
Sabemos que o trabalho é algo que 
mobiliza o homem, por meio dele, as pessoas podem se sentir mais felizes
 ou não. Estar em um emprego onde se sinta bem é fundamental para ter 
maior satisfação na vida.
Na busca por uma oportunidade no mercado
 de trabalho, é importante apresentarmos características favoráveis à 
determinada vaga, é o que os especialistas em Recursos Humanos costumam 
chamar de perfil. O perfil é composto por Competências Técnicas e Competências Comportamentais.
No mundo moderno as empresas buscam 
candidatos com maior versatilidade e qualificação profissional. Para 
isso, é importante que os candidatos a empregos se preocupem com sua 
formação acadêmica/profissional; uma vez que o mercado de trabalho está 
muito exigente, excludente e competitivo.
Antes de falarmos mais sobre o assunto, 
vamos esclarecer o que seriam as competências. Podemos dizer, de maneira
 resumida, que seria a habilidade para realizar alguma tarefa de forma 
satisfatória, um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que 
propiciam maior facilidade de  executar e solucionar determinadas 
atividades.
Competência Técnicas 
são: Escolaridade e ou formação especifica de um cargo, que é o que 
fazemos quando concluímos algum curso profissionalizante, terminamos a 
faculdade, a especialização, etc.
Competências Comportamentais
 são também bastante desejadas pelos empregadores e que podem ser 
inerentes à personalidade de cada pessoa, desenvolvidas no convívio 
social, ou ainda, aprimoradas através de treinamentos e 
autodesenvolvimento.
Listaremos abaixo, algumas competências 
importantes e valorizadas no mercado de trabalho. Independente da 
história, cultura, valores e missão de cada empresa; algumas 
competências se fazem similares na busca pelo candidato, tais como:
- Relacionamento interpessoal: saber lidar com pessoas, o que significa basicamente a aprender a ouvir e a se colocar no lugar dos outros.
 - Equilíbrio emocional: o ambiente de trabalho está cada vez mais desafiador, com várias mudanças, competitividade e pressão, tirando todos da antiga “zona de conforto”. É importante manter a calma e saber administrar as emoções para lidar com as pessoas e decisões.
 - Trabalho em equipe: refere-se à capacidade de interagir com o próximo para resolver situações, atingir e superar metas, vencer desafios. Atualmente não se cogita mais a individualidade nas organizações.
 - Comunicação: é preciso saber expressar as ideias, sentimentos e emoções. Por meio da comunicação é possível tirar dúvidas, apresentar soluções para os fatos. Quando não se comunica, fica mais difícil agregar algum valor à empresa.
 - Iniciativa: quem tem iniciativa, consegue atuar com velocidade e inovação, evitando que os problemas primeiro aconteçam para só depois tomar uma atitude. Trata-se da capacidade de propor algo ou ter uma atitude sem esperar que alguém lhe peça para fazer.
 - Comprometimento: capacidade de se comprometer com algo que combinou anteriormente.
 - Flexibilidade: ser capaz de aceitar e lidar com as mudanças, o que é inevitável no ambiente coorporativo, como também situações e comportamentos antagônicos.
 
Como podemos observar, além dos 
conhecimentos técnicos, desenvolver as Competências acima resultam em um
 profissional mais preparado tanto para lidar com os problemas de 
maneira a encontrar um resultado satisfatório, quanto para lidar com a 
situação de maneira madura e adequada. Sendo assim, que tal, buscar o 
desenvolvimento contínuo, resgatando valores e comportamentos esperados 
no mercado de trabalho? Será bom não apenas para o lado profissional, 
mas muito rico para o crescimento pessoal.
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