Para garantir o sucesso deste recurso é preciso identificar ambientes oportunos e manter contato.
"Quem não se comunica, se trumbica". A famosa frase imortalizada por Abelardo Barbosa, popularmente conhecido como Chacrinha, deve ser seguida à risca por aqueles que almejam ampliar as chances de sucesso no mundo dos negócios. Praticar o exercício da comunicação com novos e permanentes contatos é uma tarefa relativamente simples, mas nem sempre acontece como deveria. Cultivar e ampliar uma rede de contatos pode ajudar, e muito, a impulsionar a carreira de um profissional.
"A principal razão do networking é ter acesso a informações e oportunidades excelentes que você só teria se tivesse mesmo com bons contatos. Por isso sempre recomendo a todo executivo um headhunter como parceiro de carreira, pois ser uma excelente fonte de informações", explica Rogério Rego, especialista em recrutamento e seleção da Michael Page.
Ter uma infinidade de nomes anotados em agendas, celulares e nas redes sociais não significa necessariamente que um profissional está preparado para ser um vitorioso na carreira. De acordo com especialistas, mais importante que ter uma enorme base de contatos é montar e manter uma relação próxima com as pessoas de sua rede.
"O importante é ter uma rotina para fazer networking e cultivar relacionamentos. Vale estruturar planilhas, organizar a agenda ou buscar contatos pelas redes sociais. Esta prática deve fazer parte de sua rotina de trabalho, é um protocolo de etiqueta profissional", ensina Roberto Picino, diretor da Page Personnel.
Veja abaixo algumas dicas dos especialistas para manter um bom networking ativo:
- Estabeleça qual será o foco na classificação de pessoas que você deseja conhecer. É importante saber quais profissionais você precisa se aproximar para trocar experiências e agregar valor à sua carreira.
- Identifique ambientes favoráveis para o desenvolvimento de relações comerciais, como participação em eventos, clubes, cursos ou até mesmos restaurantes onde os frequentadores tenham o perfil que esteja alinhado com o seu plano.
- Esteja sempre munido de cartões pessoais e informações gerais, podendo assim criar uma linha de comunicação mais amigável.
- Mantenha regularidade nos contatos com seu grupo, ou seja, troque informações periódicas com o grupo de pessoas definidas, sempre com naturalidade. Isto deve ser feito até pelo LinkedIn.
- Não force contatos ou peça favores com pessoas que não vê há algum tempo. Este tipo de prática só ajuda a afastar as pessoas de você.
- A superexposição é outra terrível armadilha que pode minar sua rede. O profissional que gosta de muito exibicionismo corre sérios riscos de ficar com a imagem desgastada e de ser taxado de inconveniente pelos companheiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.