Quando queremos causar uma boa impressão costumamos exagerar nos adjetivos e maneiras de nos descrever. Em currículos, principalmente, as pessoas parecem se esquecer de certos filtros e acabam floreando excessivamente suas características de trabalho e personalidade. Por exemplo, você conhece uma pessoa em uma conferência e ao perguntar o que ela faz, a resposta que recebe é essa: “Sou um publicitário apaixonado, inovador, dinâmico e eficiente que trabalha com uma abordagem colaborativa e com padrões da mais alta qualidade para oferecer os melhores serviços e experiências para seus clientes”. Não importa a resposta que você dê, a impressão que essa pessoa causou dificilmente será alterada.
Para que você não cometa esses erros e transmita credibilidade sem exagerar, confira 10 palavras que você não deve usar para se descrever:
Motivado
Nunca leve o crédito por coisas que você deveria fazer e que são obrigações suas. Ser ético, transparente e motivado em seu trabalho são algumas delas. É claro que você deve ser motivado em seu trabalho, caso contrário não irá realizá-lo.
Autoridade
Qualquer um que se apresentar como autoridade em determinado assunto mostra logo de cara que não tem autoridade nenhuma sobre nada. Se você precisa falar isso para os outros, é sinal de que está com sérios problemas de liderança.
Fornecedor Global
A grande maioria das empresas pode oferecer seus produtos globalmente. Aquelas que obviamente não podem, como por exemplo, restaurantes, ficam muito claramente fora da categoria. Dizer que é um fornecedor global só é necessário quando essa capacidade não é óbvia.
Inovador
As empresas costumam seus produtos e a si mesmas como inovadoras sem nem mesmo pensar no que isso significa. Se você é inovador não diga isso, deixe que seus serviços e produtos digam isso por você.
Criativo
Os mesmos princípios aplicados para o adjetivo inovador servem para aqueles que se apresentam como “criativos”. Essas palavras são tão repetidas e mal colocadas que não têm praticamente mais nenhum impacto.
Curador
Só porque você tem um blog com coisas interessantes ou um Twitter com links diferenciados não quer dizer que você é um curador. Deixe essa palavra para os profissionais presentes em museus, bibliotecas e galerias de arte.
Apaixonado
Guarde esse tipo de descrição para coisas particulares e pessoas. Dizer que é apaixonado por determinadas coisas e aspectos de seu emprego pode soar falso e mal colocado. Em vez disso, use palavras como focado ou especializado.
Único
Você sabe o que é único? Sua impressão digital. Fora isso, deixe essa palavra muito longe de seu vocabulário. Claro, não há ninguém no mundo como você, mas com certeza há coisas iguais à sua empresa e seus serviços. Certos adjetivos não devem ser utilizados dentro do mundo corporativo, mesmo quando parecem fazer sentido.
Guru
Acredite se quiser, mas há pessoas com coragem suficiente para se auto-intitularem “gurus” em determinada área. Indivíduos que se apresentem dessa maneira são tudo, menos gurus. Seu currículo acadêmico deve dizer o suficiente sobre sua especialização e não os adjetivos que você usa para descrevê-la.
Incrivelmente
Dizer que é bom, preciso ou eficiente já é suficiente. Não há necessidade de adicionar um advérbio para descrever algo que as pessoas já devem saber antes de você se apresentar.
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