terça-feira, 5 de março de 2013

Neuromarketing para potencializar os resultados do marketing




A mente humana é extremamente fascinante e poderosa! Nesse sentido, convido você, leitor, a mergulhar no incrível mundo do Neuromarketing e compreender um pouco como Neurociência e Marketing podem ser integrados.

A imaginação nos permite visualizar, ouvir e até sentir fisiologicamente aquilo que pensamos. Faça o teste: imagine agora à sua frente uma grande lousa verde, imagine uma mão com grandes unhas se aproximando da lousa. Visualize as unhas tocando e arranhando a lousa emitindo um terrível som estridente! Sentiu? Se você realmente imaginou, pode ter sentido um arrepio ou algo do tipo. Isso porque o cérebro não consegue diferenciar o real do imaginado.

Para evidenciar essa afirmação, de que o cérebro é incapaz de distinguir o real do imaginado, temos o exemplo do cinema quando nos emociona ao ver um filme, dependendo da cena é comum até mesmo as pessoas chorarem, ou seja, a ficção, o irreal assume papel de real naquele momento e sentimos emoções. Tal abordagem pode e é utilizada em comerciais. Nosso cérebro é dividido em hemisfério direito e esquerdo, o esquerdo é racional e direito emocional, logo, para uma efetiva comunicação precisamos ser lógicos e também emocionais.

Podemos plantar as sementes oriundas dos conhecimentos científicos sobre nosso sistema nervoso, no fértil terreno do marketing, o que pode gerar árvores vistosas, fortes e render frutos saborosos. Para plantarmos essas ideias precisamos de profissionais de Marketing ávidos por conhecimento e que considerem a integração dos conhecimentos neurológicos com o Marketing, o que dá base para Neuromarketing.

Os profissionais de marketing vivenciam o constante desafio de destacar suas marcas, produtos e serviços em um cenário de hipercompetição organizacional. Para vencer esse desafio, o profissional de Marketing precisa estar apto a utilizar dos conhecimentos disponíveis. Nesse sentido, a neurociência é uma área do conhecimento humano que pode contribuir significativamente com os resultados de marketing. O cérebro ainda é um desafio para a ciência moderna, porém os estudos já realizados sinalizam possibilidades para compreendermos melhor nossos clientes, em especial no que tange às necessidades e desejos.

Como exemplo para uma efetiva comunicação de Marketing podemos considerar aspectos do funcionamento da mente humana, em especial como o cérebro captura a “realidade”. Conforme mencionado no início do artigo, o cérebro humano constrói facilmente imagens, sons e sensações. Para tanto, basta um estimulo ou conjunto deles.

Como estimular as pessoas e serem efetivas na comunicação

Para que a comunicação seja efetiva precisamos compreender que o cérebro humano captura a realidade através de nossos sentidos, ou seja, visão, audição e cinestesia, que compreende o paladar, tato e o olfato. Logo, para uma maior efetividade na comunicação, o profissional de Marketing deve desenvolver ações que perpassem pelos sentidos humanos, isto é, que estimulem a mente usando a linguagem da mente. Todos nós temos um sentido dominante, seja visual, cinestésico ou auditivo e que envolva a emoção. Quando a comunicação é em massa devemos estimular todos os sentidos. Pense, veja, ouça e sinta o seguinte exemplo em uma praça de alimentação de um shopping:

1 - Pizzaria do Tiozinho: possui uma fachada simples com o nome da pizzaria, um letreiro com nomes das pizzas e os seus respectivos valores fixado na parede e um cardápio em uma pasta preta com sulfites impressas em preto e branco com os dizeres: “Pizza de Mussarela com rodelas de tomate”, entre outras. Qual imagem foi criada em sua mente? Qual sua sensação?

2- Pizzaria Profissional de NeuroMarketing possui uma fachada com cores quentes considerando a psicologia das cores. Possui telas de LED que exibem imagens das saborosas pizzas em movimento. É possível ver e perceber a quantidade generosa de queijo borbulhante e regado com delicioso molho de tomate e fatias vistosas de tomate em uma massa fininha e crocante. Aparecem também imagens de pessoas sorrindo e saboreando com muita alegria e entusiasmo a magnífica pizza de Mussarela. Ao fundo, é possível ouvir uma voz macia e envolvente narrando o processo de produção da pizza conforme descrito no cardápio.

O cardápio contém imagens de variadas e deliciosas pizzas com os dizeres: deliciosa massa fininha e crocante, coberta com generosas e deliciosas fatias queijo Mussarela, regadas com o saboroso molho de tomates do Pizzaiolo e rodelas especiais de tomates selecionados. Qual imagem foi criada em sua mente agora? Qual sua sensação?

Perceba que na breve leitura dessa matéria você pode ler o caso da Pizzaria do Tiozinho como um texto simples sem referências de estimulo neurológico. Outra estratégia interessante é conversar com o inconsciente, utilizando metáforas e situações que associem o produto e serviço a sentimentos positivos como alegria, liberdade e felicidade.

Douglas de Matteu

Mestre em Semiótica, especialista em Marketing e em Educação a Distância. Presidente da ABPMarketing. Escritor e coordenador de livros da Editora Ser Mais. www.douglasmatteu.com.br

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