terça-feira, 9 de abril de 2013

Os piores funcionários são os mais engajados em 42% das empresas


Na contramão de muitas premissas motivacionais, um estudo publicado no site da revista Forbes revela que em 42% das empresas, os profissionais com desempenho fraco no emprego são os mais engajados. Em contrapartida, os funcionários com desempenho médio e alto têm a menor motivação para irem trabalhar.
Isso porque, de acordo com o estudo realizado com 207 empresas, os melhores funcionários tendem a esperar mais desafios. Por já terem superado os obstáculos do seu trabalho e o exercerem com facilidade, eles se sentem mais depreciados com as funções e começam a procurar outras oportunidades.
Já aquela pessoa com fraco desempenho ainda tem o desafio de se tornar mais produtiva e se sente despreparada para procurar oportunidades em outras empresas.
O problema vem de cima
Segundo o CEO da Leadership IQ, empresa resposável pelo estudo, Mark Murphy, esse problema afeta empresas que não sabem aplicar os ensinamentos básicos de uma boa liderança.
“Chefes devem ser claros sobre os padrões de desempenho e transparentes sobre o que eles esperam de seus funcionários. Deve haver o que chamamos de 'responsabilidade meritocrática', no qual funcionários de alto desempenho são regularmente reconhecidos e recompensados com elogios, promoções e aumentos”, afirmou ao site.
Mesmo sendo difícil identificar o que a empresa espera de um funcionário qualificado, é preciso atentar para acabar não perdendo esse profissional, ressaltou a publicação norte-americana. Para Murphy, os chefes devem ter conversas mensais com essas pessoas para delegarem novos desafios e descobrirem o que as motivam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.