Você pode ser absurdamente competente, organizado e produtivo, mas não consegue evitar o estresse no ambiente de trabalho. “Eu não tenho pacientes estressados que sejam relapsos, eles são idealistas, motivados e dedicados. Eles querem transcender seus limites”, conta Marilda Lipp, psicóloga e fundadora Centro Psicológico de Controle do Stress (CPCS).
A especialista explica que é possível aplicar técnicas cognitivas e corporais que podem aliviar os efeitos do estresse. Confira abaixo algumas recomendações:
1. Respire fundo
“Antes de tomar uma decisão séria, faça um exercício de respiração profunda: inspire profundamente e expire contando até dez, repita cinco vezes”, ensina Marilda.
2. Relaxe os ombros
Em geral, um profissional estressado tem uma boa parte da tensão localizada na região dos ombros. Afaste os ombros da orelha, estique o pescoço; este exercício pode e deve ser feito durante qualquer horário do expediente.
3. Tire “férias” mentais
“Quando o trabalho está acumulado, tente focalizar numa árvore, no céu, se desligue por uns momentos do ambiente”, explica Marilda. Ela também recomenda sair da mesa do trabalho.
4. Descarregue sua tensão
Abuse de objetos que podem ser apertados ou que sirvam para fazer massagens pontos de tensão. “Essa técnica também funciona como uma distração para o profissional, você passa a estimular áreas diferentes do cérebro, que podem auxiliar o raciocínio”, afirma a especialista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.