terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

O diferencial dos empreendedores de sucesso

Numa pesquisa feita com mais de 3.300 líderes mundiais, uma característica é comum a todos eles a capacidade de VISÃO. Líderes têm visão e pensam à frente. É essencial ter visão do ambiente de negócios e de como agir estrategicamente para estar preparado a realmente atingir resultados de curto, médio e longo prazo. Na administração, ao longo de sua história, desde Taylor até os dias atuais, os gestores aprenderam a focar cinco variáveis diferentes: tarefas, estrutura organizacional, pessoas, ambiente e tecnologia, onde cada teoria administrativa privilegiou ou enfatizou uma ou mais dessas cinco variáveis, omitindo ou relegando em segundo plano todas as demais. Neste sentido é fundamental perceber que o gestor atual deve ter um olhar analítico sobre todas estas variáveis da administração e considerá-las no desenvolvimento do seu negócio. 

Apontando de forma prática, segue o itinerário a ser diagnosticado pelo empreendedor com abordagem das seguintes propostas: 

• Uma visão clara do seu negócio 

Este é o primeiro fator associado a pessoas e empresas bem-sucedidas. O negócio navega e qual é o seu destino? O empreendedor precisa determinar sua missão, sua visão e seus valores. O administrador moderno precisa ter atenção para não ficar à deriva nos oceanos vermelhos e sangrentos do mercado. Para ter visão clara do negócio, é preciso saber onde a empresa estará nos próximos 5, 10 ou 20 anos. O plano estratégico é essencial para definição das estratégias e das adaptações necessárias à influência externa. 

O plano de 2.012 começa a ser elaborado de imediato e o empreendedor deve reunir sua equipe de gestores para essa análise estratégica do rumo a ser tomado. No plano devem ser estabelecidas análises do mercado, das estratégias e chegar à definição de metas claras. A meta essencial a ser traçada é quanto a empresa vai vender durante o ano seguinte e a que preço médio, para concluir sua previsão de faturamento. Em seguida, definem-se quais as ações que serão tomadas para a consecução deste fim e qual o orçamento da empresa, baseado neste estudo. 

• Capacidade de articular a visão de forma clara, persuasiva e concisa perante os grupos de interesse da empresa 

Esse é o segundo ponto associado a pessoas e empresas bem-sucedidas. É absolutamente imprescindível que o empreendedor esteja em permanente qualificação, por meio de treinamentos, leituras, interação com pessoas que possam contribuir com sua visão e, acima de tudo, desenvolva o perfil dos seus gestores. Os gestores precisam ter uma visão integrada da estratégia e, para tanto, devem realizar semanalmente a reunião estratégica gerencial, indo a mesma na direção dos assuntos que realizem e operacionalizem a estratégia. Gestores em desenvolvimento precisam aprender a serem líderes e a pensarem estrategicamente. Este é o foco. Quanto mais o consumidor fica exigente mais a força de vendas precisa estar qualificada para atuar junto ao consumidor. 

Os gestores com visão clara treinam constantemente seus vendedores, supervisores e gerentes para terem conhecimentos, habilidades e atitudes que convertam em resultados de vendas, o chamado CHA. CHA é o conjunto que forma equipes de vendas, visando atuarem eficazmente em qualquer ambiente de negócios, seja ele desacelerado ou em constante crescimento. 

As formas de fazer negócios e chegar até os consumidores merecem análise apurada dos empreendedores, pois o comportamento dos consumidores e sua necessidade de novos canais de venda estão sendo modificados neste novo ambiente de negócios. A pergunta a ser avaliada é: como a empresa pode articular sua visão e abrir um novo canal para atender adequadamente ao seu consumidor? 

• Compreensão clara dos fluxos de caixa e aspectos econômicos do seu negócio 

Vender não é o único aspecto de um negócio. O faturamento crescente não resolve os problemas de uma empresa e não pode ser visto de maneira isolada, como indicador de sucesso. A miopia empresarial é perigosa, pois o negócio precisa ser administrado com uma visão sistêmica. Os fluxos de caixa e os aspectos econômicos do negócio precisam ser conhecidos e administrados adequadamente pelos gestores, possibilitando assim navegar com segurança e tomar as decisões certas, permitindo investir nos aspectos do seu negócio, sem prejuízo e garantindo a lucratividade necessária para a sobrevivência e crescimento sustentável. 

O mercado é volátil e pode fornecer surpresas desagradáveis para os menos preparados, portanto, a reflexão final desse artigo é onde você está construindo seu negócio: numa base sólida, numa base frágil ou está faltando completamente uma base sustentável? Empresas e pessoas de sucesso sabem para onde estão direcionando seus objetivos, agem num curto prazo, mas formam uma visão coesa de médio e longo prazo. Esta visão forma a empresa do futuro, preparada para crescer.

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