Equilibrar vida pessoal e profissional é uma tarefa complicada. Com o tempo e a quantidade de demandas, uma das áreas acaba sendo preterida. Para evitar esse tipo de comportamento é essencial saber equilibrar as tarefas e atividades, mas a prática não é tão simples quanto parece. Confira algumas dicas simples que podem ajudá-lo a balancear todas as áreas de sua vida.
1. Estabeleça e mantenha congruência interna
Grande parte da frustração e do estresse causados pela falta de equilíbrio entre as diferentes áreas da sua vida é resultado do conflito entre suas emoções, expressões e ações. Por isso é fundamental realinhar o que você diz, o que você faz e o que você sente. No início pode parecer difícil, mas você pode começar testando com os seus familiares e estender isso para a sua vida em geral. Isso não significa criar conflitos. Tente reconhecer suas necessidades individuais e suas emoções e procure expressá-las de uma maneira gentil e não ofensiva.
2. Realinhe metas e objetivos
Visar o impossível não é um ato de coragem, é uma atitude estúpida. Procure reavaliar seus objetivos para que eles sejam compatíveis com a sua personalidade e com as suas necessidades e preferências individuais, bem como as circunstâncias e recursos disponíveis para colocar suas metas em prática. Lembre-se de que para chegar ao topo a melhor escolha é subir um degrau de cada vez.
3. Pratique a positividade
Bom humor e mau humor são atitudes contagiosas e influenciam não só você como também o seu ambiente e grupo de trabalho. Portanto, estabelecer padrões de comportamento positivos é fundamental para garantir emoções positivas. A positividade pode surgir de hábitos simples, como compartilhar um pensamento inspirador com quem você ama, elogiar um colega de equipe ou mesmo sorrir para um desconhecido.
4. Pratique a meditação
A rotina apressada muitas vezes obriga um profissional a ser multitarefas, devido à grande quantidade de demandas. Contudo, pesquisas sugerem que pessoas com essas características têm mais dificuldade para dormir e são mais estressadas. Por isso, se você quer manter o equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal, uma boa ideia é relaxar sua mente com frequência. Isso pode ser feito com a meditação e a concentração.
5. Expanda seu capital social
O capital social e os relacionamentos saudáveis são uma fonte de felicidade e longevidade. Portanto, estabelecer contatos fortes e construir relações positivas pode ajudá-lo a manter o equilíbrio nas diferentes áreas da vida. Isso pode ser feito por meio de redes sociais, como o LinkedIn, que ajudam a desenvolver e manter relacionamentos profissionais a distância.
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