades - O modelo Home Office é viável para praticamente todas as tarefas básicas
de um escritório e para uma grande quantidade de tarefas industriais. A
pergunta que deve ser feita é “ele é apropriado?” ou até “o modelo Home Office
irá otimizar o jeito que essa tarefa é feita?” Não existe motivo em implementar
o modelo Home Office se esse não oferecer uma contribuição para a melhora dos
resultados.
- Contexto
Organizacional”. Seria perda te tempo introduzir o modelo Home
Office em uma empresa que não possua ambiente apropriado (e-mail, fóruns
on-line, centrais de informação e dados on-line, etc.) ou em uma empresa onde o
gerenciamento é burocrático e fortemente hierárquico.
- O ambiente
doméstico (casa e família): Será difícil trabalhar efetivamente em atividades que necessitam de concentração se
o ambiente é um apartamento pequeno, com crianças pequenas, paredes finas,
vizinhos barulhentos, etc.
Podemos dividir esse tema em 6 partes:
a)
Vantagens
para os trabalhadores
b)
Vantagens
para as empresas
c)
Vantagens
para a sociedade
d)
Desvantagens
para os trabalhadores
e)
Desvantagens
para as empresas
f)
Desvantagens
para a sociedade
a)
Vantagens para os trabalhadores
- Redução de deslocamentos
Diminuição do tempo de deslocamento e do
stress provocado pelos freqüentes trânsitos e da falta de comodidade das viagens
diárias. O tempo sobrante pode ser utilizado em tarefas úteis do ponto de vista
profissional ou em tarefas domésticas ou simplesmente aumentando o tempo
consagrado ao lazer.
- Diminuição de custos
O fato de os trabalhadores viverem no mesmo
local onde trabalham permite-lhes reduzir os custos associados às
deslocamentos: custos dos transportes, vestuário e refeições.
- Trabalho ao ritmo individual
A possibilidade de gestão individual do
tempo de trabalho facilita a diminuição das "horas mortas" e dos
intervalos no horário de trabalho, diminui significativamente o número e
freqüência de interrupções e perturbações da seqüência do trabalho.
- Harmonia entre a vida familiar e profissional
Com o tempo ganho na diminuição dos
deslocamentos o trabalhador pode conciliar de forma mais harmoniosa a vida
profissional e familiar e dispor de mais tempo para o lazer e para a família.
- Aumento das oportunidades profissionais
A sua capacidade reivindicativa é
reforçada, pois pode oferecer as suas especialidades a um mercado de trabalho
alargado se bem que mais competitivo.
- Melhoria da qualidade de vida
A diminuição do stress associado aos
deslocamentos e ao ambiente do local de trabalho, a flexibilidade de horários
de trabalho que podem ser acordados com melhor equilíbrio face às necessidades
do trabalhador e aos imperativos do empregador ou cliente e ainda as
solicitações da família, constituem fatores de melhoria da qualidade de vida
dos trabalhadores e das suas famílias.
b) As
vantagens para as Empresas
- Aumento de produtividade
Diversos estudos realizados em empresas
norte-americanas e européias que já implementaram o Home Office indicam o
aumento da produtividade em valores percentuais significativos.
- Transformação da estrutura de custos da empresa
As empresas que implementam o Home Office
podem se beneficiar de redução dos custos de funcionamento: diminuição da
necessidade de espaço para instalar ou movimentar os trabalhadores e
equipamento, mobiliário, materiais, etc. (espaço de escritório, garagens,…).
- Flexibilidade no planejamento/estruturação de trabalho
O Home Office permite ás empresas planejar
e gerirem os fluxos de trabalho com maior eficiência. Torna-se possível
estabelecer facilmente contratos em regime especial (horário flexível,
part-time, pagamento à tarefa, prestação de serviços) que libertam as empresas
de custos extraordinários, pois existe sempre uma bolsa de recurso direto e
eventual para suprir necessidades pontuais.
- Recrutamento mais eficiente / mais objetivo
Com o mercado de Home Office expandindo e
verificado o aumento da oferta e procura de trabalho remoto será mais fácil às
empresas encontrar a pessoa com o perfil mais adequado a determinado posto de
trabalho. As barreiras existentes ao recrutamento mais exato e que decorrem da
necessidade de deslocar o técnico mais qualificado de uma zona para outra são
removidas.
c) Vantagens
para a sociedade
- Diminuição da poluição
Redução do número de viagens realizadas
diariamente pelos trabalhadores convencionais contribui para a diminuição da
poluição de origem rodoviária e dos congestionamentos de tráfego nas grandes
cidades.
- Desenvolvimento regional
O Home Office facilita a descentralização
do trabalho e pode ser instrumento de criação de emprego em áreas em que as
condições geográficas, demográficas ou econômicas são sérios obstáculos ao
desenvolvimento. E se considerar o Home Office além das fronteiras nacionais
este constitui um fator positivo para o país, podendo contribuir assim para o
aumento da entrada de divisas e também na constituição de vínculos e laços com
países estrangeiros.
- Flexibilidade de emprego
- A possibilidade de inserção profissional de deficientes;
- A continuação na vida ativa da população idosa (pré-reformados, reformados, etc.);
- A possibilidade de pessoas que cuidam de familiares com necessidades de apoio trabalhar.
d) Desvantagens
para os teletrabalhadores
·
Isolamento social e profissional
Enfrentar a solidão, o tédio, a perda dos
contactos informais no local de trabalho, bem como a insegurança associada a
trabalho isolado sem o apoio direto de colegas.
