São diversos tipos de atividades, sendo que, a maioria pode ser desenvolvida apenas com o uso de um micro, outras necessitam de conhecimentos técnicos, softwares e periféricos específicos. São atividades que visam o aproveitamento total de seu micro e equipamentos como meio de possibilitar um aumento considerável em sua renda mensal.
1. ELABORAÇÃO DE CURRICULUNS
Um dos mais tradicionais trabalhos realizados por computador, consiste na elaboração, digitação e impressão de curriculuns para terceiros. Você pode tirar um original, ou também fornecer um pacote completo, com a elaboração e a impressão de 5 ou 10 exemplares.
COMO FAZER: O CURRICULUM VITAE é um perfil completo do candidato a um emprego. O candidato deve ser visto como um “produto” a ser vendido e dentro da vivência do candidato, o que você deve preparar é a melhor apresentação possível. O curriculum é um resumo dos fatos mais importantes da vida profissional do candidato. Os passos para a elaboração de um bom curriculum são:
1 - Comunicar claramente o que o candidato pode realizar. Especificar seus objetivos.
2 - Mostrar que ele realmente merece o cargo que está pretendendo.
3 - Mostrar que contribuiu para o crescimento de todas as empresas em que trabalhou.
4 - Demostrar a ambição, organização e objetividade do candidato.
5 - Ser conciso, usar frases curtas, de fácil leitura e comunicação.
6 - Conter somente informações positivas. Aspectos positivos no começo, e quando houver algum aspecto negativo que seja necessário incluir, somente no final do curriculum.
A apresentação do curriculum é importantíssima. O curriculum deve ser algo prático para quem o recebe. Não se deve “decorar” demais o curriculum, pois isto causa impacto negativo, levando a crer que o candidato não tinha dados substanciais, tentando impressionar pela apresentação. Procure usar papel branco, formato A4 (210mm x 297mm), procure torná-lo graficamente atraente, use letras de fácil visualização, grifando ou destacando itens que quer enfatizar.
HARDWARE: A partir de um 486 já é possível obter bons resultados. Preferencialmente, uma impressora jato de tinta ou laser. A matriciais estão ficando antiquadas para este tipo de trabalho, por sua baixa qualidade de apresentação.
SOFTWARE: Um bom editor de texto. Sua máquina com certeza já tem um, caso não tenha use o Wordpad do Windows. O principal editor do mercado é o Word for Windows, mas existem outros bons como Wordperfect, Carta-Certa, Works, etc. Crie um modelo pré-estabelecido de curriculum, bastando apenas preencher os dados quando aparecerem os candidatos.
CLIENTES: A melhor forma de captação de clientes para curriculuns, é incluir um anúncio seu na seção de empregos do principal jornal de sua cidade. Coloque um anúncio pequeno, do tipo menor que tiver no jornal, enfatizando o tipo de sua impressora e o trabalho realizado. Distribua cartões de visita aos clientes para que eles passem para terceiros, coloque cartazes em agências de empregos, colégios, universidades, locais de grande fluxo, etc.
PREÇOS: Em janeiro de 1998, em São Paulo, apenas a digitação e impressão de um curriculum custava R$ 15,00. Um pacote completo com elaboração, digitação e impressão de 10 jogos em impressora laser ou jato de tinta custava entre 40 e 50 reais. O pacote fechado de serviços é mais lucrativo. A média de lucros neste trabalho é de cerca de 70% sobre o capital investido (anúncios, papel, tinta, etc.).
2. ORGANIZAÇÃO DE CADASTROS
Existem milhares de empresas que têm um enorme cadastro de clientes, adquiridos durante toda a vida da empresa, mas que se encontram em antigas fichas, sem nenhum controle que permita administrar com competência as aquisições realizadas por estes clientes. Um cadastro organizado permite saber quem está comprando o quê, e desta forma direcionar seu estoque para o que seus clientes realmente necessitam. Permite ainda o contato direto entre a empresa e o cliente, através de malas-diretas, de contatos telefônicos, envio de catálogos, tabelas de preços, etc.
COMO FAZER: O trabalho consiste em organizar cadastros de empresas que ainda não tenham se informatizado. Você deverá receber a base de dados, seja ela fichas, notas fiscais, ou listagens datilografadas, etc., e transformá-la em um cadastro único, organizado, entregando à empresa uma listagem de seus clientes classificados de acordo com os critérios determinados pelo cliente (por exemplo, clientes de uma certa região, de uma certa faixa de renda, etc.). Nestes casos você fornecerá ainda disquetes com o cadastro completo, etiquetas de endereçamento, ou outra forma de mídia solicitada pelo cliente.
HARDWARE: Recomenda-se a partir do 486. Impressora matricial seria o mais adequado neste caso, devido ao volume de trabalho.
SOFTWARE: Existem vários softwares de bancos de dados no mercado para a elaboração de cadastros. Um dos mais eficientes é o MS-ACCESS da Microsoft. Existem outros bancos de dados como o PARADOX, o FOX-PRÓ, o D-BASE, também eficientes. Caso você domine a programação em clipper, poderá desenvolver seu banco de dados próprio e exclusivo.
CLIENTES: Procure se informar sobre empresas que podem necessitar deste tipo de trabalho. O SEBRAE e a ASSOCIAÇÃO COMERCIAL de sua cidade poderão lhe auxiliar.
PREÇOS: Para organizar e digitar um cadastro, se cobra cerca de 250 reais por milheiro de nomes, mais despesas de disquetes, etiquetas, etc. Você pode continuar a manter vínculos com a empresa, atualizando constantemente o cadastro dela, emitindo etiquetas, etc. Para apenas a impressão de etiquetas, se cobra em média R$ 30,00 por milheiro, incluindo aí as etiquetas.
3. INCLUSÃO DE CURRÍCULOS E ANÚNCIOS VIA INTERNET
A cada dia que passa centenas de empresas se conectam a internet e com esta adesão em massa de empresas e pessoas começam a surgir diversos serviços como sites
que incluem currículos, sites que anunciam concursos e dão resultados de provas, outros oferecem espaço para classificados, e alguns chegam até a oferecer serviços
tipo mapa astral.
COMO FAZER: Pesquise estes serviços, faça uma listagem deles, contate o dono do site para ver possiveis parcerias de negócios, depois é só divulgar estes serviços e fazer a intermediação dos negócios, uma boa oportunidade de parceria é o Clube Vitaes Page de Negócios (http://www.vitaes.page.com.br/negocios ) onde você pode pegar estas oportunidades de parceira e propor outros negócios aos sócios..
HARDWARE: Micro Pentium 100 com acesso a Internet
SOFTWARE: Software de E-mail e Navegador (Netscape ou Internet Explorer)
CLIENTES: Pessoas de sua localidade
PREÇOS: Os valores são diferentes para cada serviço, o ganho é por comissão.
4. REVISÃO ORTOGRÁFICA
Esta atividade é somente para aqueles que tem domínio completo do idioma Português. Caso você tenha a menor deficiência neste idioma, o melhor é nem pensar nesta atividade.
COMO FAZER: Implante corretores ortográficos eletrônicos em seu computador, use todos os seus conhecimentos, tenha um livro básico de ortografia sempre a mão e também, o fone de alguém com domínio do idioma para consulta. Por ser um trabalho rigoroso, somente desta forma estará certo de que não deixará escapar erros. O serviço será revisar textos para publicação. Livros, revistas, jornais e uma infinidade de obras. As editoras tem a preocupação constante em manter a revisão ortográfica perfeita em suas publicações. Você receberá um original já digitado, em disquete, colocará em seu computador e fará as revisões necessárias. Tire uma impressão já corrigida e entregue o disquete com a impressão ao cliente.
HARDWARE: Recomendável a partir de pentium 100, impressora laser ou jato de tinta.
SOFTWARE: Word For Windows ou outro editor de textos de sua preferência. Recomendamos o uso do dicionário AURÉLIO ELETRÔNICO e do auxiliar LEXIKON, integrando desta forma o dicionário ao Word, permitindo uma primeira correção automática. A segunda correção se dá pela leitura do texto, corrigindo as eventuais falhas que passaram pela revisão eletrônica.
CLIENTES: Os clientes são basicamente editoras. Procure em sua cidade empresas que editem jornais, revistas, livros e qualquer tipo de publicação impressa. Ofereça seus serviços de revisão ortográfica.
PREÇOS: Cobra-se de 2 a 4 reais por lauda (20 linhas por 70 toques) de texto.
