terça-feira, 10 de julho de 2012

Home Office


A – O que é Home Office.
Home Office é a prática de trabalhar em casa, ou seja, possuir um potencial escritório em seu lar a fim de efetuar totalmente, ou parte de suas tarefas de trabalho, sem a necessidade de se deslocar até o escritório da empresa em que trabalha.

Atualmente o termo mais utilizado e difundido para esse tipo de atividade é o “Teletrabalho” (teleworking), com inúmeras definições e interpretações encontradas em livros e principalmente na internet. Por essa disseminação desorganizada as conceituações sobre TeleTrabalho são variadas e se encontram em processo de formação evolutiva, não existindo um consenso, por parte dos estudiosos do assunto, no que tange a uma definição precisa e, se possível, generalizada.
Um conceito simples e direto, que pode nos deixar confortáveis quanto a uma definição, é da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que define como: “A forma de trabalho efetuada em lugar distante do escritório central e/ou do centro de produção, que permita a separação física e que implique o uso de uma nova tecnologia facilitadora da comunicação“.


B – Qual o perfil da pessoa que trabalha no HO.
O trabalho remoto não é apropriado para pessoas que precisam estar em contato com outras pessoas do grupo de trabalho para aprender sobre a organização, que precisam de treinamento durante o trabalho, que precisam uma supervisão direta para executar as tarefas, que ganham prosperidade na interação com os companheiros de trabalho e sofrem em um ambiente isolado e quando trabalham sozinhos.

         Para se tornar um trabalhador remoto de sucesso é preciso ser uma pessoa organizada, disciplinada e dedicada, necessitando assim apenas uma supervisão mínima.

         Abaixo segue um questionário com as respectivas pontuações e resultados para facilitar a identificação de um possível trabalhador Home-Office:

1. Sou um profissional com iniciativa própria. Prefiro agir a me apoiar em outra pessoa.
Verdade (5 pontos)        Meia verdade (3 pontos)           Mentira (0 ponto)

2. Gosto de trabalhar sozinho e sem supervisão. De fato, eu me sinto melhor se tomar conta de mim mesmo
Verdade (3 pontos)        Meia verdade (1 ponto)             Mentira (0 ponto)

3. Sou organizado e administro bem o meu tempo.
Verdade (2 pontos)        Meia verdade (1 ponto)             Mentira (0 ponto)

4. Sempre trabalho com planejamento prévio. Assim, posso avaliar de tempos em tempos meu progresso.
Verdade (1 ponto)          Meia verdade (0,5 ponto)         Mentira (0 ponto)

5. Sou decidido e confiante. Gosto de falar às pessoas sobre o que estou fazendo.
Verdade (1 ponto)          Meia verdade (0,5 ponto)         Mentira (0 ponto)

6. Sou positivo e otimista. Se me preparar bem, tenho certeza de conseguir sucesso.
Verdade (1 ponto)          Meia verdade (0,5 ponto)         Mentira (0 ponto)

7. Estou preparado para responder pelas coisas que faço e digo.
Verdade (1 ponto)          Meia verdade (0,5 ponto)         Mentira (0 ponto)

8. Sou extremamente persistente. Se me decido por alguma coisa, persevero até ter sucesso.
Verdade (1 ponto)         Meia verdade (0,5 ponto)          Mentira (0 ponto)

9. Gosto de explorar novas áreas e possibilidades.
Verdade (1 ponto)         Meia verdade (0,5 ponto)          Mentira (0 ponto)

10. Não gosto de cometer erros, mas sei aprender com eles.
Verdade (1 ponto)         Meia verdade (0,5 ponto)          Mentira (0 ponto)

11. Sou agitado e gosto de trabalhar. Não me importo de passar longas horas em atividade.
Verdade (1 ponto)         Meia verdade (0,5 ponto)          Mentira (0 ponto)

Avaliação do Resultado:

De 0 a 7 pontos: você provavelmente irá enfrentar uma dura batalha se tentar montar seu escritório doméstico. Não largue seu emprego! 

De 7,5 a 13 pontos: você provavelmente terá alguma dificuldade num escritório em casa, mas com esforço será capaz de conseguir melhorar suas fraquezas e pode prosperar. Considere a possibilidade de ter um sócio que complete suas qualidades. 

De 13,5 a 18 pontos: você vai se dar bem trabalhando em casa. 

         Mas a personalidade de um trabalhador não é “o” fator determinante mas sim “um dos” fatores. Há ainda outros itens que devem ser avaliados antes de adotar o método Home-Office, entre eles:

- Conjunto de Atividades - O modelo Home Office é viável para praticamente todas as tarefas básicas de um escritório e para uma grande quantidade de tarefas industriais. A pergunta que deve ser feita é “ele é apropriado?” ou até “o modelo Home Office irá otimizar o jeito que essa tarefa é feita?” Não existe motivo em implementar o modelo Home Office se esse não oferecer uma contribuição para a melhora dos resultados.

