Mercado aquecido e falta de profissionais qualificados indicam que os aposentados continuarão ativos por um bom período.
De acordo com uma pesquisa realizada pela VAGAS Tecnologia, empresa especializada em consultoria e informatização da gestão de processos seletivos, os profissionais mais experientes estão recebendo propostas para retornar ao mercado de trabalho ou querendo trocar de emprego. O estudo revela que 36% dos aposentados inativos receberam pelo menos uma oferta para voltar ao trabalho nos últimos três meses. O levantamento também identificou que, dos 47% de aposentados ativos declarados, 80% pretendem trocar de emprego.
"Esse é um fenômeno novo no país. A população da terceira idade continua sendo muito requisitada por sua experiência e qualificação. Com a escassez de profissionais, a busca por um trabalhador com esse perfil aumentou", explica Fernanda Diez, gerente de relacionamento da VAGAS Tecnologia.
O administrador de empresas Flávio Brentano, 66 anos, é um típico exemplo desta nova realidade. O profissional aposentou-se recentemente e não pensa em parar de trabalhar tão cedo. "No ano passado recebi duas propostas para retornar ao mercado de trabalho. Uma delas foi concretizada e acabei colaborando em um importante projeto. Por este motivo, estou participando de outro processo seletivo nesta mesma empresa e analisando outra oferta de emprego. O mercado está propenso e existem perspectivas de trabalho", comemora Flávio.
De acordo com Elaine Saad, vice-presidente da ABRH - Associação Brasileira de Recursos Humanos - Nacional, as pessoas com mais de 40 anos são consideradas jovens pela maioria das empresas no mercado. "Profissionais que são bons, que agregam valor, sempre terão mais possibilidades de emprego. Não devemos considerar esse tipo de crença de que se tem mais de 40 anos não serve mais para o mercado, e sim entender que em cada momento de carreira é possível ser útil para uma posição e para uma determinada empresa", analisa.
Para Roberto Picino, diretor da Page Personnel, a procura por profissionais mais experientes está ligada também à falta de mão de obra qualificada. "O Brasil vive um apagão de talentos em todas as áreas. Essa realidade está fazendo com que as empresas olhem com mais atenção para esse tipo de profissional. O rótulo da idade está perdendo a validade, o preconceito não tem espaço. Hoje o profissional maduro e qualificado tem espaço de sobra para mostrar seu talento", explica o consultor.
Veja abaixo algumas dicas dos especialistas para continuar atraente ao mercado depois dos 40 anos:
- Estudar nunca é demais - procure fazer cursos de extensão, especialização ou complementares à sua área.
- Domine as novas tecnologias - hoje é importante ter noções de mídias sociais, smartphones e softwares.
- Aproxime-se dos mais jovens - troca de experiência entre as gerações é uma excelente oportunidade de aprendizado mútuo.
- Não subestime sua experiência - mostre ao mercado toda sua bagagem e acúmulo de conhecimento. Um bom networking pode ser outro diferencial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.