Funcionários talentosos são o espírito de qualquer negócio. Sem uma equipe boa e preparada, cumprir as tarefas do dia a dia é muito mais difícil e trabalhoso. Porém, com diversas pessoas qualificadas o ego, a ambição financeira e outros aspectos pessoais podem se sobressair e atrapalhar o grupo.
Há maneiras de contornar essa situação e manter o ambiente de trabalho estável e harmonioso. Veja cinco maneiras de manter seu time alinhado e unir as qualidades de cada um:
Cultive mais diferenças que semelhanças
Funcionários talentosos não são iguais. Não tente adotar medidas iguais para todos, porque cada um tem um jeito único. Se todos forem iguais e pensarem da mesma maneira nenhum deles será mais talentoso.
Recompense as pessoas de maneira personalizada
Como todos são diferentes, faz sentido tratá-los de formas diferentes. Conheça a personalidade de cada um e respeite o modo como eles gostam de trabalhar, desta forma é possível entender o que os motiva.
Dê escolhas aos funcionários
Há duas maneiras de se aproximar dos seus empregados: coletar dados implícita e explicitamente. A primeira pode ser feita os observando a tirando conclusões, a outra, perguntando. Ambas são boas, mas o ideal é usar as duas.
É importante perguntar o que ele prefere entre flexibilidade e salário mais alto, por exemplo. Eles precisam participar das decisões.
Recompense quem é justo, não penalize
Se um empregado disser que prefere ficar mais tempo com a família a ganhar mais, ele não deve ser prejudicado. Preferências pessoais, como não viajar a trabalho, devem ser respeitadas. Elas não dizem nada sobre talento ou potencial.
Aumente
Se a prioridade é manter uma equipe talentosa, não há escolha se não criar uma estratégia de crescimento para o negócio, caso contrário todos os anos serão iguais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.