terça-feira, 5 de março de 2013

Planejar é preciso



O planejamento, se não é garantia de sucesso, pode minimizar situações indesejadas no dia a dia das empresas e até em nossa vida pessoal. Nos exemplos a seguir, essa afirmação fica evidenciada: Há algum tempo, o casal, Sr. Martins e Dona Valentina resolveu fazer uma viagem de férias. Idealizaram a viagem dos sonhos, entretanto, por falta de planejamento, alguns aborrecimentos aconteceram: 

1º - Não mensuraram a quantidade necessária de dinheiro para a viagem;


2º - Chegaram atrasados ao aeroporto para realizar o check-in e quase perderam o voo;

3º - Perceberam, ao chegar à cidade destino, que não anotaram o endereço do hotel onde ficariam hospedados; 

4º - Levaram uma quantidade excessiva de roupas para uso em um único final de semana. Resultado: tiveram que pagar excesso de bagagem. 

Sr. Danilo Andrade, após 23 anos de trabalho em uma grande empresa, aposentou-se e resolveu montar seu próprio negócio. Por falta de um plano de negócios que contempla, dentre outros itens, um estudo detalhado de mercado, a elaboração de um plano de marketing, planejamento de vendas e planejamento financeiro com definição do capital de giro, despesas fixas e variáveis, após dois anos de funcionamento a empresa fechou as portas. 

As histórias contadas acima são fictícias. Qualquer semelhança com nomes, pessoas ou algum acontecimento real é mera coincidência. Engana-se quem pensa que esses fatos não são corriqueiros. É comum pequenas, médias e até mesmo grandes empresas pecarem no quesito planejamento e, fatalmente, enfrentarem dificuldades no mercado, que, aliás, a cada dia está mais competitivo. 

Em 2010, 58% das empresas de pequeno porte fecharam as portas antes de completar cinco anos. Em relação a 2009, este índice era de 62%. Segundo o Sebrae, os fatores que mais influenciam no processo de mortalidade das micro e pequenas empresas são: falta de planejamento, de técnicas de marketing, de avaliação de custos e fluxo de caixa, entre outros. 

Em um planejamento não devemos esquecer-nos dos mínimos detalhes, assim como dizia um personagem da TV: “Eu gosto das coisas muito bem explicadinhas, nos mínimos detalhes”. Segundo Peter Drucker, guru da administração: “O planejamento não é uma tentativa de predizer o que vai acontecer. O planejamento é um instrumento para raciocinar agora, sobre que trabalhos e ações serão necessários hoje, para merecermos um futuro. O produto final do planejamento não é a informação: é sempre o trabalho”. 

O refrão de uma bela e conhecida música de Zeca Pagodinho “Deixe a vida me levar, vida leva eu...” não se aplica muito ao mundo empresarial. Planejamento é essencial para o sucesso de qualquer empresa que deseja crescer e manter-se no mercado, ao contrário disso, estará fadada ao insucesso, afinal, como diz um provérbio chinês “Para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve”. Imagine o professor que não planeja sua aula; uma viagem de avião sem plano de voo; a programação de uma rede de TV sem um efetivo planejamento, assim como a organização de uma festa de aniversário ou casamento sem mensurar a quantidade de convidados; imagine um filho concebido sem planejamento? 

Com certeza as probabilidades de que aconteçam problemas aumentam consideravelmente. O planejamento é a base para o sucesso de qualquer empreendimento, claro que é possível um negócio iniciado sem o devido planejamento dar certo, mas não por muito tempo. A continuidade do negócio e seu crescimento no mercado estão condicionados à execução de um bom planejamento estratégico, com revisão periódica, possível mudança de rumo e consequente estabelecimento de novas ações e estratégias. Portanto, caro leitor, planejar é preciso para Ser Mais competitivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.