Gestão de pessoas também se aprende nos livros.
Relações humanas: tarefa difícil é lidar com gente. Liderar, então, pode ser algo quase impossível, principalmente quando o chefe está perdido, sem saber como contornar alguma situação ou resolver uma crise entre funcionários. Mas, ao contrário do que se pensa, o líder de uma equipe não precisa ser a criatura mais carrancuda do mundo só para conseguir resultados. Ele pode, sim, ser alguém amigável, que reconhece as necessidades de cada um de seus colaboradores e, ainda assim, não deixar a peteca cair. Arrogância e prepotência estão longe do pacote "chefe ideal". Então, se você está à frente de uma equipe, que tal uma boa leitura sobre as melhores práticas na gestão de pessoas? Selecionamos algumas dicas para você.
Confira:
Chefiar, Simples Assim! (2011)
Autor: Mário Donadio
Preço: R$ 49
Editora: Qualitymark
Este livro foi especialmente escrito para os líderes, sejam eles gerentes, supervisores, encarregados ou coordenadores. Para todos aqueles que estão na linha de frente das operações e sem os quais a empresa não funciona; que sempre cobrado para bater metas, devem desenvolver seus colaboradores com potencial e capacitar aqueles com formação técnica insuficiente, desmotivados ou cheios de reclamações. O livro é o resultado da experiência de décadas do autor em consultoria e treinamento para níveis gerenciais e altos escalões de centenas de empresas. Relata, portanto, diversos casos coletados pelo lado de dentro de unidades operacionais e sempre ligados à realidade cotidiana do líder. Todas as soluções dadas são viáveis, longe de serem distantes do universo de seus leitores, além de imediatamente aplicadas em qualquer setor da empresa.
Como Aprender e Ensinar Competências (2009)
Autor: Antoni Zabala e Laia Arnau
Preço: R$ 46
Editora: Artmed
Focado nas capacidades cognitivas, o livro apresenta como trabalhar a formação para o desenvolvimento de capacidades de forma prática, demonstrando que o que se aprende pode ser utilizado de forma eficiente diante de uma situação real e determinada.
Conversa de Elevador - Uma fórmula de sucesso para sua carreira (2007)
Autor: Sílvio Celestino
Preço: R$ 29
Editora: Sedna
Entre os profissionais que trabalham em empresas, é crescente a sensação de que seus esforços não bastam para garantir a evolução na carreira. O sonho de conquistar uma posição de destaque no mundo corporativo, apoiado no investimento em treinamentos, cursos e exaustivas jornadas de trabalho parece suscetível como um castelo de areia na beira do mar. Como coach, o autor preocupa-se com o conteúdo do profissional - daí sua ênfase em sugerir caminhos para o desenvolvimento humano.
Gestão Humanista de Pessoas - O Fator Humano Como Diferencial Competitivo (2010)
Autor: Eugênio Mussak
Preço: R$ 79
Editora: Campus/Elsevier
Numa linguagem clara e didática, o livro, com a finalidade de traçar o perfil do leitor e de contemplar os diversos assuntos, manifestados por meio de preocupações, ansiedades, dúvidas e necessidades, traz uma pesquisa de campo em que profissionais diretamente envolvidos com gestão de pessoas são entrevistados. Esses profissionais têm o seguinte perfil: presidentes de empresa, diretores de RH, consultores, psicólogos organizacionais, acadêmicos da área, gerentes, funcionários e operários de fábrica. Essa pesquisa permitirá, também, entender a diferença de visão do tema Gestão de Pessoas nos diversos estratos das companhias, incluindo quem exerce a gestão, quem é gerido e quem aconselha e ensina.
