A dinâmica de grupo é algo que ainda assusta os candidatos na hora do processo seletivo. Ela é realizada através de jogos com regras e estratégias que permitam ao entrevistador criar situações espontâneas que façam as pessoas revelarem aspectos de seu caráter, que normalmente não viriam à tona em situações normais, como por exemplo em situações de conflito. Os contextos apresentados na dinâmica são situações que podem ser vivenciadas no cotidiano da pessoa, porém específicas para cada situação dependendo do que o entrevistador deseja analisar.
Ninguém é igual a ninguém, cada pessoa possui características próprias de sua personalidade, que podem ou não serem aproveitadas no desenvolvimento de suas atribuições. Assim, a dinâmica ganha relevância diante da dificuldade, ou impossibilidade, do recrutador estabelecer por meio da entrevista todas as peculiaridades comportamentais do candidato.
Para o preenchimento da vaga, a empresa ou setor contratante, avaliam as habilidades exigidas para o desenvolvimento das atribuições do cargo e as características pessoais, visto que as aptidões para o desenvolvimento de certas atividades variam de pessoa para pessoa.
No momento da dinâmica, o entrevistador faz uma conexão entre a postura do candidato e a esperada para o desenvolvimento das atividades, pois ali os comportamentos serão avaliados como um todo.
É possível identificar como o candidato se relaciona com os outros dentro da equipe, através de métodos que exploram o lado da cooperação nos indivíduos, verificando de que maneira como a pessoa se porta frente a uma situação onde tenha que trabalhar em conjunto com os outros profissionais. O que será avaliado na dinâmica depende da exigência do cargo e cultura da empresa, no entanto em geral são avaliados: Comunicação, trabalho em equipe, capacidade de relacionamento interpessoal, capacidade de liderança, facilidade de lidar com pressões externas, criatividade e capacidade de lidar com opiniões diferentes.
A dinâmica contribui para a tomada de consciência e posterior mudança de comportamento dos indivíduos dentro do ambiente corporativo. Seu principal fundamento é provar que nenhum homem vive sozinho. A todo o momento estamos nos relacionando direta ou indiretamente com outros e é preciso que haja um clima harmonioso para que o trabalho seja executado com mais eficiência.
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