·
Redução das oportunidades profissionais
O afastamento físico do local habitual de
trabalho pode levar ao esquecimento do trabalhador em caso de promoções, ações
de formação, planos de carreira e prêmios podendo ser mal avaliado ou mesmo
marginalizado em relação aos trabalhadores presenciais.
·
Problemas familiares
A adaptação do ambiente familiar / em casa
como local de trabalho pode originar problemas de relacionamento com outros
elementos da família.
·
Falta de legislação
Dada a ausência de legislação específica
aplicável a esta modalidade de trabalho o trabalhador poderá ser prejudicado ou
mesmo explorado. Os contratos de trabalho subordinado ou de prestação de
serviços atuais não referem aspectos relacionados com o regime Home Office e
sua cessação, seguro de saúde, remuneração e reembolso de despesas adicionais,
fornecimento de equipamento, higiene e segurança no trabalho afeta este regime
de trabalho.
·
O vício do trabalho
O trabalhador cria as condições para o
abuso do horário de trabalho, pois os meios de telecomunicações designadamente
o telefone, o fax, ou o correio eletrônico serão partilhados entre a utilização
para fins profissionais e fins familiares e aumenta o risco de o indivíduo, ao
estar sempre contactável, estar sempre sob pressão profissional de realizar
determinada tarefa ou trabalho o que o conduz a continuar/prolongar o tempo de
trabalho diário.
e) Desvantagens
para as empresas
·
Maior dificuldade em
controlar e supervisionar o trabalho
Os gestores, supervisores, responsáveis,
sentem dificuldade em controlar e supervisionar os trabalhadores e a avaliação
pelo desempenho presencial está condenada ao fracasso nesta modalidade de
trabalho.
·
Resistência à
mudança
O gestor mais tradicional mede a sua imagem
pelo número de trabalhadores sob a sua ordem direta e em proximidade física e
este poderá recear que a sua imagem seja enfraquecida ao diminuir o número dos
que diariamente se encontram presentes e quem se pode dirigir diretamente.
·
Diminuição da
coesão no seio da empresa
O trabalho remoto permite o multi-emprego,
ou seja, cria as condições para que um profissional ofereça o seu trabalho a
outros empregadores e trabalhe para outras empresas para além daquela para a
qual foi estabelecida a situação de Home Office.
·
Riscos de segurança
e confidencialidade da informação
Uma vez que o resultado ou produto do
trabalho remoto é, no todo ou na parte, "transportado" por meios de
telecomunicações o sistema de transporte é vulnerável e pode facilitar fugas de
informação ou mesmo atos mal intencionados ou criminosos, prejudiciais quer
para a empresa quer para os seus clientes.
f) Desvantagens
para a sociedade
·
Implicações negativas no mercado imobiliário
A deslocação do trabalho para fora das
empresa reduz a necessidade de espaço por parte das empresas o que, por
conseguinte, tem efeito negativo quer no setor da construção quer no aluguel de
imóveis.
· Vulnerabilidade face à competição de potencial trabalho
e mão-de-obra estrangeira
A possibilidade de recrutar mão-de-obra
mais barata em mercados estrangeiros (que frequentemente atuam em
"dumping") assim como o incrementar a produtividade pela compensação
dos fusos horários, leva a que os mercados de emprego se revelem instáveis e
vulneráveis a concorrência desleal.
·
Infoexclusão
Os indivíduos que não conseguem acompanhar
o desenvolvimento da sociedade de informação acarretam custos sociais e balizam
o desenvolvimento econômico da comunidade em questão.
Atualmente o modelo Home Office
está em franca ascensão e pode ser adaptado a inúmeras atividades. Mas para
isso é importante entender o que é o modelo Home Office de trabalho, entender,
por exemplo, o fato de que na maioria das vezes não é possível ter a equipe
toda trabalhando neste modelo, pois alguns profissionais não têm o perfil e a
maturidade para tal iniciativa, ou mesmo atividades que exijam a presença de
alguns membros da equipe, ou de todos.
Alguns
aspectos devem ser estudados para adotar o modelo:
·
Determinar se a atividade é aderente ao modelo
“Home Office”;
o Analise de como a atividade é executada,
equipamentos que utiliza, informações necessárias, etc.
·
Determinar regras e políticas a serem seguidas pela
equipe;
·
Preparar o ambiente e garantir segurança das
informações;
·
Utilizar gerenciamento baseado em resultados;
·
Determinar quando utilizar reuniões presenciais ou
remotas;
·
Reuniões para alinhamento de expectativas;
·
É a primeira vez? Comece com um projeto piloto;
Não
existe um pesquisa recente que eu tenha conhecimento sobre as atividades mais
usadas para Home Office. Mas sei que, atualmente, com o avanço tecnológico, já
existem muitos profissionais na área de desenvolvimento de sistema de informação
que já o adotaram, e existem outras áreas que, ao pensar em infra-estrutura e
processos, podemos facilmente imaginá-las no método Home-Office com sucesso
como: Vendas, CRM, Artesanato, RH, Jurídico, etc.
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