- Contexto Organizacional”. Seria perda te tempo introduzir o modelo Home Office em uma empresa que não possua ambiente apropriado (e-mail, fóruns on-line, centrais de informação e dados on-line, etc.) ou em uma empresa onde o gerenciamento é burocrático e fortemente hierárquico.

- O ambiente doméstico (casa e família): Será difícil trabalhar efetivamente em  atividades que necessitam de concentração se o ambiente é um apartamento pequeno, com crianças pequenas, paredes finas, vizinhos barulhentos, etc.


C – Quais as vantagens e desvantagens do HO.
Podemos dividir esse tema em 6 partes:

a)           Vantagens para os trabalhadores
b)           Vantagens para as empresas
c)           Vantagens para a sociedade
d)          Desvantagens para os trabalhadores
e)           Desvantagens para as empresas
f)            Desvantagens para a sociedade

a)          Vantagens para os trabalhadores

  • Redução de deslocamentos

Diminuição do tempo de deslocamento e do stress provocado pelos freqüentes trânsitos e da falta de comodidade das viagens diárias. O tempo sobrante pode ser utilizado em tarefas úteis do ponto de vista profissional ou em tarefas domésticas ou simplesmente aumentando o tempo consagrado ao lazer. 
 
  • Diminuição de custos

O fato de os trabalhadores viverem no mesmo local onde trabalham permite-lhes reduzir os custos associados às deslocamentos: custos dos transportes, vestuário e refeições.

  • Trabalho ao ritmo individual

A possibilidade de gestão individual do tempo de trabalho facilita a diminuição das "horas mortas" e dos intervalos no horário de trabalho, diminui significativamente o número e freqüência de interrupções e perturbações da seqüência do trabalho.

  • Harmonia entre a vida familiar e profissional

Com o tempo ganho na diminuição dos deslocamentos o trabalhador pode conciliar de forma mais harmoniosa a vida profissional e familiar e dispor de mais tempo para o lazer e para a família.
  
  • Aumento das oportunidades profissionais

A sua capacidade reivindicativa é reforçada, pois pode oferecer as suas especialidades a um mercado de trabalho alargado se bem que mais competitivo.

  • Melhoria da qualidade de vida

A diminuição do stress associado aos deslocamentos e ao ambiente do local de trabalho, a flexibilidade de horários de trabalho que podem ser acordados com melhor equilíbrio face às necessidades do trabalhador e aos imperativos do empregador ou cliente e ainda as solicitações da família, constituem fatores de melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e das suas famílias. 
 
b)      As vantagens para as Empresas

  • Aumento de produtividade

Diversos estudos realizados em empresas norte-americanas e européias que já implementaram o Home Office indicam o aumento da produtividade em valores percentuais significativos.
 
  • Transformação da estrutura de custos da empresa

As empresas que implementam o Home Office podem se beneficiar de redução dos custos de funcionamento: diminuição da necessidade de espaço para instalar ou movimentar os trabalhadores e equipamento, mobiliário, materiais, etc. (espaço de escritório, garagens,…).

  • Flexibilidade no planejamento/estruturação de trabalho

O Home Office permite ás empresas planejar e gerirem os fluxos de trabalho com maior eficiência. Torna-se possível estabelecer facilmente contratos em regime especial (horário flexível, part-time, pagamento à tarefa, prestação de serviços) que libertam as empresas de custos extraordinários, pois existe sempre uma bolsa de recurso direto e eventual para suprir necessidades pontuais.

  • Recrutamento mais eficiente / mais objetivo

Com o mercado de Home Office expandindo e verificado o aumento da oferta e procura de trabalho remoto será mais fácil às empresas encontrar a pessoa com o perfil mais adequado a determinado posto de trabalho. As barreiras existentes ao recrutamento mais exato e que decorrem da necessidade de deslocar o técnico mais qualificado de uma zona para outra são removidas.

c)      Vantagens para a sociedade

  • Diminuição da poluição

Redução do número de viagens realizadas diariamente pelos trabalhadores convencionais contribui para a diminuição da poluição de origem rodoviária e dos congestionamentos de tráfego nas grandes cidades.
 
  • Desenvolvimento regional

O Home Office facilita a descentralização do trabalho e pode ser instrumento de criação de emprego em áreas em que as condições geográficas, demográficas ou econômicas são sérios obstáculos ao desenvolvimento. E se considerar o Home Office além das fronteiras nacionais este constitui um fator positivo para o país, podendo contribuir assim para o aumento da entrada de divisas e também na constituição de vínculos e laços com países estrangeiros.
 
  • Flexibilidade de emprego

    • A possibilidade de inserção profissional de deficientes;
    • A continuação na vida ativa da população idosa (pré-reformados, reformados, etc.);
    • A possibilidade de pessoas que cuidam de familiares com necessidades de apoio trabalhar.   

d)      Desvantagens para os teletrabalhadores

·         Isolamento social e profissional

Enfrentar a solidão, o tédio, a perda dos contactos informais no local de trabalho, bem como a insegurança associada a trabalho isolado sem o apoio direto de colegas.