5. SERVIÇOS DE MALA-DIRETA
A cada dia que passa é maior o número de empresas que descobrem ser a mala-direta a forma mais eficiente de marketing. A correspondência dirigida a um destinatário exclusivo, do segmento procurado, sem dispersões que qualquer outro tipo de publicidade tem. Prestar serviços nesta área é altamente lucrativo. O serviço mais procurado é o de digitação, diagramação e produção de cópias, sendo também prestados, serviços de organização de cadastros, atualização de ceps, impressão de etiquetas, etc.
COMO FAZER: Os serviços de mala-direta são de tal forma diversificados que, você encontrará nesta mesma edição diversos tópicos detalhando cada fase, como por exemplo, a produção de cópias, organização de cadastros, atualização de ceps, fornecimento de listagens de endereços, etc. Um dos mais básicos trabalhos é o de editoração, procurando dar uma apresentação profissional atraente e que resulte em vendas, atingindo seus objetivos. Para aprender a fazer mala-direta, recomendamos a leitura dos livros SUCESSO EM MARKETING DIRETO, Editora Nobel, MALA-DIRETA EFICAZ, Makron Books, que darão uma visão completa do que é este mercado.
HARDWARE: Recomendável a partir de 486, impressora laser.
SOFTWARE: Word For Windows, CorelDraw! , Pagemaker .
CLIENTES: Procure se informar sobre empresas que trabalham com mala-direta em sua cidade. Uma conversa com funcionários dos correios poderá trazer estas informações. Procure também a ABEMD – Associação Brasileira de Empresas de Marketing Direto, que fornece listas de associados em sua região. O endereço da ABEMD é Al. Campinas 433, Cj. 82, São Paulo.
PREÇOS: Somente a criação de um original para mala-direta está custando entre 100 e 300 reais, em São Paulo.
6. TRABALHOS ESCOLARES
Basicamente é um trabalho de digitação, porém, com um cuidado de editoração para tornar o trabalho mais agradável. Com o advento do computador e dos softwares de editoração, os alunos querem sempre apresentar trabalhos computadorizados, pois, se os de seus colegas são desta forma, eles não querem ficar atrás. Com os trabalhos computadorizados, também ficam isentos de criarem uma apresentação para o trabalho, já que o serviço contratado também requer a editoração.
COMO FAZER: Observe bem, o trabalho que você executará será apenas o de digitação e editoração, nunca o de pesquisa, pois quem deve pesquisar é o aluno. Caso verifique erros muito graves no texto procure o aluno e peça para refazer o trabalho corretamente. Jamais faça qualquer alteração, porque influiria no desempenho da nota que o aluno receberá. Basicamente os trabalhos escolares consistem de uma capa, mais cerca de 3 a 10 páginas internas de textos. Se houver a necessidade de ilustrações, use scanner, mas sempre com ilustrações obtidas pelo aluno. Nunca você deve influir no produto editorial produzido pelo aluno, afinal, o trabalho escolar é dele e você é apenas uma pessoa que está transpondo para um meio mais sofisticado o produto da inteligência dele.
HARDWARE: Desde o 486 é possível obter bons resultados. Se for utilizar softwares de editoração (Pagemaker, CorelDraw!) recomendamos a partir do Pentium 100.
Impressora jato de tinta ou laser é recomendada. Scanner para a aplicação de ilustrações.
SOFTWARE: Editor de textos (Word for Windows), ou outro de sua preferência). Opcionalmente, programas de editoração como CorelDraw! , Pagemaker , etc.
CLIENTES: Para captar trabalhos escolares, coloque cartazes nas escolas, nos postes próximos à escolas, faça folders pequenos e distribua nas saídas das escolas. O segredo é a comunicação. Também funciona os pequenos anúncios em jornais oferecendo seus serviços.
PREÇOS: Você pode estabelecer diversas formas de cobrança. Por hora de trabalho, a base de 15 reais por hora, ou por página de trabalho, a 5 reais por página, mais 5 reais por imagem aplicada por seu scanner. Ou, ainda, um pacote completo pelo trabalho, combinado no momento em que aceita o serviço.
7. ASSISTÊNCIA TÉCNICA E MANUTENÇÃO
Se você tiver um bom conhecimento técnico, poderá prestar serviços de assistência técnica e manutenção de micro, obtendo um bom rendimento.
COMO FAZER: ATENÇÃO – Este tipo de trabalho somente é recomendado àqueles que realmente disponham de conhecimentos técnicos o suficiente para permitir abrir e consertar computadores com eficiência. Caso você tenha interesse na área, mas não tenha conhecimentos suficientes, procure fazer um curso de montagem e manutenção de micros. Existem vários cursos a respeito do assunto no país.
O atendimento neste caso seria feito a domicílio, devendo ser reservada no mínimo três horas para cada atendimento. Você deve ter todas as ferramentas necessárias para o atendimento. No mercado é praxe dar garantia do trabalho executado (mão de obra), de no mínimo 3 meses.
CLIENTES: Colocar anúncios em jornais (classificados) anunciando o trabalho, com um fone para contato, destacar que o atendimento é feito a domicílio, pois, atrairá muitos que não gostam de deslocar suas máquinas para laboratórios de terceiros.
PREÇOS: O preço médio das horas de trabalho de manutenção/assistência é de R$20,00 A taxa de deslocamento até o endereço do cliente é em média R$10,00.
8. INSTALAÇÃO DE SOFTWARE E CONFIGURAÇÃO DE INTERNET
Muitas pessoas novatas que estão adquirindo seu primeiro computador pensam que este já vem com todos os softwares instalados e tudo já funcionando perfeitamente, quando vem que a situação não é a esperada, recorrem a alguém que possa orientá-los ou mesmo instalar softwares e ensinar a utilizá-los, se você tiver um bom conhecimento no uso de fax no computador, multimídia (utilização do CD-ROM), Windows 95, instalação do Pacote Office, poderá prestar serviços de instalação de softwares e manutenção de micro, obtendo um bom rendimento.
COMO FAZER: Este tipo de trabalho pode ser realizado por usuários experientes na utilização das ferramentas acima descritas, geralmente não existem cursos que ensinem as pessoas a configurar a impressora, usar o fax do computador, configurar a internet, e é aí que este profissional pode ser realmente útil.
O atendimento deve ser feito a domicílio, geralmente cobra-se a visita que pode ser de até 3 horas. Você deve ter todas as ferramentas necessárias para o atendimento, softwares e disquetes de instalação, procure fazer uma biblioteca de softwares de configuração ou seja faça uma cópia de disquetes de instalação de impressoras, cd-rom, internet, boot, anti-virus etc.
CLIENTES: Colocar anúncios em jornais (classificados) anunciando o trabalho, com um fone para contato, destacar que o atendimento é feito a domicílio.
PREÇOS: O preço médio das horas de trabalho de instalação é de R$20,00 podendo cobrar um preço redondo de R$ 50,00 por três horas de consultoria.
9. AUTOMATIZAÇÃO DE LOJAS
Centenas de lojas e supermercados estão se informatizando para manter controle absoluto sobre preços, margens de lucros, estoque, etc. O uso de código de barras aplicados em etiquetas sobre as mercadorias permite este controle absoluto sem nenhuma margem de erro. Em países mais desenvolvidos, como Estados Unidos e França, todas as lojas e supermercados são informatizados e utilizam-se deste sistema de códigos de barras para controle administrativo.
COMO FAZER: Que tipo de serviços você poderia prestar nesta área? Vários. O essencial seria assessoria para implantação do sistema em lojas. Não se trata de uma assessoria comum. Você dedicaria um período de, no mínimo de dois meses, ao trabalho no local de implantação, até que tudo esteja funcionando em perfeita ordem e os funcionários familiarizados o suficiente com o sistema para dispensarem sua presença. O primeiro passo neste caso é dominar totalmente a tecnologia de código de barras. Existem diversos livros e cursos a respeito do assunto, onde você poderá conhecer o tema em profundidade. Também terá que ter hardware apropriado e software para reconhecimento dos códigos e administração do negócio.
HARDWARE: Para implantação do sistema em lojas e supermercados, são utilizados os seguintes:
Básicos de automação por código de barras:
- Scanner Laser de mesa com fonte
- Pistola Laser com fonte e suporte
- Scanner CCD de mão
- Impressora de etiquetas
SOFTWARE: Específicos para automação comercial, procurar a Associação Brasileira de Automação Comercial fone: 0800-11-0789
CLIENTES: Somente vá em busca do cliente quando dominar completamente o assunto, pois, movimentará altas somas de dinheiro em equipamentos e terá que ter absoluta certeza do que está fazendo. Quando tiver este domínio, faça uma campanha de mala-direta aos principais estabelecimentos comerciais de sua cidade, complementando com uma ligação telefônica depois para marcar uma entrevista com os diretores, oferecendo as vantagens da automatização. Uma das boas fontes de endereços é a Associação Comercial de sua cidade.
