terça-feira, 17 de março de 2015

6 sinais de que você é um chefe bom demais


Você deve estar cansado de ouvir a máxima “um bom líder inspira respeito e não medo em seus funcionários”. A afirmação é verdadeira, ou seja, você não quer ser aquelechefe conhecido como chato, que tem o poder de encerrar conversas com a simples presença. O problema é que na ânsia de cumprir o ditado, muitos chefes acabam dando liberdade demais para os seus colaboradores.

Toda essa liberdade, de fato, não inspira medo. Mas por outro lado também não gera respeito nenhum. Veja 6 comportamentos dos chefes “legais demais” e descubra se você faz parte dessa categoria:


1. Os prazos se perdem com frequência

Se você é o último a saber que uma tarefa vai atrasar, comece a prestar atenção na maneira como você entrega essas demandas aos seus funcionários. Seja amigável, mas firme. Deixe claro para os seus colaboradores que você quer a tarefa em determinado prazo e, mais que isso, que quer ser informado sobre o andamento dela.


2. Você é o alvo das piadas

Você pode ter a liberdade de brincar e fazer comentários engraçados com os seus funcionários, mas observe se você não é o causador deles na maior parte das vezes. Deixar os funcionários confortáveis demais ao seu lado pode gerar esse tipo de comportamento que, automaticamente, anula o respeito.


3. Suas ordens são ignoradas

O que acontece quando você faz críticas ou comentários sobre o trabalho dos seus colaboradores? Eles aceitam a sua opinião? Com ou sem protestos? Se os seus funcionários claramente ignoram suas recomendações sobre o trabalho deles ou se reclamam demais quando fazem o que você manda, é necessário ser mais objetivo com eles.


4. Você compartilha informações demais

Você não pode deixar os seus funcionários no escuro. Isso significa que você deve deixá-los cientes da situação da empresa, seja para o bem ou para o mal. No entanto, se eles sabem demais sobre isso – especialmente em casos negativos – você acaba passando uma imagem de incompetência e falta de autoridade.


5. Você está sempre dividindo os créditos

É fundamental que você, como chefe de uma equipe, seja capaz de trabalhar em grupo. Isso até incentiva os seus funcionários. No entanto, você deve ser capaz de reconhecer o esforço do time sem dar a eles os créditos que são seus. Algumas das conquistas da equipe só são possíveis graças ao gestor. Leve o crédito por isso.


6. Você é tratado como colega

É importante manter um relacionamento amigável com os seus colaboradores, mas existe uma diferença entre ser tratado com educação e respeito e ser tratado como amigo. Verifique o comportamento dos seus funcionários com você, se eles têm determinadas liberdades incompatíveis com o ambiente de trabalho.

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