Está desempregado? Encontre dicas para aproveitar o tempo livre e aumente as suas chances de conseguir um bom emprego.
O desemprego costuma ser assustador quando é inesperado. Por esse motivo, muitos trabalhadores que estão nessa situação ficam desesperados em busca de uma colocação qualquer. Uma pesquisa realizada pelo site de empregos Careerealism revelou que metade das pessoas que estão desempregadas nos Estados Unidos comete o erro de se candidatar para vagas que não estão de acordo com o seu perfil ou para as quais elas não possuem a qualificação necessária.
Porém, aceitar qualquer emprego pode ser muito prejudicial para a carreira do profissional, que trabalhará desmotivado. Além disso, ainda existe o risco deste funcionário não conseguir cumprir com as suas novas tarefas. Desta forma, além de não atender as expectativas do empregador, ele ainda comprometerá o seu currículo, oferecendo uma péssima impressão aos seus futuros empregadores.
Portanto, se você perdeu seu emprego recentemente o ideal é deixar o desespero de lado, aproveitando o tempo livre com pequenas estratégias para você crescer profissionalmente. Assim, ao em vez de ser uma situação ruim, a falta de emprego pode ser uma ótima condição para você repensar a sua carreira, a fim de recomeçar a sua vida profissional de forma assertiva. Através do autoconhecimento você descobrirá tudo aquilo que precisa para valorizar o seu currículo e deslanchar na profissão escolhida.
Para Tatiane Souza, presidente e sócia da empresa Gente Mais Consultoria e Treinamentos, o mais importante é não se sentir deprimido, pois isso não vai ajudar em nada. De acordo com ela, o profissional deve enfrentar o problema, em vez de ficar abatido, aguardando pela sorte.
Confira cinco dicas para quem está desempregado e veja como é possível tirar proveito dessa fase complicada da vida:
1 - Faça trabalho voluntário:
Além de você preencher o tempo e ajudar as outras pessoas, o trabalho voluntário também é uma excelente maneira de continuar na ativa. Desta forma, você não perderá as suas habilidades e ainda poderá preencher o seu currículo com atividades que são bem vistas pelas empresas.
2 - Mantenha-se atualizado:
Aproveite o tempo disponível para estudar e ficar atualizado. Procure pesquisar qual é o perfil profissional que as empresas buscam e verifique o que você precisa aprender. Há alguns sites como o Iped que oferecem cursos gratuitos à distância com certificado. Além deles, algumas empresas de recrutamento e seleção como a Catho também disponibilizam aulas grátis para quem deseja melhorar o seu marketing pessoal.
3 - Entre em contato com seus conhecidos:
As pessoas que você conhece podem ajudar você a encontrar uma nova vaga. Os seus colegas de faculdade, por exemplo, podem trabalhar na sua área e assim fica muito mais fácil encontrar uma colocação. Além disso, muitas oportunidades que surgem no mercado de trabalho são preenchidas por profissionais indicados. Afinal, se alguém indicou você é porque esse alguém confia no seu trabalho.
4 - Trabalhe como autônomo:
Trabalhar por conta própria por um período também é uma excelente forma de se manter na ativa, além de ser uma ótima maneira de ampliar a rede de contatos e expor conhecimentos.
5 - Tenha um perfil on-line:
As redes sociais são ótimas para quem deseja mostrar o seu trabalho. Utilize o seu perfil para seguir as páginas das empresas e inscreva-se para receber novas vagas em seu e-mail. A criação de um site ou de um blog também pode ser muito útil para você apresentar as suas ideias e o seu portfólio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.