Conviver com pessoas “duas caras”, realmente, é um grande embate no dia a dia. Mas para sair-se bem destas ciladas, foque no seu trabalho.
O sucesso profissional não se limita apenas em ter bons cargos e dinheiro, mas sim sermos reconhecidos e lembrados pelos exemplos que deixamos. Não se esqueça, estas pessoas são sempre lembradas pelo mal estar causado, pelas intrigas feitas e não pelo bom profissional ou trabalho desenvolvido. Desenvolva sempre seu trabalho da melhor maneira possível e evite intrigas.
No mundo competitivo é comum vermos pessoas que não medem esforços para conquistar o que desejam, mesmo que isso cause prejuízos aos próprios colegas de trabalho. Quem não conhece aquela pessoa que se mostra simpática demais, sorridente demais, solicita demais, gentil demais, descobre um dia que, pelas costas, ela fala mal do seu trabalho e te “queima” com o chefe.
Veja as dicas de como lidar com pessoas falsas no ambiente de trabalho:
1) Tenha consciência de que você não tem o poder de mudar o comportamento nem as atitudes de outras pessoas, mas pode mudar a forma como você reage a elas.
2) Neutralize a situação e proteja-se transmitindo à pessoa apenas as informações essenciais de trabalho. Seja breve, direto na conversa e evite falar sobre assuntos pessoais ou fazer comentários que possam ser usados contra você.
3) Se houver algum mal entendido ou fofoca, chame a pessoa para conversar a sós, num local e momento apropriado para esclarecer o ocorrido.
4) Evite demonstrar irritabilidade dando indiretas, ou fazendo comentários sobre a sua raiva de ter que conviver com pessoas assim. Comportamentos como esses apenas te desmoralizam, dando a impressão de que é “descontrolado”.
5) Não pague na mesma moeda. Lembre-se de que o “falso” é o outro e não você. Tentar ser falso também dispensa muita energia que poderia ser empregada no seu trabalho.
6) Foque no resultado do seu trabalho e faça o melhor possível. Você deixa a sua marca no mundo através do resultado do seu trabalho e, contra fatos, não há argumentos.
Apesar de difíceis de lidar, as pessoas “falsas” nos ensinam que não vale a pena abrirmos mão da nossa verdade, dos nossos valores morais e éticos. Elas também nos mostram que não vale a pena crescer profissionalmente deixando um rastro de destruição por onde passamos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.