No mercado de trabalho as mulheres vêm se destacando por suas habilidades. Os homens bem que tentam, mas não conseguem ajustar algumas competências que já são descritas como "tipicamente femininas"
O empoderamento das mulheres é um assunto que constantemente vem à tona nas rodinhas de colegas de trabalho. Afinal, o sexo feminino tem dominado o cenário empresarial e já não há mais aquele pesar sobre as múltiplas jornadas. Mulheres conquistaram, sim, um lugar ao sol e têm ocupado cargos cada vez melhores. Esse "avanço" na carreira não é mérito somente de anos de dedicação aos estudos, mas também da "mãozinha" que algumas habilidades tipicamente femininas têm dado ao sucesso na carreira.
De acordo com o psicólogo e mestre em Cognição Humana, Fernando Elias José, é muito sadio reconhecer as diferenças entre as competências de cada sexo, mas não é preciso promovê-las. "Quando mulheres e homens aprenderem a trabalhar juntos conseguirão resultados mais positivos. É válido pontuar as dificuldades e as diferenças, mas o equilíbrio só vem quando conseguirmos lidar com isso de maneira natural", explica.
Para Lois Frankel, doutora em Psicologia, presidente da empresa de consultoria Corporate Coaching International e autora do livro Mulheres lideram melhor que homens (Editora Gente), a hora de apostar nas mulheres, pois algumas habilidades femininas se encaixam perfeitamente no novo conceito de liderança que as empresas buscam atualmente. Veja, então, na opinião de especialistas, quais são as principais características que as mulheres desenvolvem melhor do que os homens e algumas dicas para não passar do ponto e pecar pelo excesso.
Intuição
Porque é valorizada: Por causa da velocidade e da quantidade de decisões que precisam ser tomadas nas empresas. "O homem, em geral, quer ter maior segurança baseada em seu conhecimento antes de tomar uma decisão", avalia Silvio Celestino, sócio da Alliance Coaching.
Na medida: Cuidado para não tomar decisões sempre pautadas por intuição. Fundamentos e experiência também são importantes. E a intuição em momento inapropriado pode causar mais problemas do que soluções.
Inteligência emocional
Porque é valorizada: Para se conquistar pessoas é importante que o líder saiba gerar empatia. "Normalmente, os homens são estimulados desde cedo a competir e provar que são os melhores, não necessariamente observando a real necessidade de colegas", observa Danilo Afonso, gerente de Marketing e Projetos do IDORT - Instituto de Organização Racional do Trabalho.
Na medida: Cuidado para não ser compreensiva demais e deixar o resultado no segundo plano. Equilíbrio entre razão e emoção é que fazem os resultados de curto e longo prazo ocorrerem.
Organização
Por que é valorizada: Garante a otimização dos recursos e a entrega dos resultados. De acordo com Danilo, os homens são incentivados, desde cedo, a agir muito e pensar pouco.
Na medida: Não lotar a agenda todos os dias da semana, deixando espaço para os imprevistos.
Autodesenvolvimento constante
Porque é valorizada: As transformações do mundo exigem que todos tenham grande interesse no aprimoramento contínuo. Silvio Celestino explica que alguns homens consideram que já aprenderam o bastante e usam seu conhecimento, por vezes, desatualizado.
Na medida: Atenação para não sobrecarregar a agenda com cursos em momentos inapropriados.
Preocupação com detalhes
Porque é valorizada: Em um mundo intenso em comunicação, um deslize na empresa pode provocar sérios danos à sua imagem. Segundo Silvio, a maioria dos homens não entra em muitos detalhes. Exceto na sua área de especialização.
Na medida: O perfeccionismo pode ser desmoralizador e causar muito estresse.
Busca por excelência
Porque é valorizada: As empresas querem atingir mercados premium, onde margens são maiores. Os homens, de acordo com Silvio Celestino, buscam resultado em termos de entrega.
Na medida: Cuidado para não querer resultados impossíveis de ser atingidos e se punir por isso.
Tenacidade
Por que é valorizada: Garante a motivação ou produtividade, mesmo em contextos difíceis e complexos. "A sociedade é historicamente masculina e oferece mais oportunidades aos homens do que a mulheres, ou seja, elas têm que brigar mais", diz Danilo.
Na medida: Lazer! É preciso ter hobbies e atividades paralelas ao trabalho, para que não entremos em um processo sofrido onde só se obtém satisfação quando se termina uma tarefa, mas o sofrimento recomeça logo em seguida, pois começa a cobrança pela entrega de outra tarefa.
Busca por referências
Porque é valorizada: As empresas precisam de pessoas que sejam modelos de valores, ética e comportamento. "Os homens, em geral, focam somente em outros homens bem-sucedidos como modelo", afirma Silvio.
Na medida: Apesar de buscar modelos constantemente, perceba quando você mesma for uma referência para alguém. Essa é a hora de assumir o papel de conselheira e de desenvolvedora de outras pessoas.
Maior preocupação com a imagem
Porque é valorizada: As empresas precisam de profissionais que possam representá-las apropriadamente em eventos.
Na medida: Imagem sem conhecimento não é suficiente. É preciso ter conteúdo.
Multidisciplinaridade
Por que é valorizada: Permite executar diversas tarefas e atuar em vários projetos simultaneamente. "Os homens costumam focar em apenas um assunto por vez e não "largar" o osso enquanto não terminam, às vezes por orgulho", ressalta Danilo.
Na medida: Ter pastas onde sejam arquivadas cada uma das informações de cada tarefa, de maneira que os assuntos não se misturem, nem que alguns sejam esquecidos com o tempo.
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