terça-feira, 11 de novembro de 2014

As competências essenciais para o mercado de trabalho



Sabemos que o trabalho é algo que mobiliza o homem, por meio dele, as pessoas podem se sentir mais felizes ou não. Estar em um emprego onde se sinta bem é fundamental para ter maior satisfação na vida.

Na busca por uma oportunidade no mercado de trabalho, é importante apresentarmos características favoráveis à determinada vaga, é o que os especialistas em Recursos Humanos costumam chamar de perfil. O perfil é composto por Competências Técnicas e Competências Comportamentais.

No mundo moderno as empresas buscam candidatos com maior versatilidade e qualificação profissional. Para isso, é importante que os candidatos a empregos se preocupem com sua formação acadêmica/profissional; uma vez que o mercado de trabalho está muito exigente, excludente e competitivo.

Antes de falarmos mais sobre o assunto, vamos esclarecer o que seriam as competências. Podemos dizer, de maneira resumida, que seria a habilidade para realizar alguma tarefa de forma satisfatória, um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que propiciam maior facilidade de  executar e solucionar determinadas atividades.

Competência Técnicas são: Escolaridade e ou formação especifica de um cargo, que é o que fazemos quando concluímos algum curso profissionalizante, terminamos a faculdade, a especialização, etc.

Competências Comportamentais são também bastante desejadas pelos empregadores e que podem ser inerentes à personalidade de cada pessoa, desenvolvidas no convívio social, ou ainda, aprimoradas através de treinamentos e autodesenvolvimento.

Listaremos abaixo, algumas competências importantes e valorizadas no mercado de trabalho. Independente da história, cultura, valores e missão de cada empresa; algumas competências se fazem similares na busca pelo candidato, tais como:
  • Relacionamento interpessoal: saber lidar com pessoas, o que significa basicamente a aprender a ouvir e a se colocar no lugar dos outros.
  • Equilíbrio emocional: o ambiente de trabalho está cada vez mais desafiador, com várias mudanças, competitividade e pressão, tirando todos da antiga “zona de conforto”. É importante manter a calma e saber administrar as emoções para lidar com as pessoas e decisões.
  • Trabalho em equipe: refere-se à capacidade de interagir com o próximo para resolver situações, atingir e superar metas, vencer desafios. Atualmente não se cogita mais a individualidade nas organizações.
  • Comunicação: é preciso saber expressar as ideias, sentimentos e emoções. Por meio da comunicação é possível tirar dúvidas, apresentar soluções para os fatos. Quando não se comunica, fica mais difícil agregar algum valor à empresa.
  • Iniciativa: quem tem iniciativa, consegue atuar com velocidade e inovação, evitando que os problemas primeiro aconteçam para só depois tomar uma atitude. Trata-se da capacidade de propor algo ou ter uma atitude sem esperar que alguém lhe peça para fazer.
  • Comprometimento: capacidade de se comprometer com algo que combinou anteriormente.
  • Flexibilidade: ser capaz de aceitar e lidar com as mudanças, o que é inevitável no ambiente coorporativo, como também situações e comportamentos antagônicos.

Como podemos observar, além dos conhecimentos técnicos, desenvolver as Competências acima resultam em um profissional mais preparado tanto para lidar com os problemas de maneira a encontrar um resultado satisfatório, quanto para lidar com a situação de maneira madura e adequada. Sendo assim, que tal, buscar o desenvolvimento contínuo, resgatando valores e comportamentos esperados no mercado de trabalho? Será bom não apenas para o lado profissional, mas muito rico para o crescimento pessoal.

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