"Ofereço este blog a todas as pessoas que estão disponíveis ao mercado de trabalho em busca de uma oportunidade de recolocação profissional, e também aqueles que não estão disponíveis mas que buscam informações do mundo corporativo. Espero que minhas postagens possam orientá-los de alguma forma, fazendo-os ver que por menor que seja, sempre há uma luz no fim do túnel, jamais desistam, sejam e permaneçam persistentes em suas buscas, acreditem em si e um dia tudo dará certo".
segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013
A influência da liderança familiar na formação dos líderes
Com a evolução da humanidade, os modelos que serviam como referências para a formação da personalidade mudaram e a falta de habilidades dos seres humanos para lidar com as diferenças das gerações Baby Boomers, X, Y e Z, vem afetando negativamente a humanidade.
Entre os modelos, a liderança familiar era um deles, hoje fragilizado. Devemos nos preocupar com a liderança familiar para formar novos líderes? Afinal, ela está fragilizada e seus reflexos são visíveis nas atitudes dos seres humanos. Portanto, os pais devem refletir sobre a importância de seus exemplos nos ensinamentos, para que seus filhos somem com os externos e se tornem seres humanos melhores. Afinal, a família tem um papel importante na formação do caráter, perfil profissional e espírito empreendedor dos filhos, seja ele para atuar em uma empresa ou administrar seu próprio negócio. A família é mais do que um sistema de ensino, é a base para a escola da vida, uma fonte primordial para o desenvolvimento do ser humano até independência pessoal, profissional e financeira. Afinal, educar e formar um filho para que ele seja um bom ser humano e faça a diferença na sua vida pessoal e profissional é o sonho dos pais. Para alcançarem esta meta, a missão dos pais e dos filhos é desafiadora, pois dependem mais das atitudes dos pais, sendo exemplos, do que dos filhos, que na fase de formação querem mais é “curtir” a vida.
Como Consultora, desenvolvi centenas de treinamentos para o desenvolvimento e erformance dos profissionais, principalmente das lideranças com atitudes empreendedoras, que gerenciam suas áreas como se fossem seu próprio negócio. Ser um líder espelho, liderar pelo exemplo, independente de possuir ou não um cargo de liderança.
Porém, quais as competências que compõem este perfil? Qual o A.C.H.E (Atitudes, Conhecimentos, Habilidades e Entusiasmo) ideal? Difícil selecionar, pois são tantas competências desenvolvidas ao longo da vida e carreira para o crescimento do ser humano, que no meu livro: VOCÊ, a Águia e a Natureza - O Despertar Experiencial do VOCÊ S.A, exploro oito, que os pais podem desenvolver com os filhos e valiosas para toda vida.
São tantas as outras competências que os filhos precisam desenvolver ao longo da vida, que o exemplo da liderança familiar dos pais será fundamental nesta jornada. Afinal, a competitividade é ferrenha e as empresas ávidas por profissionais de alta performance, mas como agir?
Este é o desafio do RH em identificar a base de liderança familiar que os profissionais trazem consigo e, quanto maior, mais eficazes eles serão como líderes.
Convido os pais a refletirem sobre os ensinamentos familiares recebidos e as influências que eles têm no seu estio de liderança. Ah! e se estiver fragilizado, construa um modelo e invista hoje no A.C.H.E do seu filho, para que ele seja um líder que fará a diferença amanhã e sempre!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.