sábado, 25 de agosto de 2012

No ambiente corporativo: como ser você mesmo sem deixar de ser profissional?

Muitas pessoas acreditam que precisam se comportar como máquinas para eliminar qualquer aspecto pessoal, e assim se encaixar nos padrões corporativos. Grande engano.


A geração Y ouve o tempo todo que precisa se comportar como profissionais se quiserem ser bem sucedidos na carreira. Entretanto, muitos acreditam que isso quer dizer que precisam se comportar como máquinas, ou robôs, eliminando qualquer aspecto pessoal, ou seja, as características que os tornam únicos. Só assim poderão se encaixar nos padrões corporativos. Grande engano.
De acordo com a coach em desenvolvimento de carreira da Glassdoor, Heather R. Huhman, ser profissional no ambiente de trabalho não significa deixar de ser quem você realmente é. Inclusive, muitos empregadores têm bastante interesse no lado pessoal dos seus possíveis empregados, ainda antes de contratá-los. Afinal, ninguém quer ter como funcionário ou mesmo ser colega de trabalho de alguém que não tenha motivações pessoais, opiniões próprias e objetivos de vida.
Se você não sabe muito bem como se portar profissionalmente ao mesmo tempo em que mantém sua identidade pessoal, interesses e opiniões, confira as seguintes dicas:
Não tenha medo de cultivar e compartilhar seus interesses
Empregadores gostam de saber que seus funcionários têm uma vida pessoal ativa e excitante. Portanto, não há motivo nenhum para você esconder dos seus colegas de trabalho e mesmo do seu chefe as atividades e as questões que são de seu interesse. Se você faz parte de um clube de leitura, se é apaixonado por bandas de rock ou se está intensamente envolvido em algum grupo que luta em defesa dos direitos dos animais, deixe que as pessoas saibam. Afinal, isso faz parte de quem você é.
Profissionalismo não exige que você esconda seus interesses. Se você manter uma postura profissional no ambiente de trabalho, com ética e respeito, não há nada de errado que os seus colegas de trabalho saibam da sua vida fora do expediente. O que você faz além do trabalho, inclusive, permite que você traga novas perspectivas para o escritório, o que é visto pelas companhias como a chave da inovação e do sucesso.
Compartilhe suas opiniões – mas saiba quando ter cuidado
Nossas opiniões, valores e ideias sobre o mundo que nos rodeia fazem parte de quem somos. É um engano ter medo de compartilhar suas opiniões no ambiente de trabalho, seja o que você achou do último filme do Woody Allen, das novas medidas do governo para estimular a economia, ou do último lançamento da Apple.
É possível se expressar ao mesmo tempo em que mantém o profissionalismo. A chave é nunca entrar em brigas ou discussões, querendo provar que sua opinião é a melhor ou a certa. Além disso, é sempre bom evitar aqueles assuntos clássicos, que normalmente motivam discussões calorosas, como política e futebol.
“Ir ao trabalho todos os dias não significa que você tem que esconder seus pensamentos e sentimentos”, diz Heather.
Procure descobrir o que os outros pensam
Assim como você tem seus valores, opiniões e interesses, seu chefe e colegas de trabalham também os têm. Tente descobrir o que é importante para as pessoas que te rodeiam, você pode descobrir que são bastante parecidos.
O escritório não deve se tornar em um local onde você se sinta restrito ao limitado. Muito pelo contrário. Deve ser um local onde um grande número de pessoas, com interesses e opiniões próprias, interaja para fazer um trabalho melhor e propor novas soluções, resultado de suas perspectivas individuais.

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