terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Evolução do mercado de trabalho desenvolve novas carreiras


A crescente evolução do mercado começa a dar vida a um novo tipo de profissional: o especialista. A mescla entre a área da graduação com a especialização em outras áreas de interesse tem se tornado cada vez mais frequente nas carreiras mais tradicionais. De acordo com reportagem da revista Guia de Educação, essa mudança traz novas possibilidades de atuação para os profissionais dessas áreas.

Segundo a reportagem, as áreas de Medicina, Engenharia e Direito estão sendo afetadas por este novo mercado. O aumento desse fluxo de graduados que se especializa em outras áreas está diretamente ligado a introdução de novas tecnologias no mercado. Para Tomás Patrício Smith-Howard, diretor de economia médica da Associação Paulista de Medicina, um médico que se especializa em Direito abre um leque de oportunidades para novas atuações. ?Médicos que se especializam em Direito têm mais condições de atuar na acusação ou defesa em processos na área civil e criminal que discutem procedimentos clínicos e cirúrgicos, como aqueles que tratam de supostos erros médicos, por exemplo?, explica o diretor.

Howard aponta que as especializações também podem ser feitas dentro do ramo de atuação do profissional. Há quem se especialize em ultrassom em determinadas partes do corpo ou fisioterapeutas que cuidam de coluna, joelho ou somente mãos. Esse rumo traz para o mercado um profissional melhor qualificado para anteder as demandas do mercado.

No ramo do Direito, o presidente da Comissão de Direitos Infantojuvenis da Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil, Ricardo de Moraes Cabezón, aponta que as pessoas erram ao acreditar que todo bacharel em Direito somente poderá atuar como Juiz, promotor, delegado, advogado ou seguir carreira acadêmica. Ricardo explica que o curso de Direito em si precisa ser reformulado, pois ?não condiz mais com o que a sociedade espera de um profissional que está entrando no mercado de trabalho agora?, justifica.

Das carreiras tradicionais podemos dizer que a Engenharia é uma das que acompanha a evolução do mercado.  Para Jorge Abrahão de Castro, diretor de Estudos e Políticas Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o crescimento no setor e o aumento na qualificação dos profissionais está diretamente ligado ao crescimento de mercados como agronomia e de petróleo e gás. Castro aponta que outros setores da engenharia procuram profissionais cada vez mais especializados. ?Existe um aumento na necessidade de profissionais com alto grau de especialização em áreas que misturam diferentes tipos de conhecimento?, explica.

Segundo o diretor, o Brasil irá se desenvolver melhor a partir do momento em que deixar de ser dependente de outros países. O desenvolvimento no setor aeroespacial é visto por Castro como fundamental, uma vez que permitirá ao país o lançamento de satélites sem depender da tecnologia de outros países. ?É uma tecnologia cada vez mais importante para o Brasil e a dependência de outros países acarreta limitações e gastos cada vez maiores?, finaliza Castro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.