terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Será que Você é tão Competente Quanto Imagina?

Você se considera um candidato competente? Está preparado para um novo desafio profissional?

Para ser competente nos dias de hoje, é preciso muito mais que uma boa formação técnica. Além das qualificações teóricas e técnicas exigidas pela sua profissão, qualquer que seja ela, as empresas estão buscando candidatos que tenham Atitudes de Competência Profissional.

Tradicionalmente, a Administração e a Psicologia têm trabalhado com o conceito de Competências como o conjunto de Conhecimentos, de Habilidades e de Atitudes necessárias à realização daquele trabalho. É o chamado CHA, a partir das iniciais destas 3 dimensões das Competências.

A lógica inicial era a seguinte: se definimos o que o cargo precisa em termos de Conhecimentos técnicos, Habilidades para realizar as tarefas e o Perfil Psicológico deste cargo e encontrássemos o candidato que possuísse este conjunto de requisitos, teríamos a pessoa certa para o trabalho certo. A realidade, porém, é outra.

O que constatamos na prática é que, apesar de um candidato ter um currículo de formação e especialização (Conhecimentos), ter treinamentos sobre as habilidades necessárias para o desempenho das tarefas e ter um Teste Psicológico coerente com o Perfil definido para a vaga, não se tem garantias de que o candidato, depois de contratado, vai corresponder às expectativas em termos de resultados.

Um CEO de uma Empresa de Infraestrutura afirma: “Contratamos pelo currículo e demitimos pelo comportamento, pela falta de envolvimento com o trabalho e pela falta de Entrega de resultados”.

O aspecto mais desafiador para as Empresas atualmente é conseguir identificar se o candidato apresenta um Perfil de Competências Profissionais Pessoais, ou seja, uma Atitude compatível com a Função e com os resultados pretendidos.

Você Sabe quais são as Atitudes Profissionais Fundamentais?

Um candidato competente é aquele que consegue mostrar que além de possuir o Conhecimento e as Habilidades necessárias para aquela Função, possui também a Atitude ou o Perfil de Competências Profissionais Pessoais fundamentais para o sucesso naquela Função.

Para poder lidar com as constantes mudanças de cenários em relação ao mercado, padrões de consumo das pessoas, tecnologia, etc., este profissional precisa ter uma alta capacidade de adaptação às mudanças tanto externas quanto internas da organização em que colabora.

Aliado à adaptação às mudanças o profissional precisa manter o Foco em Resultados ou seja concentrar seus esforços e a alocação dos recursos disponíveis para alcançar com persistência os objetivos definidos para sua Função.

Além disso, os profissionais precisam apresentar um alto nível de Resiliência, ou seja, a capacidade de lidar com as pressões sem se desequilibrar em relação aos objetivos traçados, mesmo em um ambiente de alta pressão como o mundo corporativo. Tanto as pressões internas da Organização quanto externas em relação ao mercado, legislação, concorrência, etc..

Os Fatores Essenciais para o seu sucesso profissional são: 
Manter-se motivado diante destes desafios e dificuldades 
Manter-se alinhado ao seu propósito pessoal e da empresa 
Manter um alto nível de energia para o trabalho 

Outro requisito fundamental no campo do comportamento ou Competências Profissionais Pessoais é a capacidade de se relacionar com as pessoas e o trabalho em equipe. Cada vez mais, os projetos são complexos e dependentes da interação e coordenação do trabalho de várias pessoas e equipes.

Ou seja, temos a impressão de que deseja-se um Super-Candidato, um Super-Homem ou Super-Mulher.

É possível Desenvolver Competências Pessoais?

Durante muito tempo, acreditou-se que as Competências Pessoais ou as Atitudes eram inatas nas pessoas, ou seja, ou a pessoa era assim ou não, ou tinha nascido com esta aptidão ou não. Daí a importância que se deu aos Testes Psicológicos que buscavam definir qual o Tipo Psicológico da pessoa e se era ou não adequado aquela Função.

Entretanto, hoje sabemos que é possível (e necessário!) desenvolver as Competências Profissionais Pessoais. É preciso primeiramente identificar no seu Perfil de Competências aquelas que são consideradas Pontos de Atenção para o Desenvolvimento e, a partir disso, elaborar um Programa de Desenvolvimento Individual estruturado que contemple não apenas os Conhecimentos teóricos daquela Competência mas, e principalmente, desenvolver atividades, reflexões, tarefas e exercícios no seu dia a dia, de forma sistemática, para promover o desenvolvimento destas Atitudes vencedoras.

Não basta apenas a motivação de querer chegar ao sucesso. É preciso estar alinhado com o seu propósito de vida no trabalho para que tudo faça sentido para você e para a Empresa onde você colabora. Mas isso é uma outra conversa, para um próximo artigo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.