PREÇOS: O trabalho a ser oferecido deverá ser um pacote completo de assessoria, que inclua desde a orientação na aquisição dos equipamentos necessários (uma central de micro mais os terminais de ponto de venda, a conexão de rede, softwares, etc.) incluindo aí no mínimo 60 dias de assessoria no local onde será implantado o serviço, treinamento do pessoal, etc. Este pacote completo tem sido cobrado pelos profissionais entre 7 e 12 mil reais, sendo 50% do pagamento efetuado no início dos trabalhos e 50% ao término.
10. CARDÁPIOS PARA RESTAURANTES E SIMILARES
Aproveite as horas vagas de seu micro prestando serviços de elaboração de cardápios para restaurantes, bares, hotéis, lanchonetes, etc.
COMO FAZER: Um cardápio deve ter uma apresentação gráfica eficiente. Muitos restaurantes costumam ter seu próprio papel para cardápio, onde está impresso em cores o logotipo do estabelecimento, imprimindo sobre este papel o cardápio. Outros querem apenas a confecção de um cardápio eficiente.
Aproveite as horas vagas de seu micro prestando serviços de elaboração de cardápios para restaurantes, bares, hotéis, lanchonetes, etc.
HARDWARE: Recomendável a partir de um Pentium 100, impressora laser ou jato de tinta.
SOFTWARE: Um bom editor de textos, tipo Word for Windows é suficiente.
CLIENTES: Procure mandar malas-diretas ou contactar pessoalmente os restaurantes e similares de sua cidade. O sindicato dos bares e restaurantes pode lhe fornecer o seu cadastro. Não se esqueça de colocar seu telefone nos cardápios que realizar, fazendo sua própria propaganda.
PREÇOS: Costuma-se cobrar de 1 a 2 reais por página impressa. Como a tiragem é em média de 20 a 100 unidades e cada cardápio tem de 6 a 10 folhas, obtém-se um valor bastante elevado pelo trabalho final.
11. CARTÕES DE VISITA
Quem não precisa de cartões de visita? Você pode imprimir cartões de visita fantásticos, com picote perfeito em sua impressora laser ou jato de tinta, obtendo um bom rendimento.
COMO FAZER: Uma empresa fabrica folhas no formato A4 contendo cartões de visita no tamanho tradicional, já picotados, onde você imprime a folha inteira e destaca. O resultado final é fantástico. Os cartões podem ser coloridos, tornando-se muito atraente. Há também a opção de papéis de carta e uma infinidade de trabalhos correlatos. O distribuidor destes cartões, marca EASYCARD, atende pedidos de todo país pelo fone (011) 5561-5601. O pacote vem com 250 cartões.O kit da EasyPrint vem com programa, maiores informações pelo fone (011) 536-9688. Também existem as empresas Linepress e Jetcard com endereços no final deste relatório
HARDWARE: De Pentium 100 acima, pois, há necessidade do Windows. Impressora laser ou jato de tinta.
SOFTWARE: Word for Windows (Últimas versões).
CLIENTES: Divulgue seus trabalhos junto a amigos, faça amostras grátis, anuncie em classificados, faça cartazes, etc.
PREÇOS: O preço de um conjunto de 100 cartões pode ser vendido de R$ 10,00 a R$ 15,00, sendo que o papel para 100 cartões custa cerca de R$1,00, com o valor da tinta que pode ser o equivalente a R$ 1,00, você tem um lucro superior a 400%
RECOMENDO: Você ainda pode terceirizar junto a empresa PowerCard que se localiza em Curitiba, o valor do milheiro é de 19,90 + frete e você pode vender a 80,00 até 120,00. Eu pessoalmente comecei a minha vida vendendo cartão de visita e recomendo! Link do Site.
A empresa PowerCard lhe enviará mediante um cadastro um portifólio (amostra) de todos os equipamentos que você poderá vender, este envio é grátis.
12. LEMBRANCINHAS DE ANIVERSÁRIO E NASCIMENTO
Outra atividade casual mais lucrativa é fazer lembrancinhas ou convitinhos de aniversário e nascimento,
COMO FAZER: estas lembrancinhas podem ser feitas com o impresso para cartão de visita, um furador de papel e um rolo de fita ou cordão, o usuário precisa ter um scanner para poder digitalizar a foto do bêbe ou da criança. Após a digitalização, componha a foto no cartão com frases típicas de nascimento e aniversário que podem ser copiadas ou criadas a partir do que já existe no mercado, após a criação, imprima no papel para cartão, destaque, fure a pontinha com o furador de papel e coloque um pedaço de fita ou cordão para enfeitar. esta pronta uma bela e inesquecível lembrancinha.
HARDWARE: De Pentium 100 acima, pois, há necessidade do Windows. Impressora laser ou jato de tinta, o scanner para digitalizar as fotos.
SOFTWARE: Word for Windows (Últimas versões) Power Point, e outros softwares gráficos com Corel Draw ou mesmo Paint Shop Pró.
CLIENTES: Divulgue seus trabalhos junto a amigos, ofereça como presente de aniversário ou nascimento para algum parente ou amigo, seu trabalho se for bem feito, vai espalhar facilmente pela família e vizinhança, anuncie em classificados e mande amostras para salões de festas e buffets infantis, pelo fato de ser barato, os estabelecimentos podem imbutir o convite em seus pacotes comprando-os de você.
PREÇOS: Venda em pequenas quantidades como 50 unidades, as vezes, as festas são pequenas , você poderá cobrar até R$20,00 por 50 unidades que ainda vai ter lucros de até 1000% , lembre-se: não coloque sua impressora para trabalhar no modo econômico, no caso de fotos, a diferença é logo notada por quem conhece.
13. CATÁLOGOS E MANUAIS TÉCNICOS
Trabalho semelhante ao de revistas, porém, voltado à empresas, mercado de catálogos e manuais técnicos, publicações únicas e sem periodicidade definida.
COMO FAZER: Assim como revistas, o trabalho com catálogos e manuais exige o completodomínio de CorelDraw e PageMaker, porém, não se ousa tanto como nas revistas. O trabalho é mais complexo porque tem que refletir exatamente aquilo que a empresa deseja transmitir. Um catálogo exige mais concentração e demora mais tempo que uma revista para se preparar.
HARDWARE: Equipamento de última geração, de preferência um Macintosh. Se tiver PC, que seja de Pentium 133 acima, memória de 32 MB acima, Winchester de 2 gigabytes ou acima, tenha scanner de mesa ou birô que tenha, drive de discos transportáveis, tipo syquest ou bernoulli para transporte de dados aos birôs de fotolitos. Alto investimento.
SOFTWARE: Com completo domínio, o Pagemaker, CorelDraw!, Word for Windows, Photoshop, todos de última geração.
CLIENTES: Empresas industriais e/ou comerciais que tenham necessidade de elaborar catálogos e manuais técnicos.
PREÇOS: Ou se combina um pacote fechado, ou 20 a 30 reais por original produzido.
14. COMERCIALIZAÇÃO DE CADASTROS
Uma das atividades mais lucrativas da década de 90 é a comercialização de cadastros paramala-direta. Você tem um grande trabalho inicial para organizar o cadastro, depois é somente atualizá-lo e lucrar alugando para empresas.
COMO FAZER: Imagine uma empresa de informática que deseja mandar um catálogo para usuários, mas não tem como localizar estes usuários. Para isto é que existe o aluguel de cadastros.
No caso você teria em seu banco de dados milhares de nomes e endereços completos de pessoas dos mais variados segmentos e forneceria o uso de uma única vez, por um preço estabelecido, para quem deseja mandar correspondências para este cadastro. A montagem de um cadastro é um trabalho árduo. Você deve procurar entidades de classe, recorrer a todos os tipos de cadastros disponíveis, inclusive listas telefônicas, montando uma base de dados para ter diversas opções para oferecer aos possíveis clientes.
Você pode oferecer tanto listagem com nomes e telefones, para telemarketing, como etiquetas de endereçamento, para correspondências. Os endereços devem ser atualizados, pois, é praxe entre todos os comerciantes de listas que devem garantir no mínimo, 95% de atualização. Este mercado é complexo, e recomendamos a leitura dos livros MARKETING DIRETO, de Bob Stone, da Editora Nobel; MÉTODOS DE SUCESSO EM MARKETING DIRETO, e MALA-DIRETA EFICAZ, ambos da Editora Makron Books, que lhe darão uma visão mais ampla sobre o aluguel de cadastros.
