Para muitas pessoas, identificar a vocação não é algo difícil, já que elas percebem essa inclinação desde mais jovens. A vocação também pode ser vista como uma aptidão natural e é aquilo que mais se encaixa com você, tanto pessoal quanto profissionalmente. É interessante conseguir definir qual seria sua vocação antes de escolher a carreira, pois ambas podem se relacionar com bastante profundidade. Em outros casos, porém, a vocação se estabelece exclusivamente para a prática de um hobby ou hábito.
Separamos cinco passos que podem ajudá-lo a identificar sua vocação; confira:
Tempo e paciência
Mantenha em mente que identificar sua vocação é apenas o primeiro passo. Depois disso você levará tempo para entendê-la e moldá-la de acordo com as necessidades e qualidades exigidas pelo mercado de trabalho.
Explore
Não espere que sua vocação vá até você; tome a iniciativa e pesquise as opções disponíveis. Isso pode envolver diversas atividades, como testes vocacionais, cursos de orientação profissional, conversas com pessoas que atuam na área e vivenciar a experiência do trabalho em questão.
Estabeleça um plano
Estabelecer planos e metas para encontrar sua vocação é uma ótima maneira de avaliar seu desempenho e progresso. Isso também pode ajudá-lo a eliminar opções e eleger as mais destacáveis.
Parta para a ação
Durante sua pesquisa, é importante que você não se apegue exclusivamente à teoria, mas também conheça as práticas daquilo que pretende fazer. Muitas vezes sua ideia é muito diferente da realidade e pode gerar frustrações desnecessárias.
Avalie seu desempenho
Como dissemos anteriormente, seu plano pode ajudá-lo a avaliar seu progresso. Além disso, conversar com as pessoas que acompanham sua trajetória também é uma ótima maneira de saber o que poderia ou não servir para você como profissional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.