segunda-feira, 19 de agosto de 2013

9 coisas para considerar ao trabalhar em um emprego que você odeia

Embora trabalhar em um emprego insatisfatório seja comum, pode destruir sua motivação na carreira. Confira coisas que você deve considerar se está passando por essa situação.

Trabalhar em um emprego que não gostamos é um verdadeiro drama e acontece com mais frequência do que pensamos. Porém, na maioria dos casos a culpa é toda do profissional, que decide manter o foco nas partes negativas e acaba deixando que isso influencie a sua satisfação no trabalho. Se você está passando pela situação de trabalhar em um emprego deprimente, confira algumas coisas que você deve considerar.
1. Descubra o que você odeia
Busque uma visão geral da situação. Identifique o que especificamente você odeia sobre o seu emprego para começar a resolver o problema e entenda como isso afeta sua vida pessoal e sua satisfação com o trabalho.
 2. Descubra se o problema é você
Uma boa saída é anotar tudo o que tira você do sério durante o dia de trabalho. Depois olhe a lista e encontre temas em comum. Em muitos casos você vai se surpreender ao notar que a maior parte dos problemas da lista pode ser resolvida com uma mudança na sua atitude.
 3. Fale sobre o problema
Encontre pessoas em quem você possa confiar para discutir o assunto. Isso vai dar a você diferentes perspectivas, o que vai ajudá-lo a resolver o problema de maneira bem pensada. Lembre-se de ser imparcial e detalhar a situação, as pessoas podem ver aspectos que você está deixando passar.
4. Elimine o sofrimento
Identifique o que você pode eliminar da sua rotina e que está causando sofrimento para você. Talvez você esteja tão acostumado a realizar as tarefas mecanicamente, mas observe com mais atenção as suas atividades durante o dia.
5. Tente coisas novas
Talvez alterar seus processos de trabalho seja o suficiente para garantir uma maior satisfação com o seu emprego. Tente influenciar mudanças positivas no seu ambiente de trabalho, converse com seu gestor e com seus colegas para sugerir alterações.
6. Planeje uma saída estratégica
Se mesmo depois de todas as tentativas você ainda odiar o seu trabalho, comece a planejar uma saída estratégica. Busque novas oportunidades de emprego, entre em contato com as pessoas do seu network, etc. Isso vai ajudá-lo a suportar o período em que você ainda está na empresa.
7. Mantenha o foco nas coisas positivas
Embora você odeie o seu emprego, se olhar direito ainda vai encontrar algo de positivo nele. Mantenha o foco nisso. Pensar apenas nas coisas ruins do seu trabalho vai fazê-lo ficar frustrado, ao invés disso procure se concentrar nas partes mais satisfatórias para você.
8. Não queime oportunidades
Ainda que seu emprego seja deprimente, certifique-se de permanecer ou sair de maneira adequada. Nunca se sabe o que pode acontecer futuramente e queimar suas oportunidades não é uma saída inteligente. Mantenha o controle.
9. Encontre tempo para o que você ama
Se você realmente odeia o seu trabalho, procure encontrar novas maneiras de aproveitar seu tempo fora do escritório. Dedique-se aos seus hobbies, passe mais tempo com a sua família, etc. Embora pareçam atitudes bobas, esse tipo de coisa vai dar energia para que você suporte o período em que está trabalhando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.