terça-feira, 17 de março de 2015

3 dicas para acabar com a negatividade no ambiente de trabalho

Passar por períodos de descontentamento com o trabalho é muito comum, especialmente se você já está na mesma empresa ou cargo há muitos anos. Esse tipo de problema afeta o seu método de trabalho e acaba transformando você em uma pessoa com comportamentos negativos, o que pode prejudicar não só o seu emprego imediato como todo o desenvolvimento da sua carreira.

Estudos mostram que quando permitimos que o pensamento negativo tome conta do nosso cérebro deixamos de fazer o nosso trabalho com qualidade. Uma pesquisa da VitalSmarts descobriu que 97% dos funcionários admitem ter pelo menos um comportamento negativo que limita o desenvolvimento no trabalho, como a falta de confiança, o desprezo com o trabalho alheio, comentários desnecessários, procrastinação e até mesmo a resistência em melhorar as próprias atitudes.

O problema é que em muitos casos a principal causa para o descontentamento é exatamente o seu comportamento negativo. Pode parecer confuso, mas a verdade é que uma coisa puxa a outra e você acaba entrando em um círculo vicioso. Então, talvez seja hora de rever as suas atitudes. Confira 3 dicas que podem ajudar:

1. Desabafe

Talvez você acredite que desabafar só vai criar mais negatividade, mas o fato é que existem maneiras e maneiras de fazer isso. Uma boa técnica é escrever tudo aquilo que você odeia sobre o seu trabalho e depois riscar todos os aspectos que estão fora do seu controle. Dessa maneira você terá uma visão clara daquilo que pode melhorar e será mais fácil manter o foco, de uma maneira positiva, nos obstáculos que você precisa ultrapassar usando apenas as suas habilidades.

2. Abrace a mudança

Se a situação atual não está levando você a lugar algum e só contribui para aumentar a sua infelicidade comece a aplicar mudanças no seu método de trabalho. Pense em como as companhias e pessoas de sucesso chegaram ao topo e aplique esses comportamentos na sua rotina diária. Esse tipo de iniciativa tira você da sua zona de conforto e deixa você mais atento ao que acontece ao seu redor.

3. Dê um tempo aos outros

Grande parte do seu descontentamento com o trabalho pode ser por causa dos seus chefes ou colegas de trabalho. Você tem todo o direito de acreditar que eles não realizam o trabalho deles de maneira eficiente, mas é preciso se lembrar de que isso pode estar acabando com a sua motivação. Você não tem a fórmula para o sucesso, aceite isso e procure entender os diferentes métodos de trabalho na empresa. Se de toda maneira você ainda não estiver contente com isso, procure oferecer ajuda. Isso tornará o ambiente mais prazeroso para se trabalhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.