HARDWARE: Recomendável a partir de Pentium 100, impressora jato de tinta, ou matricial pelo volume de trabalho.
SOFTWARE: MS-ACCESS, FOX-PRÓ, PARADOX, D-BASE ou outro banco de dados de sua preferência.
CLIENTES: Procure se informar em sua cidade empresas que usam do sistema de mala-direta para vender seus produtos. A Associação Brasileira de Marketing Direto também oferece informações sobre empresas que trabalham com mala-direta no país. Veja em Serviços de Mala-Direta o endereço da ABEMD.
PREÇOS: Em São Paulo o preço médio para lotes mínimos de 3.000 nomes de um segmento é de R$105,00 por cada 1000 nomes em etiquetas e R$450,00 para cada 3000 nomes em listagem com informações completas; para grandes quantidades, acima de 10000 nomes, se aplica descontos progressivos de acordo com o volume.
15. CURSOS DE SOFTWARES PARA EMPRESAS
Quando se adquire um software para uso comercial, muitas empresas realizam cursos internos para que seus funcionários, usuários do computador, aprendam a manipular o software de forma a obter o melhor resultado.
COMO FAZER: O primeiro passo é deter completo domínio sobre o software escolhido para o curso. Normalmente são softwares de planilhas de cálculo, contabilidade, bancos de dados, editores de texto ou outro software específico. Você deve ter formação superior e experiência em ministrar cursos.
SOFTWARE: Deverá ter, obviamente, o software que será tema do curso.
CLIENTES: O alvo são empresas e usuários de médio e grande porte. Procure oferecer seus serviços através de mala-direta explicativa.
PREÇOS: Você pode cobrar por hora de trabalho ou por pacote fechado. O valor médio da hora para cursos técnicos é de R$25,00 para até 10 alunos, sendo reajustada a partir deste número.
16. DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARES I
Um dos mais fascinantes trabalhos no setor de informática é o desenvolvimento de softwares. Imagine centenas de pessoas trabalhando em um sistema desenvolvido por você, tendosoluções que você criou. Mas, para tanto é necessário muito mais que boa vontade! Você tem que ter conhecimento e dedicação.
COMO FAZER: Primeiro você deve ter pleno conhecimento de linguagem de programação, seja ela qual for, D-Base, Clipper, Visual-Basic, etc., depois identificar no mercado o tipo de programa que vai desenvolver, analisando todos os seus aspectos, desde sua capacidade para desenvolver tal programa, o que os usuários esperam deste programa, até a eventual possibilidade de sucesso do mesmo no mercado. A pesquisa de mercado é essencial para não haver falhas de comercialização.
HARDWARE: Recomendável a partir do Pentium 100.
SOFTWARE: Deverá ter os softwares de programação necessários de acordo com o projeto a ser desenvolvido.
CLIENTES: Você desenvolverá um produto e depois colocará a venda nas casas especializadasde venda de software. Uma consulta a elas sobre a viabilidade da comercialização pode trazer novos dados a elaboração de seu projeto.
PREÇOS: Deverá seguir a regra de mercado para programas de porte semelhante ao desenvolvido. Lembre-se que, no preço final está incluso a comissão dos revendedores, representantes, impostos, portanto, o preço líquido é inferior a metade do preço final.
DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARES II
Os vírus que atacam computadores tem causado prejuízos fantásticos em empresas de todo porte. Os vírus tem se multiplicado a uma velocidade assustadora, diariamente há notícias de novos vírus no mercado. As empresas não têm tempo disponível para acompanhar e adquirir todos os anti-vírus existentes no mercado. Aí está um nicho onde você pode instalar-se e ganhar dinheiro.
COMO FAZER: Você deve especializar-se em combater vírus, ter os softwares mais avançados do setor, inlcusive suas atualizações, e, de posse destas “ferramentas”, fazer periódicamente checagem nos computadores de seus clientes, realizando uma “varredura” anti-vírus, eliminando os vírus detectados.
HARDWARE: Recomendável a partir do Pentium 100.
SOFTWARE: Deverá ter todos, absolutamente todos os últimos lançamentos de anti-vírus. Entre os mais conhecidos está o VIRUSCAN, que atua sobre nada menos de 4.484 vírus. Este software você pode adquirir através da BRASOFTWARE, pelo fone (011) 3179-6900.
CLIENTES: Procure oferecer seus serviços através de mala-direta explicativa, oferecendo desconto para o primeiro trabalho, cativando assim a clientela. O alvo são empresas e usuários de médio e grande porte.
PREÇOS: Cobre por hora de trabalho. O mínimo de uma hora está em R$20,00.
17. ETIQUETAS DE ENDEREÇOS
Uma mania que tomou conta dos usuários de cheques foi a fixação no verso do cheque de uma etiqueta pequena contendo nome, endereço, número do RG e do CPF. Isto evita o trabalho de ficar preenchendo dados em caixas, apresentando RG, CPF, etc. Estas etiquetas são de extrema facilidade para criar e você pode ganhar um bom dinheiro com elas.
COMO FAZER: Você deve criar dentro de seu micro um modelo para as etiquetas adesivas.Preencher com o nome e endereço do interessado, imprimir e pronto! Está pronto o trabalho. Muito simples e prático. São etiquetas no formato de 12,7mm x 44,4mm, e você encontra com certa facilidade nas lojas de suprimentos de informática ou papelaria, em caixas com 25 ou 100 folhas (80 etiquetas cada folha). Para adquirir entre em contato com a PIMACO AUTOADESIVOS LTDA – Av. Brasil 22773, Rio de Janeiro RJ.
HARDWARE: De 486 acima, pois há necessidade do Windows. Impressora laser ou jato de tinta.
SOFTWARE: Word for Windows (Ültima versão). No próprio Word há a opção de impressão de etiquetas.
CLIENTES: Divulgue seus trabalhos junto a amigos, faça amostras grátis, anuncie em classificados, faça cartazes, etc.
PREÇOS: O preço de um conjunto de 300 etiquetas impressas está em R$ 18,00. Uma caixa de etiquetas Pimaco com 100 folhas (8.000 etiquetas) custa R$ 12,00 na distribuidora Kalunga, em São Paulo. 300 etiquetas custaria menos de 50 centavos, o lucro é fantástico!
18. IMPRESSÃO DE PEQUENAS TIRAGENS
Este trabalho é apenas para você que tem impressora laser. Você pode usar sua impressora como uma pequena gráfica e ter bons resultados financeiros. As impressoras jato de tinta também podem realizar o trabalho desde que o material não contenha muitos desenhos ou gráficos pois deixa a impressão muito lenta e gasta muita tinta.
COMO FAZER: Se você usar toner recondicionado em sua impressora, terá um custo aproximado de cerca de 0,02 centavos por cópia, junto a 0,01 centavos de papel, poderá ter uma cópia em formato texto por um custo de 0,03 centavos, considerando que uma cópia de boa qualidade custa entre 0,12 a 0,15 centavos. Você pode oferecer seus trabalhos de pequenas tiragens e ter bons lucros. Um folheto, por exemplo, de formato A4, onde você tenha que tirar 500 cópias, você vendendo a 0,12 centavos a cópia, terá um total de R$ 60,00, para um custo de R$ 15,00.
As impressoras jato de tinta podem realizar o trabalho desde que sejam bem pequenas as tiragens, entre 50 e 100 exemplares, devido ao tempo de impressão, o cartucho de tinta também poderá ser comprado recondicionado pela metade do preço.O uso pode desgastar sua impressora, mas isto não preocupa de forma alguma as pessoas que fazem isto há um bom tempo, pois, segundo eles, dentro de dois anos a impressora estará de qualquer forma obsoleta, pois, haverá tecnologia muito melhor, então o mais prático é dar a ela bastante uso, justificando-se, assim, o valor pago. Além de folhetos, malas-diretas, etc., você pode imprimir uma infinidade de outros trabalhos.
HARDWARE: Um computador a partir do Pentium 100 . Impressora laser, jato de tinta, Scanner opcional.
SOFTWARE: Editor de texto, programas de DTP (CorelDraw!, PageMaker).
CLIENTES: Você encontrará clientes em escolas, cursos de todas as espécies, e também anunciando em jornais. Coloque no anúncio cópias em qualidade laser, ou coloridas, que destaca o serviço.
PREÇOS: Como foi afirmado acima, entre 0,12 e 0,15 centavos em função da tiragem. Não aceitar menos de 100 cópias, pois não seria compensador. No caso de impressão jato de tinta colorida pode se cobrar R$ 0,50 a folha
19. IMPRESSÃO EM CAMISETAS
Montar um negócio para a produção de camisetas a partir de um micro e uma impressora é uma outra possibilidade para quem quer dar o grito de liberdade de patrões e horários rígidos.
