Especialistas apontam que o ideal é pesquisar bastante e manter discrição na busca.
O ano de 2013 se mostra ótimo para quem deseja mudar de área profissional ou de emprego. Segundo Brizola Neto, ministro do Trabalho, este ano terminará com mais de 2 milhões de novos empregos formais. O número é resultado das informações obtidas na relação anual de informações sociais (RAIS). No entanto, Sheila Motta Sanches, profissional de RH da QuickyTravel, afirma que quem deseja mudar de emprego deve agir com cautela e medir o peso da causas que o motivam a trocar de emprego e principalmente se certificar que o mesmos problemas não ocorrem na empresa para qual se pretende mudar. Veja algumas dicas que podem auxiliar o processo da busca e da troca de empregos.
1. Liste as causas da insatisfação
Coloque na ponta do lápis todas as causas que o motivam a sair da empresa atual. Seja o desejo de aumentar o salário, de diminuir o trajeto percorrido da casa ao trabalho, ou mesmo procurar uma empresa que atenda a outras necessidades profissionais; não importa se o motivo aparentemente seja bobo, identificá-lo é fundamental para que o futuro emprego seja satisfatório e para que o processo de transição ocorra da melhor forma possível.
Saiba que conhecer os problemas da empresa não basta, é preciso traçar e estar ciente de seus objetivos profissionais. Muitas vezes, profissionais ficam frustrados com seus novos empregos justamente por não estarem cientes do que realmente buscavam com a troca do ambiente de trabalho.
3. Converse com seu chefe
Procure conversar com seu chefe sobre as possíveis maneiras de reverter sua insatisfação, no entanto tenha cautela na conversa e não diga que pretende mudar de emprego. Aponte ao seu chefe o cargo que deseja ocupar e pergunte quais capacitações são necessárias, caso a pretensão seja o aumento salarial por exemplo.
4. Liste possíveis empresas
Liste e aprenda mais sobre as empresas onde deseja trabalhar. Procure saber se os problemas existentes em sua atual empresa não existem na empresa almejada.
5. Desconfie de milagres
Desconfie das ofertas das empresas concorrentes ou mesmo empresas que prometem um salário muito superior ao seu atual. Lembre-se que na maioria das empresas o salário é proporcional ao cargo e à quantidade de tarefas, se a empresa oferecer um salário muito superior pelo mesmo cargo é bem provável que o número de tarefas seja muito maior também.
6. Não espalhe para seus colegas de trabalho
Evite fofocas entre seus colegas de trabalho, portanto não comente com outros funcionários sua intenção em trocar de emprego. O chefe poderá se sentir traído caso saiba por terceiros da sua decisão.
7. Seja honesto
Na entrevista na empresa pretendida seja honesto, não para apontar os lados negativos da empresa atual, mas sim para deixar o novo empregador ciente das suas responsabilidades pessoais e profissionais anteriores. Muitas vezes o clima do novo emprego se desfaz muito rápido simplesmente porque a expectativa nas primeiras semanas de atuação não é correspondida.
8. O chefe é o primeiro a saber
Comunique primeiramente ao seu chefe a sua decisão de deixar a empresa. Lembre-se que se ele souber por terceiros poderá se sentir traído e trazer complicações quanto ao seu desligamento. Mas só comunique a sua saída após ter seu novo emprego 100% confirmado, o clima na empresa ficará muito ruim caso haja necessidade de voltar atrás com o pedido de demissão.
9. Permita que a empresa se adapte à sua saída
Estabeleça um prazo para a sua saída, o objetivo é permitir que a empresa se adapte a sua ausência. Lembre-se de negociar um prazo de duas ou três semanas para inicio de suas atividades com o seu novo empregador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.