Sabemos que o trabalho é algo que
mobiliza o homem, por meio dele, as pessoas podem se sentir mais felizes
ou não. Estar em um emprego onde se sinta bem é fundamental para ter
maior satisfação na vida.
Na busca por uma oportunidade no mercado
de trabalho, é importante apresentarmos características favoráveis à
determinada vaga, é o que os especialistas em Recursos Humanos costumam
chamar de perfil. O perfil é composto por Competências Técnicas e Competências Comportamentais.
No mundo moderno as empresas buscam
candidatos com maior versatilidade e qualificação profissional. Para
isso, é importante que os candidatos a empregos se preocupem com sua
formação acadêmica/profissional; uma vez que o mercado de trabalho está
muito exigente, excludente e competitivo.
Antes de falarmos mais sobre o assunto,
vamos esclarecer o que seriam as competências. Podemos dizer, de maneira
resumida, que seria a habilidade para realizar alguma tarefa de forma
satisfatória, um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que
propiciam maior facilidade de executar e solucionar determinadas
atividades.
Competência Técnicas
são: Escolaridade e ou formação especifica de um cargo, que é o que
fazemos quando concluímos algum curso profissionalizante, terminamos a
faculdade, a especialização, etc.
Competências Comportamentais
são também bastante desejadas pelos empregadores e que podem ser
inerentes à personalidade de cada pessoa, desenvolvidas no convívio
social, ou ainda, aprimoradas através de treinamentos e
autodesenvolvimento.
Listaremos abaixo, algumas competências
importantes e valorizadas no mercado de trabalho. Independente da
história, cultura, valores e missão de cada empresa; algumas
competências se fazem similares na busca pelo candidato, tais como:
- Relacionamento interpessoal: saber lidar com pessoas, o que significa basicamente a aprender a ouvir e a se colocar no lugar dos outros.
- Equilíbrio emocional: o ambiente de trabalho está cada vez mais desafiador, com várias mudanças, competitividade e pressão, tirando todos da antiga “zona de conforto”. É importante manter a calma e saber administrar as emoções para lidar com as pessoas e decisões.
- Trabalho em equipe: refere-se à capacidade de interagir com o próximo para resolver situações, atingir e superar metas, vencer desafios. Atualmente não se cogita mais a individualidade nas organizações.
- Comunicação: é preciso saber expressar as ideias, sentimentos e emoções. Por meio da comunicação é possível tirar dúvidas, apresentar soluções para os fatos. Quando não se comunica, fica mais difícil agregar algum valor à empresa.
- Iniciativa: quem tem iniciativa, consegue atuar com velocidade e inovação, evitando que os problemas primeiro aconteçam para só depois tomar uma atitude. Trata-se da capacidade de propor algo ou ter uma atitude sem esperar que alguém lhe peça para fazer.
- Comprometimento: capacidade de se comprometer com algo que combinou anteriormente.
- Flexibilidade: ser capaz de aceitar e lidar com as mudanças, o que é inevitável no ambiente coorporativo, como também situações e comportamentos antagônicos.
Como podemos observar, além dos
conhecimentos técnicos, desenvolver as Competências acima resultam em um
profissional mais preparado tanto para lidar com os problemas de
maneira a encontrar um resultado satisfatório, quanto para lidar com a
situação de maneira madura e adequada. Sendo assim, que tal, buscar o
desenvolvimento contínuo, resgatando valores e comportamentos esperados
no mercado de trabalho? Será bom não apenas para o lado profissional,
mas muito rico para o crescimento pessoal.
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