Dizem por aí que a primeira impressão é a que fica, e se isso realmente funcionar com todo mundo, você deve fazer um esforço extra para se sair bem no primeiro dia de seu novo emprego, um dos principais lugares onde causar uma boa impressão é fundamental.
Claro que seu primeiro contato com o chefe provavelmente foi na entrevista de emprego, mas agora será a primeira impressão do seu desempenho, onde apenas a conversa já ficou para trás e você precisa demonstrar competência através de suas ações e atitudes. Confira algumas dicas para se sair bem nesse tão temido primeiro dia de emprego:
1-Seja pontual: essa é uma dica que deve ser seguida todos os dias, e, principalmente, no primeiro deles. Saia de casa mais cedo, nem que antes de entrar na empresa precise fazer alguma coisa para matar o tempo, pois chegar cedo demais, por outro lado, pode causar desconforto em seu chefe. Cinco minutinhos de antecipação é o suficiente.
2- Seja natural: não adianta forçar uma atitude, uma conversa, uma aproximação, se você não estiver sendo você mesmo. As pessoas podem perceber que aquele não é você de verdade, e, além disso, você não irá conseguir manter o fingimento todos os dias.
3-Esteja por dentro da política da empresa: desde o dia da entrevista, você já deve prestar atenção nisso, e em casa, na internet, pesquise sobre como funciona o seu novo ambiente de trabalho, os valores adotados, a maneira correta de lidar com o chefe, com os clientes e com os próprios colegas. Veja o modo das pessoas se vestirem, os aspectos mais cobrados, o grau de intimidade entre a equipe, se o ambiente é mais formal ou informal; e se adapte a ele.
4-Aprenda o essencial: descubra onde fica a sala do chefe, os banheiros, a cozinha; decore o número do seu ramal, as senhas necessárias, os nomes dos colegas. Não seja pego de surpresa caso precise imediatamente saber dessas informações.
5-Discrição, sempre: lembra da dica sobre ser natural? Pois se você for uma pessoa extrovertida demais, falante demais, contenha-se um pouco. Não que precise deixar de ser você mesmo, mas haja com moderação, ou poderá passar por chato. Se for tímido demais, vença a timidez e cumprimente o pessoal da equipe; converse o necessário. Você não precisa ser a simpatia em pessoa, mas não fique de mau-humor logo no primeiro dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.