·         Redução das oportunidades profissionais

O afastamento físico do local habitual de trabalho pode levar ao esquecimento do trabalhador em caso de promoções, ações de formação, planos de carreira e prêmios podendo ser mal avaliado ou mesmo marginalizado em relação aos trabalhadores presenciais.

·         Problemas familiares

A adaptação do ambiente familiar / em casa como local de trabalho pode originar problemas de relacionamento com outros elementos da família.

·         Falta de legislação

Dada a ausência de legislação específica aplicável a esta modalidade de trabalho o trabalhador poderá ser prejudicado ou mesmo explorado. Os contratos de trabalho subordinado ou de prestação de serviços atuais não referem aspectos relacionados com o regime Home Office e sua cessação, seguro de saúde, remuneração e reembolso de despesas adicionais, fornecimento de equipamento, higiene e segurança no trabalho afeta este regime de trabalho.

·         O vício do trabalho

O trabalhador cria as condições para o abuso do horário de trabalho, pois os meios de telecomunicações designadamente o telefone, o fax, ou o correio eletrônico serão partilhados entre a utilização para fins profissionais e fins familiares e aumenta o risco de o indivíduo, ao estar sempre contactável, estar sempre sob pressão profissional de realizar determinada tarefa ou trabalho o que o conduz a continuar/prolongar o tempo de trabalho diário.

e)      Desvantagens para as empresas

·         Maior dificuldade em controlar e supervisionar o trabalho

Os gestores, supervisores, responsáveis, sentem dificuldade em controlar e supervisionar os trabalhadores e a avaliação pelo desempenho presencial está condenada ao fracasso nesta modalidade de trabalho.

·         Resistência à mudança

O gestor mais tradicional mede a sua imagem pelo número de trabalhadores sob a sua ordem direta e em proximidade física e este poderá recear que a sua imagem seja enfraquecida ao diminuir o número dos que diariamente se encontram presentes e quem se pode dirigir diretamente.

·         Diminuição da coesão no seio da empresa

O trabalho remoto permite o multi-emprego, ou seja, cria as condições para que um profissional ofereça o seu trabalho a outros empregadores e trabalhe para outras empresas para além daquela para a qual foi estabelecida a situação de Home Office.

·         Riscos de segurança e confidencialidade da informação

Uma vez que o resultado ou produto do trabalho remoto é, no todo ou na parte, "transportado" por meios de telecomunicações o sistema de transporte é vulnerável e pode facilitar fugas de informação ou mesmo atos mal intencionados ou criminosos, prejudiciais quer para a empresa quer para os seus clientes.

f)       Desvantagens para a sociedade

·         Implicações negativas no mercado imobiliário

A deslocação do trabalho para fora das empresa reduz a necessidade de espaço por parte das empresas o que, por conseguinte, tem efeito negativo quer no setor da construção quer no aluguel de imóveis.

· Vulnerabilidade face à competição de potencial trabalho e mão-de-obra estrangeira

A possibilidade de recrutar mão-de-obra mais barata em mercados estrangeiros (que frequentemente atuam em "dumping") assim como o incrementar a produtividade pela compensação dos fusos horários, leva a que os mercados de emprego se revelem instáveis e vulneráveis a concorrência desleal.
  
·         Infoexclusão

Os indivíduos que não conseguem acompanhar o desenvolvimento da sociedade de informação acarretam custos sociais e balizam o desenvolvimento econômico da comunidade em questão.


D – Quais as atividades mais usadas em HO.
Atualmente o modelo Home Office está em franca ascensão e pode ser adaptado a inúmeras atividades. Mas para isso é importante entender o que é o modelo Home Office de trabalho, entender, por exemplo, o fato de que na maioria das vezes não é possível ter a equipe toda trabalhando neste modelo, pois alguns profissionais não têm o perfil e a maturidade para tal iniciativa, ou mesmo atividades que exijam a presença de alguns membros da equipe, ou de todos.

Alguns aspectos devem ser estudados para adotar o modelo:

·         Determinar se a atividade é aderente ao modelo “Home Office”;
o  Analise de como a atividade é executada, equipamentos que utiliza, informações necessárias, etc.
·         Determinar regras e políticas a serem seguidas pela equipe;
·         Preparar o ambiente e garantir segurança das informações;
·         Utilizar gerenciamento baseado em resultados;
·         Determinar quando utilizar reuniões presenciais ou remotas;
·         Reuniões para alinhamento de expectativas;
·         É a primeira vez? Comece com um projeto piloto;

Não existe um pesquisa recente que eu tenha conhecimento sobre as atividades mais usadas para Home Office. Mas sei que, atualmente, com o avanço tecnológico, já existem muitos profissionais na área de desenvolvimento de sistema de informação que já o adotaram, e existem outras áreas que, ao pensar em infra-estrutura e processos, podemos facilmente imaginá-las no método Home-Office com sucesso como: Vendas, CRM, Artesanato, RH, Jurídico, etc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.