Para saber se esse modelo funciona para você, conheça e avalie a experiência de Milena Godoy, médica veterinária, e Vanessa Tyler, professora; as duas trocaram o emprego no escritório pelo trabalho em casa.
Há quanto tempo você trabalha em home-office?
Milena Godoy: Há aproximadamente 8 meses.
Vanessa Tyler: Há mais ou menos 1 ano.
Por que você trocou o emprego convencional pelo home-office?
M.G.: O home-office tem algumas vantagens e uma das principais é não ter um horário fixo de trabalho. Poder trabalhar de acordo com uma agenda própria me permite exercer algumas atividades que no emprego anterior eu não poderia. Outra grande vantagem é não gastar muitas horas do dia indo e voltando do trabalho, como anteriormente acontecia. Somado a tudo isso, tem o fato de eu ganhar mais trabalhando em casa do que eu recebia no emprego anterior.
V.T.: Porque sempre percebi que tenho mais o perfil de quem trabalha melhor em casa. É preciso saber lidar com o seu tempo e ser seu próprio chefe para evitar que o lazer invada o espaço de trabalho.
Quais os pontos positivos e os pontos negativos do home-office?
M.G.: Um dos pontos positivos são a flexibilidade de horários e a praticidade de poder trabalhar em sua própria casa. Um dos pontos negativos é a necessidade de maior planejamento, para que o trabalho seja entregue nos prazos corretos e a necessidade de não se dispersar com outras atividades em casa.
V.T.: Pra mim há mais pontos positivos do que negativos, já que consigo me concentrar sozinha, sem me sentir solitária. É claro que é bom ter colegas para bater um papo durante o expediente, mas no sistema home-office isso acontece através de e-mail e redes sociais. É importante estabelecer contato com pessoas da área para trocar experiências.
O que você sabe agora, que você gostaria de saber quando tomou a decisão de deixar o emprego convencional?
Investiguei bem o setor antes de me aventurar, analisei os riscos e já sabia de tudo o que era necessário para ser bem-sucedida. É uma decisão que deve ser tomada individualmente, sabendo que talvez o início não seja fácil. Com o tempo os ganhos tendem a aumentar e ultrapassar o valor do salário do emprego convencional.
Se você também pretende deixar seu trabalho convencional, é muito importante saber que você vai trabalhar bastante para obter bons resultados, não é porque você é seu próprio chefe que você não terá um planejamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.