Não podemos afirmar que as habilidades exigidas atualmente não serão necessárias no futuro, mas é importante que os profissionais, de todas as áreas e não apenas de relações públicas, estejam atualizados com o desenvolvimento de novas tecnologias, técnicas de trabalho e inovação na área. Normalmente, essas habilidades novas são apenas a complementação daquilo que já é consolidado e transmitido para os profissionais atuais.
Confira a seguir 10 capacidades que todo profissional de relações públicas do futuro deverá possuir:
Redação de publicidade
Isso inclui a administração de mídias sociais, newsletters eletrônica, publicidade no Facebook, Google Adwords.
Edição e produção de vídeo
A distribuição, produção e criação de conteúdos únicos para as empresas. Os profissionais de relações públicas deverão estar equipados com diversas capacidades, de softwares de edição a ferramentas de análise online.
Mobile
Atualmente, poucos profissionais estendem ou levam a sério a importância do mundo mobile como estratégias para seus trabalhos e ferramenta para suas tarefas. No futuro, o mobile não será apenas um acessório, mas sim um fator determinante para as campanhas.
Criação e curadoria de conteúdos sociais online
Hoje, nas redes sociais, esse papel é desempenhado principalmente por profissionais de marketing, publicidade e vendas, mas no futuro poderá passar para as relações públicas quase que completamente.
Análises
Os profissionais do futuro deverão lidar em seus cotidianos com uma fonte imensa de dados sobre suas audiências. Será essencial, então, que eles saibam analisar essas informações e identificar padrões, comportamentos e a maneira como impactam as pessoas.
Search Engine Optimization (SEO)
Os profissionais devem aprender a acelerar os conteúdos e a distribuição com habilidades de SEO. Isso já é essencial para o sucesso das campanhas.
Velocidade da informação
Necessária hoje, mas ainda mais no futuro, a velocidade com que os profissionais captam e utilizam as informações fará toda a diferença para ganhar da concorrência e prever tendências.
Habilidade de programação
Podemos dizer que isso já é exigido hoje em dia, mas o profissional do futuro deverá obrigatoriamente ter as ferramentas necessárias para criar, administrar, e analisar conteúdos digitais por meio da programação.
Administração de equipes virtuais
Muitas empresas já possuem escritórios inteiramente virtuais. Portanto, a capacidade de administração de uma equipe de distância presente virtualmente será requisitada.
Blogs
Muitas pessoas ignoram o potencial e alcance de blogs, mas no futuro, isso será impossível. O profissional de relações públicas deve saber aproveitar essa maneira de alcance mais específica de uma audiência que procura pelos conteúdos que ele quer oferecer de seus clientes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.