terça-feira, 2 de abril de 2013

Como usar o trabalho voluntário para conseguir um emprego


Ganhar experiência através do trabalho voluntariado pode te ajudar a encontrar a tão sonhada vaga de emprego. Mais de 63 milhões de pessoas regularmente, em todo mundo, participam de algum tipo de atividade voluntaria em suas comunidades locais e/ou organizações sem fins lucrativos. Não é apenas a instituição que ganha com o seu trabalho, mas o voluntário adquire  por meio do seu trabalho uma variedade de habilidades e experiências, antes não imaginava ter, que podem aumentar suas chances de encontrar um emprego efetivo.
O trabalho voluntário às vezes funciona até melhor do que uma agência de emprego. Ele possibilita o firmamento de contatos que podem indicar uma nova vaga em sua área de atuação. Além disso, se você está em busca de uma chance de trabalho em uma escola de ensino infantil ou fundamental, por exemplo, você pode ir até uma escola e propor um trabalho voluntário como tutor. Defina também um plano de ação de como encontrar uma vaga de emprego, isto irá ajudar a você a definir as empresas para estabelecer o primeiro contato.

Importância do trabalho voluntário

como trabalhar em banco Como usar o trabalho voluntário para conseguir um emprego
Trabalho voluntário.
Dessa forma, considere o tipo de carreira que você deseja seguir e escolha uma organização, entidade ou instituição que apoia a profissão e veja se ela desenvolve algum tipo de ação voluntaria. Depois de um relacionamento positivo e estabelecido entre você e a instituição, o coordenador do trabalho voluntário poderá indicá-lo algum contato em uma empresa de sua área e, ainda, fazer boas indicações.
Não trate o voluntariado como apenas uma atividade não remunerada. Prove que você tem uma boa ética de trabalho, demonstrar o compromisso e ir acima e além do que cumprir os deveres assumidos. Esforce-se para ser um comunicador eficaz com os líderes da instituição e funcionários. Principalmente, que provavelmente na hora de uma entrevista de emprego para um trabalho pago, você irá precisar de boas referências ou de uma carta de recomendação, e estas boas indicações podem surgir de onde você trabalhou como voluntário.
Ao participar deste tipo de trabalho, liste as habilidades obtidas enquanto esteve na instituição em seu currículo. Veja a seguir algumas dicas de como fazer currículo. Experiência relevante não tem de ser adquirida apenas a partir de um trabalho remunerado. Ao enviar seu currículo para as empresas não deixe de pontuar as suas realizações como voluntário. Com certeza os recrutadores irão ver com bons olhos a sua atuação.
Não se esqueça de indicar a sua formação, desenvolvimento profissional, tarefas de liderança e horas de serviço, dedicadas ao voluntariado. Do mesmo modo, no momento da entrevista de emprego, caso exista a oportunidade, fale sobre o trabalho desenvolvido. Pois estes pontos podem fazer toda diferença na hora da avaliação do seu currículo. Atualmente, as empresas enxergam em profissionais que já participaram de programas de voluntariado como possíveis colaboradores que irão vestir a camisa da empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.