terça-feira, 7 de agosto de 2012

5 passos para criar um currículo que será notado

Evitar que o seu currículo vá direto para o lixo pode ser difícil, mas com algumas técnicas é possível. Confira quais são os 5 passos para criar um currículo que chame a atenção dos recrutadores
Conseguir um emprego nunca foi tarefa fácil. Uma série de fatores pode prejudicar você nesse momento, como a concorrência, as dificuldades do mercado e até mesmo a descrição do cargo. Mas um dos erros mais prejudiciais para a sua carreira, e que é percebido por pouquíssimas pessoas, é o seu currículo.
Pode não parecer, mas um currículo bem feito faz toda a diferença na hora de se candidatar para uma vaga. Com a quantidade de candidatos se inscrevendo para o mesmo cargo, em muitos casos, os recrutadores sequer leem o seu currículo do começo ao fim. Portanto é necessário que você tenha um CV de fazer inveja para que tenha uma chance.
Mas um currículo invejável não significa apenas muitas referências e tempos longos de serviço. Organização e informações relevantes também contam pontos a seu favor. Confira os 5 passos para criar um currículo que certamente será notado pelos recrutadores:

1. Desenvolva uma lista de palavras-chave relevantes 
A lista deve ser composta de palavras ou frases que identifiquem as suas habilidades únicas que podem ser úteis na sua profissão ou mercado de trabalho. Infelizmente não existe uma ciência exata quando se trata de identificar essas palavras, mas você pode usar algumas estratégias para descobri-las. Pense em descrições de cargos, sites de associações profissionais, recrutadores especializados na sua área, sites de empresas, etc. Essas são ferramentas que podem ajudar você a entender melhor o que o gerente de contratação espera dos candidatos.

2. Use um cabeçalho padrão 
O topo do seu currículo pode ser padronizado e deve incluir o seu nome completo, seu endereço, todos os seus telefones de contato e o seu endereço de e-mail. Dessa maneira o recrutador terá todas as informações necessárias sobre você ao alcance da mão. Acredite, se ele tiver de procurar esse tipo de informação sobre você durante o desenvolvimento do seu currículo, provavelmente irá desistir antes mesmo de chegar à metade do documento.

3. Crie um sumário personalizado
Use as palavras-chave que você selecionou no primeiro passo para construir um sumário personalizado, com frases e pequenos “briefings” sobre as suas qualidades mais notáveis, assim como suas habilidades e conquistas. Esse sumário deve vir logo abaixo do seu cabeçalho e pode conter frases ricas como “anos de experiência”, “combinação única de habilidades”, “conquistas profissionais significativas”, etc.

4. Fique atento à formatação 
Lembre-se de que um currículo se trata de um documento e que o objetivo dele é alavancar a sua carreira, portanto, mantenha o profissionalismo inclusive na formatação. Esqueça fontes divertidas e coloridas, não tente ser inovador demais quanto à disposição das informações, etc.

5. Siga o padrão 
Se formatar um currículo pode ser um problema para você, prefira a segurança do padrão. Um bom currículo deve facilitar a leitura do recrutador, portanto, lembre-se de não usar mais que dois tipos de fonte, varie os tamanhos apenas entre 10 e 12, deixe alguns espaços em branco, prefira que os intertítulos tenham uma fonte maior, em negrito ou com todas as letras maiúsculas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.