O Pathway, ainda novidade por aqui, é um curso que prepara o aluno para graduação ou especialização lá fora.
Você já imaginou os efeitos - para o currículo e, depois, para a vida profissional - que um curso em universidade estrangeira pode trazer? E não se trata de um rápido intercâmbio. Fazer um Pathway - caminho, em português - é preparar-se para ingressar de verdade - do início ao fim, com todas as fases e prerrogativas do sistema - numa instituição estrangeira de ensino superior. Veja o que é e como fazer o curso que permite essa entrada acadêmica no exterior.
Definição
Detalhe importante: embora o aluno seja preparado no idioma escolhido, o domínio da língua estrangeira não é o único foco desses cursos. Afinal, para que possa cursar uma graduação ou especialização no exterior é exigido também um traquejo acadêmico. Isso envolve adaptação cultural, habilidade na apresentação de palestras, elaboração adequada de artigos acadêmicos etc. E o Pathway prepara para tudo isso.
Como funciona / Quem oferece
A agência Canadá Brasil - operadora da S7 Study -, por exemplo, já é referência na oferta do Programa de Inglês Preparatório para Ingresso em Universidades. Esta agência, como indica o nome, proporciona preparação acadêmica aos que se interessam por estudos no Canadá, especificamente.
A Intercâmbio Global também oferece o Pathway, que pode ser realizado na Inglaterra, por exemplo, o que abre o leque de opções para o aluno interessado. Aí será só uma questão de escolha entre os países e as academias / universidades disponíveis.
Parceria entre escolas e universidades
Requisitos
Em tese, são exigidos apenas conhecimento intermediário / avançado do idioma e idade mínima de 18 anos. Mas algumas escolas pedem, também, um dossiê da vida acadêmica do aluno. Depois da aprovação deste, é feita uma entrevista, por Skype ou telefone. Todo o processo - além do tempo necessário para se tirar o visto - é realizado no período médio de um mês.
Público-alvo
Etapas
Já a proposta da agência World Study prevê programas de até 12 meses junto às escolas parceiras, com divisão entre 1 e 4 módulos, de acordo com o nível de Inglês do aluno.
Habilidades desenvolvidas durante o curso
Ao longo da realização do Pathway, entre outras coisas, o aluno aprende a:
- adaptar-se ao meio cultural com naturalidade e conhecimento de contexto;
- realizar pesquisas técnicas;
- apresentar trabalhos e palestras;
- produzir artigos acadêmicos.
Escolas parceiras
- George Brown College;
- Acadia University;
- St. Lawrence College;
- Laurentian University;
- Seneca College.
Já quem desejar optar pela Inglaterra, poderá ter na parceria com a Intercâmbio Global as seguintes opções acadêmicas:
- Kings Colleges;
- LSI;
- Bell Centres;
- EC;
- London School of Business and Finance;
- EmbassyCES;
- Kaplan;
- Anglo-continental.
Ganhos para o currículo
Valores
Por sua vez, os custos do curso no Reino Unido poderão oscilar de £ 2.400 a £ 4.200.
Há possibilidades de alterações destes valores, de acordo com a instituição desejada para a realização do curso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.