quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Dicas para conseguir um emprego para o qual você não está qualificado

O emprego dos seus sonhos parece difícil demais? Não há razões para se desesperar, confira 3 dicas para conseguir um emprego para o qual você não está qualificado

Conseguir ser contratado para um emprego para o qual você não está qualificado é uma das habilidades mais importantes que você pode ter para manter sua vida profissional interessante. Pois se você só aceita e/ou se candidata àqueles sobre os quais você já tem conhecimento, sua curva de aprendizado se torna medíocre e isso pode fazer com que o seu trabalho seja entediante.


Confira 3 dicas para conseguir um emprego para o qual você não está qualificado


1. Crie projetos diversos
Para conseguir mudar de área facilmente é necessário que o seu currículo seja variado. Por isso, trabalhe com projetos diferentes ao longo da sua vida. Por exemplo, é possível, sim, fazer duas coisas ao mesmo tempo se estivermos falando de longos períodos. Você pode criar projetos de marketing enquanto estiver trabalhando com administração. Você pode aprender francês, mesmo tendo seu próprio restaurante. Quanto mais você variar suas especialidades e projetos, mais versátil você será e menos entendiante será sua vida.


2. Formação e educação
É importante que você leve a sério sua educação e tome as rédeas dela. O escritor romântico brasileiro autor do famoso livro "A Moreninha", Joaquim Manuel Macedo, era médico. Entretanto, ele abriu seus horizontes e estudou coisas variadas. Ou seja, não importa qual a sua formação, a sua educação é você quem escolhe. Nada impede que você leia demasiadamente sobre um assunto e, sem querer, especialize-se nele. Lembre-se de que o mercado de trabalho nem sempre procura doutores em um certo assunto, mas alguém que faça acontecer e que saiba resolver o problema.


3. Candidate-se
Não é recomendável que você saia distribuindo currículos. Afinal, chegar numa entrevista totalmente desqualificado e nervoso pode sujar o seu nome e não se sabe quem você encontrará pela frente. É importante sempre deixar uma boa impressão por onde você passa. No entanto, isso não quer dizer que você não possa variar os lugares para os quais você quer se candidatar. Garanta que seus empregadores antigos recomendem você e, se possível, escreva uma boa carta explicando o porquê quer trabalhar na tal empresa. Na maioria das vezes, o gerente e o RH não sabe completamente o que demandar do candidato. Isso faz com que a sua contratação dependa muito mais da impressão que você passa na sua entrevista do que de um MBA ou uma pós-graduação em tal assunto. Fale sobre o que você já fez, conquistou e até onde chegou. Quando perguntarem sobre o que você não sabe, esclareça que está mais do que disposto a aprender o que você não domina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.