segunda-feira, 15 de julho de 2013

Por que todos devem estudar liderança?

Imagine o seguinte cenário: João exerce um cargo técnico e em sua área é o melhor da empresa. Por esse motivo a diretoria achou justo oferecer o cargo de diretor de seu setor. João se sente suficientemente realizado cumprindo as demandas de sua atual função e achou por bem negar a promoção oferecida. Afinal, um cargo de diretoria presume responsabilidades que ele não quer assumir. Sem contar que ele preza por poder jantar todos os dias às 18h30 com sua família, viajar e ir ao teatro duas vezes por semana e, com o novo cargo sua rotina ficaria comprometida.
Então seria João um homem sem ambição? De forma alguma, ele apenas está feliz com sua carreira, com sua vida pessoal e acredita que não seja o momento de assumir novos desafios. A questão aqui é simples, nem todos serão diretores. Na verdade, a minoria assume um cargo desse nível. Mas isso não quer dizer que não devemos estudar liderança. Primeiro que para o sucesso pessoal e também profissional – mesmo que não se tenha a ambição de ocupar um cargo de gerência/diretoria – é preciso ser líder de si mesmo. Segundo, para ser um bom colaborador é necessário entender o que é liderança.
Portanto, estudar liderança e colocar em prática seus princípios é uma necessidade básica no mercado de trabalho dinâmico, principalmente, em organizações com estrutura matriciais.
Um colaborador com um espírito de liderança está sempre atento às orientações do líder; ele entende o quão é importante líderes e liderados desenvolverem uma relação de lealdade, respeito e cocriação; Não espera ordens, pois é proativo. Ele entende que deve assumir responsabilidades, pois o sucesso de seu líder também é o seu.
Portanto, mesmo que você não queira ocupar cargos administrativos, estar à frente de uma equipe ou liderar um time, procure sempre estudar e agregar novos conhecimentos sobre a arte de liderar. As implicações transcendem o campo profissional e nos ajudam a conquistar resultados extraordinários também em âmbito pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.