Ah, o prazer de assistir a um bom filme. E quando ele estimula a reflexão então, melhor ainda. Trabalho em equipe, exemplo de liderança e superação. Sem dúvida, há aqueles filmes que não devem deixar de ser vistos para melhorar nossa carreira.
Confira a indicação de alguns longas para aguçar sentimentos, relembrar valores, sonhos e para guiar a vida profissional, de acordo com Marcela Butazzi, sócia da MB Coaching; Silvio Celestino, sócio-fundador da Alliance Coaching; e Elaine Saad, vice-presidente da ABRH-Nacional.
A Firma (The Firm – 1993) Durante a carreira o profissional não tem condições de escolher 100% as pessoas com que irá trabalhar. Conviver com pessoas de má índole não é nada impossível. O filme mostra que para “ganhar” de profissionais assim é preciso estreitar o jogo e conhecer muito bem suas regras.
Sinopse: Um jovem advogado, casado e recém formado em Harvard é seduzido a entrar numa grande firma de advogados de Memphis. Aos poucos vai descobrindo a sinistra verdade por trás da fachada de luxo e grandeza.
A Procura da Felicidade (The Pursuit of Happyness – 2006) Esse longa traz lições de determinação, firmeza de propósito e o conceito de resiliência, ou seja, a capacidade de superar desafios, de vencer as adversidades. Fatores fundamentais para a carreira.
Sinopse: No início dos anos 80, um desempregado recém-separado fica com a custódia do filho e, se perspectiva, decide arriscar-se trabalhando no mercado de valores.
Coração valente (Braveheart – 1995) Sobre o aspecto do líder, o filme mostra que quem lidera se identifica muito como os seus liderados. É um tipo de liderança com maior proximidade. Vale a pena observar a competência que eles mostram a gestão do “chefe” ligada ao crescimento e resultados do grupo.
Sinopse: Após perder sua esposa (morta por soldados ingleses), o escocês William Wallace (Mel Gibson) lidera uma revolta em busca de uma vingança pessoal e da liberdade da Escócia.
Gladiador (Gladiator – 2000) Quando temos nossos objetivos bem definidos e iniciamos o plano de ação para atingi-lo fazemos isso com convicção: ser o ganhador, sem considerar qualquer outra opção.
Sinopse: Maximus (Russell Crowe) é comandante do exército romano e em meio à uma disputa pelo trono de Marcus Aurelius (Richard Harris), Commodus (Joaquin Phoenix) – seu filho – mata seu pai e assume a coroa ordenando a morte de Maximus.
O Diabo Veste Prada (The Devil Wears Prada – 2006) Nesse filme as pessoas ficam tão ligadas na atuação de Meryl Strip como a megera Miranda – que trata de forma abominável seus funcionários – que perdem a transformação da protagonista, Andy (Anne Hathaway). Alguém que não entendia e não valorizava nada no mercado de moda se transforma e se adequa as exigências do segmento que escolheu trabalhar e dá conta do recado. Com isso se tornou a principal profissional da empresa, admirada inclusive por sua temível chefe.
Sinopse: Uma jornalista iniciante está à procura de emprego e é contratada pela revista de moda mais famosa para ser assistente da editora mais poderosa – e implacável – do mundo.
O Discurso do Rei (The King’s Speech – 2010) Para se desenvolver na carreira é preciso ser um profissional treinável. Não adianta contratar um coach, se não pretende seguir suas orientações. O filme mostra a humildade do rei diante da dificuldade de falar em público em buscar ajuda e, por meio de um método conduzido por seu coach, desenvolver-se.
Sinopse: Após a morte de seu pai, o rei George V, e a abdicação escandalosa do Rei Eduardo VIII, Bertie, que sofre de um problema de fala debilitante toda a sua vida, de repente é coroado rei George VI da Inglaterra.
O Mensageiro (The Postman – 1997) Também sobre liderança, ele reforça muito o exemplo do bom líder. O longa fala sobre a reconstituição do governo norte-americano e mostra figuras de líderes que, mesmo sem querer, foram eleitos pelas as pessoas para coordenar esse movimento de reconstrução. O líder é capaz de inspirar as pessoas, lutar por uma causa, ser transparente e isso é bem mostrado no filme.
Sinopse: Depois de uma guerra destruidora nos Estados Unidos o país tenta se reerguer. As pessoas lutam pela sobrevivência, contra a fome e contra os malfeitores. Até que um andarilho (Kevin Costner) começa a mudar o rumo da história.
O Segredo (The Secret – 2006) O Segredo é a lei universal da atração magnética e revela o mistério de usar o poder da mente. Ou seja, com singelas modificações nos pensamentos e hábitos, você pode vivenciar o prazer de viver positivamente. Em pouco tempo, você descobre que é o que come, pensa, age e é reflexo das suas ações com si próprio e para com os outros. É uma lição de casa no quesito autoconhecimento em prol da vida pessoal e profissional.
Sinopse: Documentário que defende a tese de que os gênios da humanidade compartilham o “segredo” de uma atitude positiva frente à vida.
Uma secretária de futuro (Working Girl – 1988) O filme apresenta para o expectador que é preciso persistência para evoluir na carreira. Resiliência para aguentar as quedas e retomar as ações. Saber lidar com pessoas que não jogam pelas regras do jogo. E a importância de saber aproveitar as oportunidades que surgem – como em uma cena ao final do filme, na qual a personagem principal, Tess, explica a um empresário como sua ideia surgiu e que ela foi roubada por sua chefe.
Sinopse: Tess McGill é a secretária ingênua, mas ambiciosa. Ela começa a trabalhar para uma executiva sem escrúpulos, Katherine Parker. Acaba se envolvendo com o homem pela qual a chefe se interessava e aprendendo as manhas de como subir na vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.