A área de TI está se tornando para o mercado de trabalho o que foi há alguns anos a indústria, especialmente a automobilística. Algumas décadas atrás, a maior quantidade de ofertas de emprego para quem buscava sua primeira oportunidade de trabalho, sem possuir grandes conhecimentos, encontrava na indústria.
Atualmente muita coisa mudou e carreiras que eram badaladas simplesmente desapareceram. A área de serviços tomou o lugar da indústria na oferta de empregos e TI, sem dúvida, é uma das principais locomotivas, que faz com que a prestação de serviços esteja em destaque no mercado brasileiro de empregos.
Mesmo crescendo e diversificando (faculdades têm oferecido diversos cursos novos de TI), as oportunidades do primeiro emprego em TI estão ligadas, na grande maioria das vezes, a cinco posições:
1- Suporte Técnico: A nomenclatura recebe algumas variações de empresa para empresa, mas sua função não. Quem entra no mercado de TI por este caminho irá atender os usuários finais de maneira remota ou onsite, executando atividades como: restaurar senha, instalar software no desktop ou notebook, liberar acesso para alguma aplicação, reinstalar e reconfigurar máquinas.
O profissional aprende o que é uma rede, um sistema operacional, para que serve um firewall e atua, de maneira bem básica, nas solicitações e resoluções de problemas conhecidos como nível 1 (N1). Não é raro as oportunidades aparecerem para a garotada através de uma indicação de um amigo que já atua na área ou alguém conhecido da família. O interessante é que o conhecimento necessário para atuar na posição de suporte técnico é, na maioria das vezes, aprendido na prática.
O profissional aprende o que é uma rede, um sistema operacional, para que serve um firewall e atua, de maneira bem básica, nas solicitações e resoluções de problemas conhecidos como nível 1 (N1). Não é raro as oportunidades aparecerem para a garotada através de uma indicação de um amigo que já atua na área ou alguém conhecido da família. O interessante é que o conhecimento necessário para atuar na posição de suporte técnico é, na maioria das vezes, aprendido na prática.
2- Desenvolvimento de Sistemas: Talvez seja a opção onde a garotada chegue mais treinada no mercado de TI. A grande maioria, logo após ganhar o primeiro computador, começa, na base da tentativa e erro, a desenvolver uma série enorme de aplicativos.
Em seguida, aprende trocando experiências com amigos e, principalmente, com a quantidade monstruosa de fóruns e comunidades existentes na internet, que ensinam qualquer leigo a programar. Semelhante ao suporte técnico, adentra na área por indicação de um amigo ou familiar.
Em seguida, aprende trocando experiências com amigos e, principalmente, com a quantidade monstruosa de fóruns e comunidades existentes na internet, que ensinam qualquer leigo a programar. Semelhante ao suporte técnico, adentra na área por indicação de um amigo ou familiar.
3- Analista de Teste – As atividades realizadas por este profissional requerem o menor nível de conhecimento e maturidade de todos. O profissional é responsável apenas por seguir um script de teste e ficar clicando em telas para encontrar erros. Não é difícil, em pouco tempo, mudar de área dentro ou galgar a posição de Analista de Teste, onde será responsável por entender os requisitos do cliente e iniciar o desenvolvimento dos casos de teste e treinamento para os usuários.
4- Analistas de Processo/Requisito/Documentador: Na maioria das vezes, os analistas de requisitos e processos têm seus primeiros passos dados na documentação. O profissional que quer entrar em TI e escreve bem pode ser alocado para acompanhar os times de processos e requisitos no desenho da área ou no levantamento de informações junto ao cliente. Os mais ambiciosos ganham conhecimento acadêmico e conseguem logo uma oportunidade para a função de Analista, tanto de processos ou de requisitos.
5- Call Center: Alguns mais conservadores não atribuem a vertical de Call Center a TI, mas permita-me discordar. É muito comum encontrar jovens que iniciaram como operadores de call center, onde trabalhavam seis horas por dia, em áreas com foco total em TI, principalmente as ligadas a telefonia e telecomunicações. Estas duas áreas estão muito próximas.
Existem outras possibilidades de entrada na carreira? Sim, claro que existem. O interessante para quem atua na área é notar o aumento crescente e constante das opções e carreiras dentro da área e, o mais importante: o aumento significativo da empregabilidade. Isso porque a TI é uma das áreas que mais contrata, mas também é a que menos demite.
Tal fato ocorre por uma necessidade das empresas, independentemente de ser época de crise ou de bonança. As organizações perceberam que para se manter competitivas necessitam de TI. Assim, em épocas de vacas magras, cortam profissionais de outras áreas mas não de TI e, em épocas de crescimento acelerado, para não ficarem obsoletas e fora do mercado, investem em tecnologia. O resultado é o aumento da contratação de profissionais para atender o crescimento da demanda.
É hora de aproveitar as oportunidades e o vertiginoso crescimento da área para consolidar as carreiras e aumentar a empregabilidade. É importante estar sempre antenado às mudanças e tendências, porque é certo que o que aconteceu com algumas carreiras anos atrás, pode acontecer com o mercado de TI.
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