Quando se trabalha em um escritório é inevitável ouvir alguns dos colegas de trabalho – ou até mesmo você – disparando aquelas famosas frases prontas para justificar uma ou outra atitude. Mas usar esses clichês não é simplesmente irritante.
Esse tipo de comportamento mostra muito mais do que o seu conhecimento sobre ditados populares. Ele mostra que você é uma pessoa preguiçosa, do tipo que acha mais fácil justificar um erro do que tentar consertá-lo.
Confira alguns dos clichês de trabalho que podem provar que você é preguiçoso:
1. “Não trabalhe duro, trabalhe de forma inteligente”
Quando você diz coisas desse tipo dá a entender que as pessoas ao seu redor são burras. Além disso, desvaloriza o trabalho delas sugerindo que seja lá o que elas estejam fazendo, você poderia fazer em um tempo muito menor e desprendendo muito menos esforço. Resumindo, depois de dizer isso as pessoas vão, basicamente, odiar você.
Se você conhece alguma maneira mais eficiente de fazer algo, mostre ao seu colega como. Não faça afirmações desse tipo se você não pretende oferecer ajuda aos seus colegas detrabalho. E, mais que isso, reconheça que algumas vezes a única coisa a ser feita é trabalhar duro.
2. “Não existe EU na equipe”
É claro que existe. Na verdade, existem muitos EUs em uma equipe e você deve valorizar isso. São as habilidades individuais de cada um dos membros do time que fazem com que ele seja bem-sucedido e conquiste as metas da maneira mais eficaz possível. Os melhores times são aqueles que misturam as melhores habilidades de cada um dos seus componentes.
Se você quer trabalhar em uma equipe vitoriosa, pare de se esconder atrás de outros integrantes e mostre quais sãos as suas próprias habilidades. Você precisa saber que é possível conquistar os seus próprios objetivos mesmo fazendo parte de uma equipe.
3. “Não era para ser”
Seja honesto: você realmente acredita que o destino tem algo a ver com as suas conquistas? Se alguma coisa deu errado em algum projeto profissional, não culpe o destino, encontre o que deu errado e aprenda com isso.
“Não era para ser” é a desculpa preferida de pessoas preguiçosas e, mais que isso, pessoas que têm medo de assumir a responsabilidade por seus próprios erros.
4. “Provavelmente isso não é o que você queria ouvir”
Ouvir notícias ruins deixa as pessoas desanimadas, todo mundo sabe disso. Mas quando você diz algo que a pessoa “provavelmente não quer ouvir” está jogando o problema para ela. É como se você dissesse que a culpa não é sua por ser o portador das más notícias, mas sim da pessoa que as está recebendo por não gostar delas.
Assuma suas decisões ou os problemas causados por você. Se você cometeu um erro ou tomou uma decisão que vai interferir nos planos de outras pessoas, aceite isso e conte a ela de maneira profissional, deixando claro todos os seus motivos.
5. “Percepção é realidade”
É claro que a maneira como você percebe as coisas é, de certa forma, a sua versão da realidade. Mas você precisa ter em mente que da mesma forma que você tem a sua própria versão da realidade, as outras pessoas também têm as delas.
Por isso o ideal é que você tire os sentimentos da frente e pense nos problemas – ou nas soluções para eles – de maneira racional, procurando todos os lados da situação.
6. “Nós queremos o seu feedback”
É possível encontrar esse tipo de comportamento onde você for: sites, reuniões, empresas... Mas isso dá a você uma postura passiva. É muito fácil esperar que as pessoas digam as coisas sobre você, especialmente se você sabe que as chances de ouvir críticas são grandes.
Não espere que as pessoas se lembrem de comentar o seu desempenho, vá até elas e questione-as. As pessoas que realmente querem feedback sobre seu desempenho assumem a responsabilidade por ele. Isso mostra interesse.
7. “Faça agora e se desculpe depois”
Esse tipo de comportamento não caracteriza você como uma pessoa inovadora que aceita correr riscos. Na verdade, agir dessa maneira mostra que você é uma pessoa preguiçosa e presunçosa, que acredita que a sua opinião tem mais valor que as demais.
Se as pessoas não gostam da sua ideia, provavelmente o problema é com você e não com elas. Portanto, tente não passar por cima das decisões do grupo e aceite que você não teve uma ideia tão boa quanto acreditou que ela fosse.
8. “Fracasso não é uma opção”
Esse tipo de frase e comportamento é usado, em geral, por líderes que se frustram e querem encerrar as discussões acerca de um projeto ou objetivo aparentemente impraticáveis. O problema é que o fracasso é sempre uma das possibilidades e rejeitá-lo não vai fazer com que ele desapareça.
Portanto, se você tem uma sugestão discutível procure justificá-la com argumentos válidos, como dados, exemplos ou até mesmo gráficos. Mas apelar para esse tipo de frase vai mostrar aos seus colegas que você não sabe como defender suas ideias.
9. “Não vamos reinventar a roda”
Esse clichê é usado sempre que um dos integrantes da equipe não quer desprender o esforço necessário para um projeto que já tem similares. Mas quem disse que a sua roda reinventada não pode ser melhor do que a anterior?
Se você não está disposto a encarar o esforço necessário para um projeto simplesmente assuma isso. Provavelmente os seus colegas não vão gostar da sua atitude, mas eles já vão fazer isso de toda forma se você usar uma frase desse tipo. Procure estar mais aberto às sugestões.
10. “As coisas são como são”
Quando você diz que “as coisas são como são” os seus colegas escutam “eu sou preguiçoso demais para tentar fazer algo diferente, então, por Deus, parem de falar sobre isso”. E essa provavelmente não é a imagem que você pretende passar.
Todo mundo sabe que as coisas são como elas são, mas isso não significa que você não possa transformá-las. Quando se fala em crescer profissionalmente a máxima é essa: transformar o que as coisas são no que você gostaria que elas fossem, portanto, aplique isso na sua vida profissional.
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