Você sabe qual a diferença entre recrutamento e seleção? Muitas pessoas acham que é a mesma coisa, porém as duas possuem caminhos diferentes uma da outra. Saiba agora quais são as diferenças entre elas:
1. Recrutamento:
O recrutamento nada mais é do que um conjunto de técnicas que são usadas, na maioria das vezes, para atrair candidatos para uma determinada vaga ou área. Esses candidatos precisam ser devidamente qualificados e aptos para ocupar os cargos disponíveis pela empresa. Recrutar o maior número de candidatos possíveis para uma determinada vaga, deixa o processo mais rico, conforme explica o autor Chiavenato (2004) que é especializado no assunto. Ele ainda ressalta que o primeiro contato do recrutamento deve ser feito através de currículo, preferencialmente. Existem ainda, três modalidades diferentes de recrutamento, e são eles: o interno, o externo e o misto.
O recrutamento interno, como o nome já diz, é realizado dentro da empresa pelos seus recrutadores profissionais, utilizando de meios e técnicas específicas. O externo é feito de forma externa, com técnicas condizentes com a prática de cada recrutador. A diferença entre o interno e o externo é que o primeiro motiva os colaboradores e os estimulam profissionalmente, e o segundo os desmotivam por não oferecer aprimoramento na função. Já o recrutamento misto é na verdade uma mistura do interno com o externo, caso nenhum dos dois apresentem resultados individualmente.
2. Seleção:
Depois que o processo de recrutamento termina, inicia-se então o processo de seleção, que é composta por partes técnicas, funcionais e práticas, tais como entrevistas, testes, dinâmicas, etc. Às vezes, basta apenas uma entrevista individual para saber se o candidato tem ou não o perfil desejado para uma determinada vaga, pois com apenas algumas perguntas, é possível o recrutador perceber e identificar alguns defeitos ou qualidades que passariam despercebidos, por exemplo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.