Para não cometer erros nessa hora, a consultoria especializada em recrutamento executivo, PageGroup, listou 10 atitudes que podem otimizar suas chances de sair bem sucedido antes, durante e depois de uma entrevista de emprego. Confira:
1. Pesquise. Antes de ser entrevistado, descubra o maior número de informações sobre o seu provável empregador antecipadamente. O site da empresa deve ser seu ponto de partida. Nele, veja a missão, desempenho passado, objetivos futuros e atuais avaliações dos analistas sobre a empresa. Converse com algum conhecido que trabalhou na organização ou veja o perfil da empresa nas redes sociais.
2. Leia (e releia) seu CV. Esteja preparado para responder perguntas sobre ele. Ao mesmo tempo, certifique-se que você tenha lido a descrição da vaga cuidadosamente e pense em como sua experiência beneficiaria seu empregador em potencial.
3. Prepare seu kit de entrevistas. Ele deve ter certificados, referências, cópia do anúncio e uma lista de questões, como:
- Quais serão as minhas responsabilidades?
- Qual foi o motivo da abertura da vaga?
- Como minha performance será avaliada?
- De que forma a função se encaixa na estrutura do departamento?
- Que incentivo é dado para treinamentos adicionais?
- Quem são seus clientes?
- Qual o rumo da empresa? Quais os planos de crescimento?
- Qual é o próximo passo?
4. Pense em questões comuns. Prepare-se antecipadamente para questões comuns, como:
- Fale-me a seu respeito.
- Quais foram suas conquistas até agora?
- Você está satisfeito com sua carreira até agora?
- Do que você não gosta na sua função atual?
- Quais são seus pontos fortes/fracos?
- Que tipo de decisão você acha mais difícil tomar?
- Por que você quer deixar seu empregador atual?
5. Mostre boa linguagem corporal. Na hora da entrevista, cumprimente seu entrevistador em pé, com um firme e forte aperto de mão e um sorriso. Sente-se ereto, com os dois pés no chão. Fale de maneira clara e confiante. Procure manter um nível confortável de contato visual durante a entrevista.
6. Tenha uma estratégia. Uma entrevista padrão geralmente começa com um bate-papo introdutório, passando para questões específicas, de sua aplicação até sua experiência. Informações gerais sobre a empresa e a função podem vir em seguida. No final, há um espaço para a realização de perguntas. Sabendo disso, se informe sobre os tópicos geralmente discutidos.
7. Ouça o que está sendo perguntado. Pense sobre suas respostas para as perguntas mais difíceis e não dê detalhes irrelevantes. Dê exemplos positivos de sua experiência até o momento, mas seja conciso. Contudo, tome cuidado em dar respostas muito curtas, com uma única palavra.
8. Esteja preparado para fazer perguntas que já tenha elaborado de antemão. Isso demonstra que você refletiu sobre a função e pesquisou sobre a organização. Certifique-se que sejam questões abertas. Isso encoraja o entrevistador a fornecer informações adicionais.
9. Mostre entusiamos pela vaga. Mostre seu entusiasmo pela função, mesmo que você tenha algumas reservas. Estas podem ser discutidas em uma etapa posterior.
10. Peça feedback. Após sair da entrevista, escreva um breve resumo do que foi abordado. Anote as áreas em que você sentiu que foi bem, assim como quaisquer questões difíceis de responder. Busque conselhos para dar um feedback construtivo ao consultor em todas as fases do processo de recrutamento. Contate seu consultor e dê um feedback. Ele precisa conhecer seus pontos de vista sobre a entrevista e a função antes de contatar o empregador.
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