Faça Acontecer - Mulheres, Trabalho e a Vontade de Liderar (2012)
Autor: Sheryl Sandberg
Preço: R$ 20
Editora: Companhia das Letras
As mulheres compõem hoje grande parte da força de trabalho no mundo. Mas ainda são os homens que dominam os cargos de liderança. A porcentagem feminina em papéis de liderança é ainda menor no mundo empresarial. Isso significa que, quando se trata de tomar as decisões mais importantes para todos, a voz das mulheres não tem o mesmo peso. Nesse livro, a autora investiga as razões de o crescimento das mulheres na carreira estar a tantos anos estagnados, identificando a raiz do problema e oferecendo soluções práticas e sensatas para que elas atinjam todo o seu potencial.
Fundamentos da Gestão de Pessoas (2013)
Autor: Stephen P. Robbins, David A. DeCenzo e Robert Wolter
Preço: R$ 69
Editora: Saraiva
A obra oferece ferramentas que ajudam a desenvolver as habilidades necessárias para gerenciar equipes, visto que não basta apenas ter conhecimento técnico; é essencial que se entenda pontos como motivação de funcionários, gestão de conflitos, avaliação de desempenho, estilos de liderança, habilidades de comunicação e até questões trabalhistas. O estudo destes temas é indispensável para quem deseja gerir sua equipe de forma bem-sucedida. Os autores oferecem instrumentos que auxiliam tanto os estudantes como os profissionais a aperfeiçoarem as competências imprescindíveis para gerenciar equipes e fazê-las alcançar os objetivos da empresa.
Grandes decisões sobre pessoas (2013)
Autor: Claudio Fernándes-Aráoz
Preço: R$ 76
Editora: DVS
O autor é diretor de uma das maiores empresas globais de hunting e o livro é uma abrangente fonte de consulta para gestores que gostariam de aprimorar suas habilidades técnicas na contratação. Tanto os conceitos teóricos como as práticas oferecidas ajudam bastante na tomada de decisões em empresas de qualquer porte, já que a análise sobre os acertos e erros cometidos por gente muito experiente certamente servirá como referência para quem lidera os processos de seleção e contratação.
O que Podemos Aprender com os Gansos - Edição Definitiva (2013)
Autor: Alexandre Rangel
Preço: R$ 21
Editora: Original
No décimo aniversário de seu lançamento, o best-seller ganhou uma versão definitiva. Compilação dos volumes 1 e 2, a obra reúne 256 lições sobre liderança, cooperação e motivação. Lançados em 2003 e 2004 - no Brasil, em Portugal e na Coreia do Norte -, os dois volumes venderam mais de 185 mil exemplares. O autor promove, por meio de fábulas, a reflexão de valores e habilidades importantes na gestão de negócios e pessoas, como justiça, respeito, prudência, generosidade, humildade e, de acordo com Rangel, o mais essencial: comunicação. A obra aborda a importância da comunicação dentro das organizações e mostra como a falta dela pode comprometer a qualidade e a produtividade de toda a empresa.
Os 10 mandamentos para a Gestão de Pessoas (2010)
Autor: Simon Dolan e Eduardo Soto Pineda
Preço: R$ 79
Editora: Qualitymark
Nesse livro, os autores aprofundam a importância do conceito de agregar o poder de trabalho nas empresas. Através de 10 mandamentos que dão título ao livro, eles expõem os princípios que guiam o comportamento ideal de executivos e empregados de uma corporação para que seus esforços atinjam os resultados esperados. Por meio de depoimentos de profissionais das áreas de RH e administração, além de gráficos, figuras esquemáticas e tabelas, descrevem e ilustram a importância de se aplicar conceitos como motivar e reconhecer esforços; comunicar ideias e exercer influência; desenvolver projetos; transformar grupos em equipes e gerenciar, entre outros.
Recursos Humanos - Série Processos Gerenciais (2013)
Autor: Ian Marcousé, Malcolm Surridge e Andrew Gillespie
Preço: R$ 49
Editora: Saraiva
O livro abrange as características do mundo moderno que influenciam as organizações, a liderança necessária na atualidade, o poder nas empresas e o essencial do trabalho em equipe. Os autores tratam sobre temas como produtividade; motivação; implantação e administração de mudanças; teorias da motivação; estilos de liderança; e estrutura organizacional competitiva.
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