COMO FAZER: A imagem a ser estampada na camiseta tanto pode ser criada no micro quanto escaneada, caso seja uma foto por exemplo.Depois é só imprimir em papel especial chamado de transfer, os melhores resultados neste caso se dão com as impressoras jato de cera. Um pacote com 10 folhas pode custar de R$ 20,00 a R$ 25,00 . Para cada camiseta é necessária uma folha de papel, no entanto ganha-se mais quando se pode imprimir mais de uma estampa no papel, exemplo: o logotipo de uma empresa. A etapa final é esticar a camiseta, que pode ser toda branca ou em tons claros, sobre a máquina de passar. Pode-se também utilizar uma tábua com ferro comum e sobre ela colocar o papel impresso com a imagem virada para baixo.Quando atingida a temperatura de 180º a camiseta estará pronta. A utilização de ferro de passar roupa não produz resultados muito bons.
HARDWARE: Micro multimídia, impressora jato de cera ou jato de tinta, scanner, máquina de passar roupa da Elgin , este kit é vendido pela Elgin F: (011) 222-6999
SOFTWARE: Programas como Photoshop para tratamento de imagens
CLIENTES: Todos os usuários de camisetas estampadas
PREÇOS: O preço de uma camiseta estampada custa em torno de 7 reais e o lucro vai depender do preço de venda
20. JORNAIS DE ESCOLAS E BAIRROS
Trabalho ideal para quem está iniciando em serviços de editoração eletrônica. Consiste em realizar editoração (também digitação, se for o caso) de jornais de escolas, jornais de bairro, jornais de empresa, que não exijam muita qualidade final de DTP.
COMO FAZER: Ordenar as matérias e ilustrações em programas adequados para tal, de forma a ficarem com apresentação agradável para leitura, criando uma identidade visual para o jornal. Jornais de escolas, bairros e empresas geralmente não são sofisticados, não usam cores, tornando mais fácil o trabalho. Ideal para principiantes, pois, pode ser um laboratório de editoração.
HARDWARE: Pentium 100 ou acima, com impressora laser.
SOFTWARE: Pagemaker, CorelDraw!, Word for Windows.
CLIENTES: Escolas, associações de bairros, entidades, igrejas, empresas, etc. Identifique quais editam ou desejam ter seu próprio jornal e faça contato pessoalmente ou através de mala-direta.
PREÇOS: Como o trabalho é simplificado, de 15 a 20 reais por hora ou por página.
21. LIVROS
A digitação de livros é um trabalho atraente, porém, não muito bem remunerado, devido a alta concorrência. Mas, se você tiver um bom tempo ocioso em seu micro, pode ser uma forma estável de manter uma remuneração extra, pois, as editoras mantém alta produção e longos vínculos com seus digitadores, garantindo assim, uma longa temporada de trabalhos.
COMO FAZER: Quando contactada a editora, ela lhe fornecerá um material, que pode ser datilografado, com revisões a caneta, ou todo escrito a mão, para que você digite no programa utilizado para a editoração. Normalmente, os autores entregam o texto datilogrado de forma irregular, sem padronização, com erros de ortografia, etc. Cabe a você apenas digitar o texto como solicitado. Às vezes, o trabalho contratado é para apenas uma digitação, outras vezes inclui uma segunda digitação, que seria a correção após a revisão ortográfica. Você, quando termina o trabalho, entrega ao cliente uma cópia em disquete e uma versão impressa.
HARDWARE: A partir de um computador 286, desde que tenha um bom editor de texto. Dê preferência a uma impressora laser ou jato de tinta.
SOFTWARE: Sua máquina deve ter um editor de textos; neste caso recomendamos o WORD ForWindows.
CLIENTES: Procure as editoras de livros de sua região e ofereça seus trabalhos. Pela naturezado trabalho, deve-se fazer uma visita pessoal, evitando o telemarketing ou mala-direta, pois, não tem a agilidade necessária.
PREÇOS: O preço para digitação de livros no mercado paulista está de R$ 2,00 por lauda (70 linhas por 40 toques). Um bom digitador digita cerca de 40 páginas por dia
22. NEWSLETTER
Newsletter se trata de um pequeno boletim noticioso sobre um assunto específico, de grande interesse a um círculo fechado de pessoas. Por exemplo, um boletim para colecionadores de discos raros, para usuários de programas específicos, etc.
COMO FAZER: Uma newsletter somente deve ser realizada por alguém que tenha domínio de texto e editoração, pois, o que mais interessará aos possíveis leitores será o texto que ele certamente não encontraria em nenhuma outra publicação. Você deverá identificar um nicho de mercado carente de publicações, onde os interessados assinariam um boletim informativo, e, o mais complexo, teria que ter completo domínio do assunto a ser tratado neste boletim. Geralmente, as newsletter tem em média 12 páginas em formato A4 (210mm x 297mm), sendo as páginas agrupadas e grampeadas em sua parte posterior. Se você tiver uma impressora laser pode imprimir em sua própria máquina, devido a baixa tiragem.
HARDWARE: A partir do Pentium 100, impressora laser.
SOFTWARE: CorelDraw!, Pagemaker, Word.
CLIENTES: A venda de assinaturas deverá ser efetuada usando mala-direta. Procure obter um cadastro de pessoas interessadas no assunto a ser tratado na newsletter.
PREÇOS: O preço médio de assinatura anual para newsletter mensal é de R$ 50,00. Se em um ano você obter cerca de 500 assinantes, terá um rendimento bruto de 25 mil reais, para umlucro líquido de 60%.
23. NOTAS FISCAIS
Um dos piores trabalhos para as gráficas que imprimem notas fiscais é fazerem as matrizes destas notas. Você pode realizar este trabalho como free-lancer, bastando apenas ter alguns conhecimentos de editoração eletrônica.
COMO FAZER: Você deve montar em seu micro modelos de notas fiscais mais utilizados no seu Estado; de entrada, de saída, ao consumidor, etc., e quando for pedido originais, fazer apenas a inclusão do nome da empresa e da gráfica. Imprimir em laserfilm ou transparência e entregar à gráfica.
HARDWARE: CPU a partir do Pentim 100, impressora laser.
24. ORGANIZAÇÃO DE ESTANTES DE LIVROS
O pior caos para profissionais que possuem muitos livros com necessidade de acesso constante a eles, é não terem certeza se possuem determinado livro ou acessarem informações mais antigas, por não encontrarem na estante, por falta de tempo, o livro apropriado.
COMO FAZER: Utilizando programas específicos voce pode catalogar os livros por assuntos, títulos e palavras-chaves.A classificação também pode ser por fichas, catalogue o livro por assunto, autor e título; para cada assunto coloque os livros em ordem alfabética por título e autor; coloque tarjas nos livros, o número de cada tarja deve ser colocado em cada ficha do livro; mantenha a ordem na hora de guardar o livro novamente na estante.
HARDWARE: A partir do micro 486 com no mínimo 8 MB de memória.
SOFTWARE: Existem softwares específicos para organizar bibliotecas, o mais popular é o Microisis vendido pelo Instituto Brasileiro de Informação , Ciência e Tecnologia.
CLIENTES: Todos aqueles que tem muitos livros e necessitam de um rápido acesso a informações desses livros, como Advogados, Médicos, Críticos Literários etc.
PREÇOS: Em média , R$0,50 por livro cadastrado, mas o preço varia por tipo de documento cadastrado (livros, jornais, fitas etc). Maiores informações poderão ser obtidas na Associação Paulista de Bibliotecários f:(011) 285-3831 e no Sindicato dos Bibliotecários do Estado de São Paulo f:(011) 231-2450
25. PÁGINAS PARA INTERNET
A popularização da Internet está abrindo espaço para novos profissionais e é uma oportunidade para quem quer iniciar um negócio ou mudar de ramo.
COMO FAZER: A linguagem utilizada para a confecção de páginas para Internet chama-se HTML, no entanto outros programas constroem estas páginas sem a necessidade de seaprender HTML. Para este tipo de serviço existem diversos programas que podem ser capturados na internet como por exemplo Netscape Comunicator ,Hot Dog, Gif Constrution Set, etc. Outros programa excelente é o Front Page que automatiza todas as atividades de um site
HARDWARE: Micro Multimídia com acesso a Internet, Scanner
SOFTWARE: Programas de DTP (PageMaker e CorelDraw) e de Edição de HTML; para construção de páginas pode-se incluir no Ms-Word o programa “Word Internet Assistent” disponível na Internet (http://www.microsoft.com/msword/internet/ia),que já esta disponível no Word 97, outros programas para construção de páginas é o “Front Page 98 , e o Publisher” disponível na Microsoft f:(011) 822-5764 e o “Claris Home Page” entre outros
CLIENTES: Autônomos, Micros e Pequenas Empresas
PREÇOS: O preço cobrado por cada página A4 é de 50 reais .
