Você deu uma parada estratégica na carreira e pensa em voltar ao mercado em breve? Confira aqui algumas sugestões que podem te ajudar.
O mercado de trabalho é uma caixinha de surpresas para todo mundo. De uma hora para outra, o profissional pode passar por alguma situação que o afaste temporariamente do emprego. Pode ser uma pausa para se dedicar aos filhos, para tocar um negócio familiar, uma demissão inesperada, um período sabático para estudos ou novas experiências em outro ramo. Mas, e na hora do retorno?
Para Rosa Luiza Cesarino, Diretora Executiva da Case Consultores, organização, objetividade e maturidade serão necessários. "Em relação à maturidade, o profissional terá de fazer escolhas e construir uma nova rotina. As pessoas muitas vezes querem manter as duas realidades, mantendo uma liberdade de horário, por exemplo, e isto não será mais possível. Portanto é importante planejar muito bem e saber o que tem mais valor nessa fase de retorno ao mercado de trabalho", sugere a especialista.
A analista de sistemas Luana Dias, 33 anos, resolveu dedicar-se exclusivamente à maternidade. Com um filho de três anos e outro de dez meses, ela quer voltar a trabalhar no próximo ano. "Eu sempre quis dar uma pausa na carreira para acompanhar o primeiro ano do meu filho integralmente. Como engravidei de novo, fiquei fora do mercado mais tempo do que havia planejado, mas não me arrependo", diz, sabendo que o retorno não será tão fácil.
Entre as maiores dificuldades para a recolocação está o distanciamento da atividade, no que se refere à atualização sobre os temas envolvidos e sobre as informações e alterações que estão ocorrendo continuamente no campo de atuação. Para não ter que se preocupar com isso, Rosa ressalta que é de extrema importância que o profissional se mantenha bem informado. "Em sua próxima exposição ou entrevista de emprego, você terá que comunicar que esse período deve ter sido de crescimento, de aprimoramento geral, e grande criatividade, só assim o mercado verá como positivo o seu afastamento temporário", analisa. Luana, por exemplo, já tem corrido atrás do prejuízo: fez dois cursos de atualização e reforçou o inglês.
É importante lembrar o que os especialistas costumam dizer: uma carreira se desenvolve de forma contínua e pausas longas quebram essa continuidade. Para Mark Bowden, diretor-geral da consultoria Hays no sul da Europa e na América Latina, quanto mais a pessoa fica sem emprego, mais tempo demora para voltar a trabalhar. "Os que estão há mais de um ano desempregados têm muita dificuldade para se recolocar", diz. E é mais ou menos isso que acontece. Talvez seja preciso aceitar um cargo e um salário inferiores para poder recomeçar e seguir adiante.
Para aqueles que buscam uma recolocação no mercado, Rosa dá algumas dicas. "Não rompa totalmente a ligação com o seu lado profissional e com seus contatos; assista aos principais jornais e não fique fora da rede em geral. Esse tempinho fora do mercado deve ser proveitoso, com grande crescimento e autoconhecimento", orienta Rosa. Quer saber o que mais você pode fazer para voltar com tudo ao mercado? Veja aqui:
- Monte um currículo objetivo. Seja claro e direto, explicando bem - e em pouco espaço - suas habilidades em outros empregos.
- Mantenha contatos com sua rede de amigos. "Aproveite a oportunidade para conversar assuntos diversos", aconselha a consultora.
- Coloque-se à disposição. Não tenha medo ou vergonha: pedir a um amigo que indique você para vagas de emprego é uma forma de ampliar suas oportunidades. Avise familiares, amigos e pessoas próximas a eles que você está procurando emprego. Entregue seu currículo, explique o que espera da vaga e se coloque à disposição para entrevistas.
- Use as redes sociais a seu favor. Além de avisar aos conhecidos sobre sua disponibilidade no mercado, monte um perfil no Linkedin, por exemplo. Cadastre também o seu currículo em sites de vagas.
- Não fique desconectado: acompanhe as notícias e faça cursos de atualização. "Isso facilitará seu retorno ao mercado", garante Rosa.
- Aposte em trabalhos temporários. Eles são uma chance que pode se transformar em efetivação. E você ainda ganha um dinheirinho!
- Cuide-se! "Não despreze os cuidados com sua alimentação, e com sua atividade física, pois isto poderá ser um grande impulso para alavancar novas ideias", ressalta a especialista.
- Aproveite o tempo. "Curta cada momento desse período afastado do trabalho. Habitue-se a registrar todas as ideias que tenha - mesmo as que pareçam sem sentido -, pois algumas delas poderão ser desenvolvidas e tornar-se algum novo projeto em sua vida profissional ou pessoal. Viva intensamente este tempo que você se permitiu ter", finaliza Rosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.