segunda-feira, 15 de julho de 2013

Mestrado é bom caminho, mas depende da profissão

De acordo com especialista, pós-graduação é boa saída para profissionais da saúde e do meio ambiente.

Se escolher o curso da graduação já pode ser difícil para um estudante, imagine uma pós-graduação? Para facilitar é bom lembrar que há o lato sensu (especialização ou MBA) e o stricto sensu (mestrado e doutorado). Caso você escolha entrar em um programa de mestrado, anote que existe o profissional, mais focado no mercado de trabalho e feito com parceria entre a universidade e uma empresa, e o acadêmico, concentrado em pesquisa e ensino. Segundo a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), ambas as categorias possuem o mesmo grau de exigência e titulação.
Apesar do investimento em conhecimento, há o risco do mercado não valorizar a preparação do profissional. De acordo com Fernando Montero Capella, diretor da Capella RH, o mestrado acadêmico é necessário em alguns tipos de profissão, principalmente as voltadas para pesquisa e produção de remédios e de energias limpas. "Quanto mais você sabe, mais você é valorizado", afirma ele.
Já em áreas administrativas, a gestão está acima do aprofundamento do conhecimento. "Não vai ter reconhecimento financeiro e profissional. É um excesso para a empresa", finaliza. Para Angélica Alvim, coordenadora-geral de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Presbiteriana Mackenzie, quantos mais títulos um estudante tiver, mais rápido será o retorno, "no entanto, nunca é imediato. Depende do perfil do profissional", finaliza.
Fábio Do Bú, de 27 anos, se formou em Administração de Empresas pela Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande, em 2009. Após uma experiência complicada como auxiliar administrativo em um hospital, Fábio resolveu se dedicar a um mestrado de dois anos na área de recursos humanos. "Acreditava que o conhecimento daria suporte para ter uma carreira sólida. Eu me enganei um pouco, mas percebo que esta é a melhor pedida", explica o Mestre em Gestão Estratégica, Trabalho e Sociedade.
Atualmente desempregado, Fábio está participando do processo seletivo para ser professor em uma universidade em sua cidade. No entanto, o administrador pensa em "fazer um intercâmbio nos Estados Unidos" como forma de investimento. E essa é uma boa saída para um pós-graduado que está sem trabalhar ou insatisfeito com o emprego, segundo Fernando. "A valorização ocorre caso ele tenha o inglês fluente e desenvolva uma carreira internacional", confirma. No exterior, um profissional com essa bagagem cultural é bem visto pelas empresas.
Para Valdir Donizete dos Santos Junior, de 25 anos, mestrando em História Social pela Universidade de São Paulo, um historiador com pós-graduação pode ter dificuldade de entrar como professor em uma escola ou universidade particular, no entanto, o oposto acontece na pública, onde existe valorização do conhecimento do docente, apesar das péssimas condições de trabalho.
Mas, segundo Angélica, esse distanciamento entre pós-graduação e mercado de trabalho não existe. "O mestrado contribui para a formação do aluno. Ele faz a relação entre a teoria e a prática." Tanto o mestrado profissional quanto o acadêmico estão ligados à prática, de acordo com a professora. "O mercado da pós-graduação está crescendo muito", finaliza Angélica.
A situação do mercado de trabalho pode ser melhor para algumas áreas caso se transforme a posição do Brasil a respeito da educação, de acordo com Fernando. "Precisa ser um dos três pilares no país. Gostaria que tivéssemos a mentalidade de uma nação desenvolvida." A ampliação do conhecimento tem o mesmo significado social para Angélica. Segundo a professora, precisamos de um cidadão que tenha capacidade crítica", complementa.
Apesar do desafio de se relacionar mercado de trabalho e a universidade, segundo a Capes, atualmente, o Brasil possui 5385 cursos de pós-graduação em stricto sensu, sendo 3039 de mestrado acadêmico, 514 de mestrado profissional e 1832 de doutorado. Em 2011, 189.635 estudantes estavam matriculados e 55.554 foram titulados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.