26. IMPOSTO DE RENDA VIA INTERNET
Todo o ano, na época do imposto é uma correria para todo mundo, se você conhece os impressos e domina os conhecimentos de preenchimento de imposto de renda esta aí um boa fonte de dinheiro, se o seu computador estiver conectado à internet, melhores são as oportunidades, pois a receita federal libera primeiro os lotes que são recebidos pela Internet.
COMO FAZER: Primeiro você necessita fazer o donwload dos programas da receita federal,aprenda bem como utilizar para não deixar o cliente esperando. Faça uma faixa oferecendo o serviço, coloque cartazes e anúncios, você terá muitos clientes, principalmente nos últimos dias do prazo para a entrega da declaração.
HARDWARE: Micro Pentium 100 com acesso a Internet
SOFTWARE: Software da Receita Federal – distribuído gratuitamente em http://www.fazenda.gov
CLIENTES: Pessoas do seu bairro ou local de trabalho
PREÇOS: Pesquise no mercado na ocasião, o valor pode variar muito de local para local.
27. AULA DE INTERNET
A Internet ainda permanece um mistério para muitos internautas que apesar de acessá-la a algum tempo, ainda não sabem como encontrar determinados materiais ou mesmo o usuário novato que não sabe como utilizar a internet pode precisar dos seus serviços.
COMO FAZER: Estude um roteiro de sites de pesquisa, o altavista não deve deixar de entrar no roteiro (http://www.altavista.com ) além de ser um dos melhores sites de busca de toda a Internet, ainda tem um recurso de tradução que torna mais fácil de acessar páginas estrangeira. A tradução não é perfeita mas da para entender, estude bem cada item como passar e-mails, entar em listas de discussão, procure na Internet materias e tutoriais que você possa estar oferecendo ao seu aluno. Você deve saber configurar a Internet, o dial-up e programas de e-mail.
CLIENTES: Faça anúncios em seções de informática de jornais, revistas, este é um campo vasto com grandes possibilidades de ganho.
PREÇOS: Você pode cobrar R$ 50,00 por curso de 3 horas.
28. REPRESENTAÇÃO COMERCIAL PRODUTOS DE INFORMÁTICA
Certamente você já viu em revistas e jornais produtos de informática que gostaria de adquirir, porém, não encontrou este produto a venda em sua cidade. Por que não se tornar um representante comercial no segmento de informática e representar as empresas fabricantes destes produtos?
COMO FAZER: O trabalho de representante comercial é bastante simples. Você trabalhará no atacado, efetuando as vendas para o fabricante, mediante comissões. Procure identificar naspublicações especializadas de informática, os produtos que desejaria representar. Envie um curriculum seu para a empresa, junto com uma carta informando de seu desejo de representá-la em sua região. Nem sempre o resultado pode ser favorável, mas mandando para várias empresas, certamente terá aquelas que se interessarão.
CLIENTES: Identifique os grandes fornecedores de informática de sua cidade (hardware, software ou suprimentos), conforme o caso, visitando pessoalmente o setor de compras).
PREÇOS: Você usará a tabela do fabricante e receberá uma comissão pelas vendas que efetuar (média de 7 a 10%).
29. REVENDA DE GAMES
Se você tem interesse em jogos para computador, pode obter um rendimento extra revendendo softwares e CD-ROM’s de games em sua cidade.
COMO FAZER: Procure entrar em contato com distribuidoras de softwares e CD-ROM’s propondo a distribuição dos produtos em sua cidade. Você teria uma margem de lucro (em média 30%) podendo, assim, ter um ótimo rendimento mensal.
CLIENTES: Colocar anúncios em jornais (classificados) anunciando a venda dos jogos. Divulgar através de folhetos em portas de escolas, clubes, fliperamas, etc.
PREÇOS: Você teria uma margem de lucro sobre a tabela do fabricante, de em média 30%. Isto representa, no caso de CD-ROM, cerca de R$ 15,00 de lucro líquido a cada cd vendido (preço médio de um CD-ROM = R$ 50,00).
30. REVISTAS
Se você tem bons conhecimentos de editoração, pode trabalhar para alguma revista de sua região, como free-lancer, fazendo a diagramação.
COMO FAZER: Revista é o material impresso que mais exige em termos de criatividade e ousadia, portanto, somente arrisque a entrar para o setor se for altamente criativo, ter idéias novas, e, principalmente, conhecer os softwares do setor. O trabalho é altamente compensador pela satisfação que traz quando pronto, em você ver aquilo que realizou impresso, colorido, bonito, agradando a outras pessoas. A remuneração financeira também costuma ser atraente.
Se você não tem conhecimento do ramo, procure conhecer os softwares, freqüentar os cursos, esforce-se pois o caminho neste setor não é fácil e somente sobrevive no mercado os que forem realmente bons.
HARDWARE: Equipamento de última geração, de preferência um Macintosh. Se tiver PC, que seja de 486 acima, memória de 16 MB acima, Winchester de 720 MB acima, tenha scanner de mesa ou birô que tenha, drive de discos transportáveis, tipo syquest ou bernoulli para transporte de dados aos birôs de fotolitos. Alto investimento.
SOFTWARE: Com completo domínio, o Pagemaker, CorelDraw!, Word for Windows, Photoshop, todos de última geração.
CLIENTES: Editoras de revistas de sua região. Faça alguns trabalhos de apresentação, crie um portfólio e leve até os clientes.
PREÇOS: Geralmente se cobra por trabalho fechado, em média 30 a 50 reais por página a 4 cores, de 15 a 30 reais por página em branco e preto, mais cerca de 5 reais por imagem scaneada.
31. SCANNER
Serviço de scaneamento de imagens realizado para terceiros. Somente é viável se você tiver, no mínimo, um scanner de mesa de 2400 dpi.
COMO FAZER: Você estará montando na verdade um mini birô de serviços gráficos. O primeiro passo é dominar totalmente o uso do scanner em todos os seus recursos. Prestará serviço de scaneamento de imagens para jornais, revistas, editoras, gráficas, etc. Você recebe a imagem e os disquetes, faz o scaneamento, grava a imagem scaneada no formato desejado pelo cliente, usando a compactação que ele preferir, e devolve gravada em disquete.
HARDWARE: A partir do Pentium 100, scanner de mesa .
SOFTWARE: Pagemaker, CorelDraw!, Photoshop, para serviços mais requintados de tratamento de imagens.
CLIENTES: Editoras de jornais, revistas, gráficas, agências de publicidade, etc. Para contactá-los use visitas pessoais ou mala-direta.
PREÇOS: Um serviço de scanner até o formato A4 em 2400 dpi está custando entre 15 e 30 reais em São Paulo. Scaneando cerca de 3 imagens/dia, o que ocuparia cerca de uma hora por dia, totalizando 80 trabalhos/mês, você teria um rendimento extra de cerca de R$3.600,00 mensais, já que o scaneamento não tem despesa nenhuma além da aquisição do equipamento.
32. SERVIÇOS CONTÁBEIS
Se você tem conhecimento em contabilidade, tenha um rendimento extra executando serviços para empresas ou escritórios de contabilidade com excesso de trabalho. Mas veja, este tipo de trabalho requer conhecimentos básicos de contabilidade. Não se aventure se não os tiver.
COMO FAZER: Folha de pagamento, balanços, planilhas, lançamento de registros, etc., são milhares de rotinas contábeis que podem ser executados em seu micro para terceiros. Se algum escritório está com excesso de trabalho, é comum contratar serviços de free-lancer para colocar estes trabalhos em dia. Você deve ter softwares específicos para estes trabalhos, de acordo com o sistema utilizado pelo escritório, ou ele mesmo fornece cópias de seus softwares.
HARDWARE: Recomendável a partir de Pentium 100, impressora matricial.
SOFTWARE: Uma planilha de cálculo tipo Excell ou Lotus 1-2-3, softwares de folha de pagamento, rotinas contábeis, balanço, caixa, etc. Na maioria das vezes os clientes fornecem os softwares utilizados.
CLIENTES: Empresas grandes ou escritórios de contabilidade. Procure visitar pessoalmente, enviar mala-direta ou colocar anúncios em jornais.
PREÇOS: Cobra-se de 10 a 20 reais por hora de trabalho, ou um valor previamente contratado por um lote de trabalho.
