A Análise SWOT (também chamada Matriz SWOT) é um método de planejamento estratégico usado para identificar os pontos fortes e fracos (Strengths e Weaknesses), oportunidades (Opportunities) e possíveis ameaças (Treats) de um projeto ou negócio. Sendo esses fatores essenciais para a elaboração de táticas e estratégias para um plano de ação.
Através dessa análise, é possível ter uma maior noção do cenário em que seu negócio ou projeto estão inseridos, além de servir como auxílio para que profissionais e empresários fiquem atentos ao movimento do mercado.
Confira abaixo o passo a passo para a realização da Análise SWOT.
Como fazer a Análise SWOT?
A análise SWOT é dividida em dois grupos: ambiente interno e ambiente externo.
O ambiente interno é representado por pontos fortes (Strenght) e pontos fracos (Weakness). Está sob controle da organização, ou seja, só depende de seus gestores tomarem ou não determinadas atitudes.
O ambiente externo corresponde às oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats). A empresa não tem controle sobre esses fatores, não sabe se vão acontecer, mas é importante ter atenção para aproveitá-los ou evitá-los.
Para fazer a Análise SWOT é preciso seguir os seguintes passos:
1) Defina os Pontos Fortes
O objetivo é definir o potencial do negócio ou projeto, o que os difere dos outros. Inclua os recursos e capacidades que geram vantagens. Ex.: matéria prima utilizada, grupo técnico, localização geográfica, qualidade dos produtos e serviços entre outros.
2) Identifique as Fraquezas
Aqui você identifica quais os pontos mais vulneráveis, ou seja, fatores que podem impedir o sucesso de seu negócio ou projeto. Ex.: sistema de comunicação interna fraco, produto altamente perecível, matéria prima escassa, equipe pouco qualificada entre outros.
3) Aproveite as Oportunidades
As oportunidades são as situações externas à empresa que podem acontecer e afetar positivamente no negócio ou projeto. Essas situações normalmente estão fora do controle da empresa, mas existe uma chance deles acontecerem. Ex.: aprovação de uma nova lei, lançamento de uma nova tecnologia, lançamento de um produto complementar ao seu entre outros.
4) Proteja-se das Ameaças
Por fim, as ameaças representam todos os fatores que podem atrapalhar ou oferecer risco ao seu negócio e projeto. Ex.: pirataria de seus produtos, escassez de mão de obra, lançamento de um produto superior ao seu entre outros.
Perceba que a Análise SWOT é etapa essencial para qualquer planejamento estratégico de sucesso e sua qualidade depende da habilidade e atenção de quem a executa. Essa ferramenta ajuda a determinar a posição atual do seu negócio ou projeto e antecipar o futuro, visando as oportunidades e precavendo as ameaças.
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