segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Como estará sua vida profissional daqui a cinco anos?


“O homem faz de si a imagem de seus sonhos”, essa é uma curta e profunda frase atribuída à filósofa, russa-ucraniana, Helena Blavatsky.
Sonhar diz respeito ao desejar profundamente algo, isso é o primeiro passo para conquista do que é almejado. O segundo é o planejamento, mas para isso você deve fazer autoavaliações. E é nessa busca de autoconhecimento que você identificará quais seus pontos fortes e quais os pontos de melhoria.
Experiência e conhecimento
Existem várias pessoas que estão no lugar que você deseja também estar um dia. Procure saber sobre a trajetória profissional delas, busque dados, pesquise. Por exemplo, se você quer ser Chief Executive Officer (CEO) é importante saber que no Brasil 92% dos profissionais que ocupam esse cargo têm alta capacidade de influenciar pessoas. Você tem essa habilidade? Caso não tenha, por que não desenvolvê-la? Ela parece ser uma habilidade importante para função de CEO.
Além dos dados e pesquisas, os cases desses profissionais podem te ajudar e encorajar a tomar novas decisões. A experiência compartilhada por eles pode te ajudar a se preparar para situações específicas ou evitar problemas futuros, aumentando assim suas chances de êxito em sua jornada profissional.
O grande perigo de não planejar é que, daqui a cinco anos você, pode se ver exercendo alguma função que não gostaria. Portanto, busque planejar sua própria carreira, defina suas estratégias e sempre observe e aprenda com as experiências de outros profissionais.
O autoconhecimento e a autoavaliação somadas ao planejamento te permite preparar melhor para as novas conquistas. Pois você poderá trabalhar seus pontos de melhoria antes que oportunidades de promoção surjam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.