33. SERVIÇOS DE PUBLICIDADE/FREE-LANCER
Trabalho que exige competência, criatividade e dedicação. Neste caso, você prestará serviços de free-lancer à agências de publicidade, editoras ou às próprias empresas interessadas em anunciar. Necessários sólidos conhecimentos em programas de editoração eletrônica (CorelDraw e PageMaker).
COMO FAZER: Você vai criar a partir dos esboços apresentados pelo cliente a publicidade por ele solicitada. Procure ser o mais fiel a idéia central apresentada para não ter que refazer infinitas vezes o mesmo trabalho. O trabalho publicitário exige também conhecimento absoluto do mercado de publicidade para se ter uma visão completa para realizar de forma perfeita aquilo a que se propõe.
HARDWARE: Equipamento de ultima geração, de preferência um Macintosh. Se tiver PC, que seja de Pentium 133 acima, memória de 16 MB acima, Winchester de 2 gigabytes acima, tenha scanner de mesa ou use birô que tenha, drive de discos transportáveis, tipo syquest ou bernoulli para transporte de dados aos birôs de fotolitos. Alto investimento.
SOFTWARE: Com completo domínio, o Pagemaker, CorelDraw!, Word for Windows, Photoshop, todos de última geração.Existem programas que calculam o custo do trabalho gráfico, são eles Calc Graph e o Graph-Sister.
CLIENTES: Agências de publicidade, empresas comerciais, editoras de jornais e revistas. Faça um portfólio e uma visita pessoal a cada cliente, ou mala-direta bastante competente.
PREÇOS: Ou se combina um pacote fechado, ou 20 a 30 reais por hora de trabalho.
34. TESES E MONOGRAFIAS
Alunos de universidades são obrigados constantemente a realizarem teses e monografias.
A semelhança dos trabalhos escolares fica apenas no conteúdo, que não deve ser de forma alguma alterado.
COMO FAZER: Teses e monografias tem um estética padronizada e deve ser rigorosamente seguida. Procure na biblioteca da universidade de sua cidade, um livro sobre normas para teses e monografias. Existem vários títulos. Ali estão desde especificações sobre espaçamento de linhas, quantidade de cópias, bibliografia, etc.
Dispondo de conhecimentos sobre as normas de monografias e teses você deve orientar o aluno sobre as normas quando o trabalho não está adequado.
A apresentação visual deve ser impecável, em papel branco e no formato estipulado pelas normas.
HARDWARE: Recomendável a partir de 486, impressora laser ou jato de tinta.
SOFTWARE: Word for Windows ou outro editor de textos de sua preferência.
CLIENTES: Sua divulgação deverá ser exclusivamente nos meios universitários. Faça folhetos, cartões de visita, distribua nas saídas da faculdade, faça cartazes e pregue nas escolas, e se quiser tentar ainda mais, coloque um anúncio pequeno no jornal.
PREÇOS: Como é difícil estabelecer preços para universitários ou pessoas que já tiveram contato com micros. Mas a média usada hoje é de 3 Reais por página, em ambos os casos (teses e monografias).
35. TRADUÇÃO
Esta atividade é somente para aqueles que têm um domínio completo de outros idiomas. Caso você tenha a menor deficiência não é aconselhável, já que a tradução esperada pelo cliente tem que ser fiel ao original apresentado.
COMO FAZER: Use seu conhecimento de outros idiomas para obter rendimentos extras. O serviço de tradução de textos é bastante requisitado. O trabalho básico é receber os originais de seus clientes, traduzidos fielmente, e devolver o texto no idioma solicitado. A tradução tanto pode ser do português para outro idioma, como de outro idioma para o português. Os idiomas mais solicitados são o inglês, seguido pelo espanhol (cuja procura deve crescer muito devido ao Mercosul). Documentos somente podem ser traduzidos por tradutores juramentados, registrados junto a órgãos oficiais. Você recebe o texto original do cliente e o devolve junto a tradução. Alguns tradutores em São Paulo anunciam seus trabalhos, recebem o material via fax, devolvem a tradução via fax e recebem por depósito bancário, usando os recursos modernos de telecomunicações, evitando a necessidade do encontro pessoal cliente/fornecedor.
HARDWARE: Recomendável a partir de 486, impressora laser ou jato de tinta.
SOFTWARE: Procure ter um bom dicionário eletrônico e um editor de textos de boa qualidade.
CLIENTES: Entre outros, grandes empresas, multinacionais, editoras, e uma diversidade de pessoas que necessitem de serviços de tradução. Faça cartões de visita para entregar aos clientes para divulgação, coloque anúncios em classificados.
PREÇOS: Cobra-se de 5 a 10 reais por lauda (20 linhas por 70 toques) de texto.
36. ALUGUEL DE COMPUTADOR POR HORA
Você pode reservar algumas horas por dia quando seu computador está ocioso, alugando-o para terceiros que tenham trabalhos, saibam operar mais não tenham micros. O preço médio de locação desta espécie é de 10 a 15 reais por hora. Anuncie em jornais (classificados) estaoportunidade de terceirização, onde o interessado não teria necessidade de investir na compra de micro e você lucraria com o tempo ocioso de seu aparelho.
37. CONSERTO DE IMPRESSORAS
Para quem tem conhecimentos de hardware e de impressoras. Concertar impressoras a domicílio pode ser um bom negócio, lucrativo porque se cobra um adicional de visita. As empresas preferem ter seus equipamentos consertados no local, sem retirar da empresa.
38.CONSULTORIA
Se você tem conhecimentos sólidos em informática, é analista de sistemas ou outra profissão técnica, pode prestar serviços de consultoria no setor de informática a empresas de médio e grande porte. O profissional de consultoria costuma ser muito bem remunerado e pode dispor de seu tempo para trabalhar como melhor preferir, mesmo exrcendo outras atividades. Seu trabalho consiste em orientar, identificar problemas e apresentar soluções práticas que venham beneficiar o contratante.
39. CONTRATOS IMOBILIÁRIOS
Empresas imobiliárias costumam contratar freqüentemente serviços de free-lancer para digitação de contratos de locação, venda e administração de imóveis. Procure contactar com imobiliárias de sua cidade para verificar se aceitam este tipo de trabalho. Sempre as imobiliárias fornecem seu modelo de contrato. Implante este modelo em seu micro e use sempre que for necessário, digitando apenas os nomes dos clientes, tornando o trabalho mais fácil.
40. CONVITES
Dispondo de uma impressora laser você pode imprimir convites para as mais variadas ocasiões (festas, reuniões, casamentos, eventos de toda espécie, etc.). Faça um mostruário com convites de sua criação, impressos em papéis especiais (vergê, pergaminho, etc.) e apresente aos possíveis clientes (diretores de clubes, promotores de festas e eventos, etc.).
41. CURSO DE MONTAGEM DE MICRO
Devido ao baixo preço dos componentes de uma CPU quando adquiridas em separado, existe sempre interessados em aprender a montar um micro. Se você domina esta área, pode obter rendimento extra ministrando cursos individuais a interessados, em suas horas vagas. O ideal é ir montando um micro aos poucos, e em cerca de 10 aulas de uma hora, dar uma visão completa dos componentes. O preço de um curso deste completo, varia entre 200 e 300 reais por aluno, quando aplicado individualmente ou valores inferiores quando em grupos.
42. FAIXAS E CARTAZES PARA EVENTOS
Com uma impressora matricial e um programa tipo Banner, que se encontra em qualquer shareware, você pode executar cartazes, faixas (principalmente sobre liqüidação). Não existe um preço determinado, cobre de acordo com a consciência do prestador de serviços.
43. GRAVAÇÃO DE CD-ROM
Se você estiver disposto em investir em informática, existe uma máquina importada, uma espécie de drive que efetua gravação de CD-ROM. Aqui no Brasil, são utilizadas para cópias de arquivo de dados de grandes empresas e organizações, governos, etc. A gravação de CD-ROM é uma forma eficiente de livrar a winchester e diskettes de arquivos de pouco uso. Cobra-se no mercado cerca de 20 reais para gravar um CD com 600 MB . Com cerca de 100 CD’s gravados, já se paga o investimento.
44. IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS PARA MÉDICOS
Você pode especializar-se em softwares específicos para médicos, efetuando a venda e implantação destes programas nas clínicas de sua cidade. Normalmente, estes profissionais querem ter sistemas computadorizados, mas, não têm tempo disponível, surgindo, então, este nicho de mercado. A BRASOFTWARE vende o programa AUTOCLINIC, um dos melhores para este segmento. Fone (011) 253-1588.
