quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Os profissionais mais bem pagos do momento no Brasil

dinheiro

Eles ganham bem

Um levantamento da consultoria Michael Page feito ao longo de 2014 apontou os profissionais mais bem pagos do momento no Brasil.
No topo da lista estão os CFOs ou diretores financeiros, com média salarial de 80 mil reais por mês - remuneração praticada sobretudo em empresas de grande porte.
Segundo Henrique Bessa, diretor da área de finanças e jurídico da Michael Page, a maioria dos cargos listados tem em comum o foco em redução de custos e ganho de eficiência. "Em um ano duro como 2015, quem trouxer liquidez para as empresas será naturalmente valorizado", afirma.
Os donos dos maiores salários do mercado de trabalho pertencem a áreas tão diversas quanto finanças, recursos humanos e comércio eletrônico. Clique nas fotos para saber quem são eles.

Executivo de empresas investidas por fundos de private equity

Salário: Varia muito. Pacote de stock options, que normalmente inclui de 0,5% a 2% do valor da empresa.
Área: Empresas investidas

No Brasil, há cada vez mais fundos de investimento que adquirem participação em empresas para vendê-las depois, segundo Henrique Bessa, da Michael Page.  
Por esse motivo, o mercado tem absorvido executivos capazes de participar do desenvolvimento e reestruturação de um negócio, a fim de prepará-lo para a venda.
Com salário fixo de 20 mil reais, em média, ele tem participação no valor de venda da empresa - o que pode levar sua remuneração final às alturas. "Há pouca gente com o perfil e disposição para assumir o risco, o que torna o profissional ainda mais cobiçado", diz Bessa.

CFO ou diretor financeiro

Salário: até 80 mil reais
Área: Empresas de grande porte, com faturamento superior a 1 bilhão de reais

De acordo com Bessa, o gestor de finanças será protagonista em 2015. Os mais procurados pelo mercado serão os que tiverem experiência em renegociação de dívidas e captação de recursos.
"Muitas empresas estarão no vermelho, e devem recompensar muito bem quem tiver habilidade e criatividade para tirá-las dessa situação", afirma.

Diretor de operações e supply chain de indústrias

Salário: até 70 mil reais
Área: Empresas de grande porte, com faturamento superior a 1 bilhão de reais

Não é fácil trabalhar com logística no Brasil. Por isso, há muitas posições com altos salários na área, sobretudo para o planejamento de galpões de suporte nas indústrias. O diretor da área é responsável pela gestão eficiente de recursos, condição essencial para sobreviver num ano de economia frágil. 
A valorização também se explica pela escassez. Segundo Bessa, são raros os profissionais com experiência longa e conhecimento em logística industrial.

Diretor de operações de varejo

Salário: até 50 mil reais
Setor: Varejo (lojas físicas)

Já que 2014 foi um ano ruim para o varejo físico, será grande a cobrança por profissionais de operações experientes na área. Neste ano, seu desafio é tornar as lojas mais atrativas e aperfeiçoar o atendimento para impulsionar as vendas.
Não é fácil encontrar quem esteja preparado para a empreitada. “É uma pessoa que trabalha incessantemente, não tem fim de semana e está sempre correndo. Precisa ter perfil para aceitar a posição”, diz Bessa.

Diretor de recursos humanos

Salário: até 55 mil reais
Área: Recursos humanos

A gestão de recursos humanos tem adquirido status estratégico nos últimos anos. Num ano ruim para a economia como 2015, a atenção destinada à área será redobrada.
O diretor de RH terá um papel fundamental para reter os melhores talentos, segundo o diretor da Michael Page. Além disso, será peça-chave no esforço de treinar e desenvolver equipes, de olho na eficiência.

Diretor de comércio eletrônico

Salário: até 50 mil reais
Setor: Varejo

Ao contrário de outros setores, o comércio eletrônico cresceu em 2014, enquanto o varejo físico cambaleou. "Há uma tendência grande de investimento em vendas online, é para onde o dinheiro irá", diz Bessa.
Quem entende da área, portanto, está em alta. Segundo o diretor da Michael Page, o e-commerce é relativamente recente no Brasil, o que reflete a pequena oferta de profissionais capacitados para atuar na função.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.