45. INSTALAÇÃO DE CD-ROM
A cada dia que passa milhares de usuários incorporam kits multimídia em suas máquinas. Faça um treinamento e poderá prestar serviços de instalação destes kits. A instalação é rápida, cerca de uma hora, e os especialistas cobram em média 50 reais por este trabalho.
46. INSTALAÇÃO DE PLACAS DE VIDEO-TEXTO
O sistema de vídeo-texto existe em algumas capitais (São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Belo Horizonte, Salvador e Porto Alegre). Permite acesso a inúmeros bancos de dados, consulta extratos em certos bancos, acessa o Detran e a Serasa, a Associação Comercial de São Paulo etc. Instalando placas em sua cidade pode ter um bom rendimento. Uma placa interna é a mesma do fax-modem e custa em média 250,00 e você pode ter um bom lucro instalando a placa e o software. Um dos bons software para video texto é o SoftSmart.
47. INSTALAÇÃO DE REDES
Para instalar redes de micros, há a necessidade de conhecimentos técnicos profundos sobre o tema. Se você domina esta área, pode prestar serviços à empresas que estejam formando suas redes internas. Ótima remuneração espera aqueles que se dispuserem a entrar nesta área, porém, há a necessidade de conhecimentos sólidos sobre hardware e software para operação em redes.
48. LOCAÇÃO DE CD-ROM
Os usuários de multimídia tem um grande interesse em ter novos títulos, porém o CD-ROM custa caro. Uma boa saída é a locação. A partir de 100 títulos você pode montar uma locadora de CD-ROM, tendo, dependendo do tamanho de sua cidade, um bom movimento. O esquema de locação é semelhante ao de uma vídeo-locadora, em São Paulo o preço médio de locação de CD-ROM está entre 4 e 6 reais por 2 dias.
49. LOGOTIPOS
Se você tem conhecimento de DTP (Editoração), pode prestar serviços de criação de logotipos para empresas. Há a necessidade de se ter uma ótima configuração de micro, com programas CorelDraw!, Pagemaker, impressora laser e scanner de boa qualidade. Para se criar a programação visual (logotipo em diversos tamanhos), se cobra cerca de R$ 100,00.
50. PLOTAGEM
A plotagem nada mais é do que uma impressão em tamanho grande usada normalmente para confecção de plantas de engenharia e arquitetura.
COMO FAZER: A solução completa pode ser instalada em um espaço de 5 metros quadrados, custa cerca de 9500 reais incluindo o curso de utilização do plotter e suporte técnico, e pode ser financiada em até 12 vezes.
HARDWARE: PowerMac da Apple, plotter 360C da Hewlett-Packard, programas Mac Plot Raster e Photofix e mais papel glossy film e tintas; tudo isso encontrado na Mgo Comercial f:(011) 7295-1661
SOFTWARE: Já vem incluído no pacote da Mgo Comercial
CLIENTES:Arquitetos, Engenheiros, Decoradores e usuários de programas de Cad.
PREÇOS: O preço de mercado para o metro linear plotado varia de 120 reais a 200 reais, com lucro de 100 reais por metro quadrado.
51. SERVIÇOS DE CAD
Caso você tenha SOFTWARE de desenho tipo CAD, pode prestar serviços para Engenheiros, Arquitetos, Decoradores, Indústrias, Metalúrgicas, etc., na elaboração de projetos que incluam desenho detalhado e tridimensional de objeto. Para prestar este tipo de trabalho deve-se ter sólidos conhecimentos do programa e do setor a prestar os serviços.
52. SERVIÇO DE “LIMPEZA” DE MICROS
Este tipo de trabalho foi implantado com sucesso no Rio de Janeiro, no ano passado, e consiste em dar atendimento para usuários iniciantes, que, não sabendo usar o computador, provocam um verdadeiro “caos” em seus diretórios. O trabalho consiste em tentar recuperar arquivos perdidos, deletar o excesso de arquivo inúteis, organizar a winchester e orientar o usuário quanto ao uso correto do micro. Este tipo de assessoria é cobrado por hora e a média é de 20 reais atualmente. Exige sólidos conhecimentos de softwares e sistema operacional.
53. SISTEMAS PARA DENTISTAS
Da mesma forma que você pode obter lucros prestando serviços de instalação de softwares para médicos, pode também atender a dentistas. O software mais usado pelos dentistas é o Dentist, que se encontra a venda na Brasoftware, fone (011) 3179-6900, outros tem o Senac fone (011) 236-2135 e a Soft Logic com o Dentalis fone (011) 414-6855.
54. TABELAS DE PREÇOS
Com auxílio de uma planilha de cálculos, você pode executar tabelas de preços que, junto a programas de DTP(CorelDraw e PageMaker) tornariam o visual atraente. A cada três meses, as empresas mudam suas tabelas de preços. Muitas delas descobriram as vantagens de fazer um trabalho bem editorado, destacando-se dos concorrentes. Os profissionais que trabalham com DTP(CorelDraw e PageMaker) cobram 50,00 a hora. Os clientes podem ser captados através de visitas pessoais ou mala-direta.
55. TRANSPARÊNCIAS PARA RETROPROJETORES
Fornecimento de transparências impressas a laser ou em impressoras jato de tinta, para serem utilizadas em aparelhos retroprojetores em cursos, palestrar, seminários, etc. Para conquistar clientes visite escolas, cursos, entidades organizadoras de eventos, etc., oferecendo este trabalho.
56. UPGRADE DE MICROS
A cada período de um ano, muda-se o padrão de máquinas no mercado. No início de 1994, o padrão era o 386. Hoje é o processador Pentium, 6×86 ou outra máquina que venha a surgir. Uma boa parte dos usuários aproveita a ocasião para realizar um upgrade, ou seja, trocar a placa-mãe e atualizar o micro. Pode ser um trabalho altamente lucrativo, mais ainda se você revender placas e fazer pacotes incluindo a instalação.
57. VENDA DE MICROS
Um bom lucro pode ser obtido com a revenda de micros em sua cidade. Procure contactar com fornecedores de grandes centros, observando a margem de lucro satisfatória. Utilizando-se de anúncios em jornais e de financiadoras você pode oferecer opções em diversos pagamentos, facilitando a venda e conseqüentemente aumentando o número de unidades vendidas. Para montar uma revenda de micros é necessário capital de cerca de 30 mil reais.
58. VENDAS DE PACOTES DE DISQUETES OU CD
O material de consumo que movimenta mais dinheiro dos usuários de computadores é o disquete. Muita gente tem conseguido ótimos rendimentos vendendo pacotes fechados de disquetes com desconto. Como conseguir? Existem fábricas de disquetes brasileiras, como a Verbatim e a Nipponic, que vendem os disquetes em caixas a preços reduzidos. Você tem que adquirir estes disquetes, de preferência à vista, para obter o menor preço, depois fracionar em caixas com 50 disquetes (5 caixas de 10) e vender a preço inferior que o praticado no mercado de sua cidade. Coloque anúncios em jornais e entregue à domicílio, terá um lucro interessante.
59. APOSTILAS
A realização de digitação e editoração de apostilas pode ser bastante lucrativo e é o trabalho ideal para horas vagas, pois, não há vínculos de horários rígidos.
Geralmente, o cliente solicita o trabalho e marca a entrega para algum tempo depois, e dentro deste período, você trabalhará de acordo com sua disponibilidade.
COMO FAZER: Cursos de todas as espécies fornecem aos seus alunos apostilas de estudo. Você deve procurar os cursos existentes em sua cidade oferecendo o seu
trabalho. Você pode digitar o material, editorar o texto para ficar com apresentação visual de acordo com o solicitado, entregando ao cliente as matrizes para
impressão, seja em papel ou em laserfilm.
HARDWARE: Recomendável a partir de Pentium 100, impressora laser ou jato de tinta.
SOFTWARE: Um bom editor de textos, tipo Word for Windows e programas de editoração, tipo CorelDraw! e Pagemaker.
CLIENTES: Visite pessoalmente ou faça mala-direta aos proprietários de escolas, cursos de todas as áreas que houver em sua cidade.
PREÇOS: Costuma-se cobrar de 3 a 5 reais por página em papel e até 10 reais em laserfilm para trabalhos superiores a 50 páginas. Trabalhos com quantidade inferior
podem custar mais caro.
"Ofereço este blog a todas as pessoas que estão disponíveis ao mercado de trabalho em busca de uma oportunidade de recolocação profissional, e também aqueles que não estão disponíveis mas que buscam informações do mundo corporativo. Espero que minhas postagens possam orientá-los de alguma forma, fazendo-os ver que por menor que seja, sempre há uma luz no fim do túnel, jamais desistam, sejam e permaneçam persistentes em suas buscas, acreditem em si e um dia tudo dará certo".
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